Matemática - TCC - FCI Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática - TCC - FCI Higienópolis por Orientador "Yamamoto, Eriko Matsui"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCO papel docente nas decisões escolares:mm estudo sobre alunos com altas habilidades/superdotação em matemáticaSilva, Vinicius Augusto Brunassi (2023-12-05)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este estudo investigou a associação entre a participação docente nas decisões escolares e o resultado dos alunos com altas habilidades/superdotação, matriculados no Ensino Fundamental II, com enfoque na área de Matemática. Entende-se por resultado o desempenho acadêmico, a motivação para a realização de atividades extracurriculares e a criatividade dos estudantes. Através de uma pesquisa quantitativa, utilizando a regressão Logística múltipla, estudou-se a associação entre o desempenho discente de escolas públicas de todo território nacional, averiguado pela nota Ideb, e a participação docente nas decisões escolares, aspecto apurado por meio de questionários respondidos pelas escolas durante a realização da Prova Brasil nos anos de 2013, 2015 e 2017. Foi constatado que a participação docente nas decisões escolares aumenta a probabilidade de pertencimento no grupo de melhor desempenho acadêmico. O resultado é robusto para diferentes recortes de distribuição de maiores notas. Através da utilização de pesquisa qualitativa, via Análise de Conteúdo de entrevistas semiestruturadas com professores de Matemática, foi identificado que a participação dos docentes nas decisões escolares é fundamental para a realização de atividades extracurriculares e desenvolvimento da criatividade dos alunos com superdotação. - TCCA razão áurea diante de nossos olhosBrandão, Anna Carolina Picarelli (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este estudo aborda a razão áurea, relacionando-a com a nossa realidade, tendo como objetivo que alunos do ensino médio façam uma relação mais aderente ao entendimento da Matemática no cotidiano, incentivando e motivando o estudo do discente por essa disciplina. Nessa análise, será apresentado, de maneira simples, o surgimento da razão áurea e toda a sua história, passando assim por sua utilização na Grécia e no Egito, seu desenvolvimento durante o Renascimento e até sua utilização na Odontologia. Outro ponto abordado é a relação evidente com a sequência de Fibonacci, retângulo áureo e espiral logarítmica. Com isso, será demonstrado o quanto a Matemática está presente em nosso dia a dia e como sua prática pode ser mais instigante. - TCCResolvendo problemas de geometria por meio do sofware geogebraFujii, Murilo Kenichi (2024-06-05)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este estudo se propõe a investigar o potencial do software GeoGebra na resolução de problemas de geometria do ensino básico, com a esperança de impulsionar avanços no ensino dessa disciplina. Para tanto, foi examinada a importância do ensino da geometria, enfatizando sua relevância em diversas áreas e explorando os benefícios proporcionados pelo seu aprendizado, como o desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio lógico. Além disso, destacamos o papel dos recursos didáticos e da tecnologia na promoção de uma abordagem dinâmica e interativa para o ensino da geometria, evidenciando o GeoGebra como uma ferramenta fundamental para o aprendizado ativo em Matemática. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica desses temas, complementada pela coleta de problemas de geometria do ensino básico. Em seguida, foi feita uma comparação entre dois métodos de resolução: um baseado em conceitos geométricos, teoremas e raciocínio lógico-dedutivo; e outro realizado por meio do GeoGebra. Essa comparação teve como objetivo contrastar os recursos necessários para alcançar as soluções de cada problema, considerando a quantidade de conceitos e passos envolvidos. Em conjunto, as reflexões apresentadas neste trabalho buscam fornecer insights sobre estratégias e ferramentas para aprimorar tanto o ensino quanto a aprendizagem da geometria no contexto educacional.