Matemática - TCC - FCI Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática - TCC - FCI Higienópolis por Orientador "Libório, Débora Bezerra Linhares"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA matemática e o pensamento computacional : uma abordagem prática.Facundo, Fernando de Souza Luiz Villanueva (2023-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho aborda a integração do Pensamento Computacional no ensino de Matemática para alunos dos anos finais do ensino fundamental, considerando sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 no Brasil. A pesquisa propõe investigar a contribuição do Pensamento Computacional, destacando a decomposição de problemas complexos e o uso de tecnologias para tornar o ensino mais dinâmico. Inspirado nas ideias de Papert e Resnick, o Pensamento Computacional baseia-se em quatro pilares fundamentais: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e criação de algoritmos. A aplicação desse pensamento na educação é considerada tanto uma metodologia quanto uma ferramenta educacional, podendo ser incorporada a diferentes disciplinas. No contexto educacional brasileiro, a implementação enfrenta desafios como a capacitação dos professores e a disponibilidade de recursos tecnológicos nas escolas públicas, mas há um movimento crescente em direção ao seu uso. O papel do professor é crucial, exigindo conhecimento sólido das ferramentas tecnológicas e reflexão crítica sobre seu uso. A pesquisa qualitativa proposta visa evidenciar a relevância dessa abordagem no ensino da Matemática, destacando a conexão entre ambas e buscando compreender percepções e significados dos participantes. Os benefícios do Pensamento Computacional no ensino de Matemática, como melhoria na compreensão, motivação dos alunos e desenvolvimento de habilidades cognitivas, são destacados, incentivando os docentes a incorporarem essa abordagem em práticas pedagógicas. A adoção de metodologias como pesquisa qualitativa e bibliográfica busca uma compreensão aprofundada dos fenômenos investigados, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre a relação entre Pensamento Computacional e Matemática. Em síntese, espera-se que os resultados desta pesquisa forneçam subsídios aos educadores, contribuindo para aprimorar a qualidade da educação matemática e preparar os estudantes para os desafios do mundo digital e tecnológico. - TCCO ensino de geometria por meio de metodologias ativas: Uma proposta de sequência didáticaLimachi, Denis Gabriel Blanco (2023-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda acerca do ensino da Geometria no contexto educacional brasileiro. Destaca a falta de ênfase dada a estes conceitos e a busca crescente por abordagens inovadoras, principalmente por meio de metodologias ativas de ensino (Bossi; Schimiguel, 2020). A pesquisa se propõe a explorar como as metodologias ativas podem contribuir para tornar o ensino de Geometria mais atrativo e eficaz, com destaque na aplicação prática e no envolvimento dos alunos. Para tanto, o estudo está estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo abrange a evolução histórica do ensino de Geometria no Brasil, desde as influências antigas de Tales de Mileto e Platão até eventos mais recentes que moldaram a forma como a Geometria é abordada nas escolas do país. O segundo capítulo discute o uso de metodologias ativas na educação, como a Aprendizagem baseada em projetos; Gamificação e Aprendizagem em equipes, enfatizando a importância de envolver os alunos no processo de aprendizagem e o papel do educador como facilitador. Já o terceiro e último capítulo explora o uso da tecnologia no ensino da Geometria, com ênfase em abordagens inovadoras, tendo estas como uma ferramenta para ampliar a compreensão dos conceitos matemáticos. Além disso, este mesmo capítulo apresenta uma sequência didática focada no ensino de sólidos geométricos no contexto de cidades inteligentes, incorporando os princípios das metodologias ativas de forma prática e colaborativa. - TCCOs conhecimentos prévios e o ensino de fraçõesAssis, Júlia Rodrigues de (2023-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho investigou as perspectivas docentes sobre a importância dos conhecimentos prévios na aprendizagem de frações para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Utilizando pesquisa bibliográfica e entrevistas qualitativas com professores, o estudo destacou que os docentes reconhecem e aplicam estratégias eficazes para integrar os conhecimentos prévios dos estudantes no ensino de frações. Os resultados revelaram uma compreensão abrangente dos conhecimentos prévios, que englobam não apenas habilidades matemáticas, mas também experiências de vida. As estratégias dos professores para avaliar e integrar esses conhecimentos foram diversas, refletindo uma sensibilidade às necessidades individuais dos estudantes. Percebeu-se a necessidade de não limitar os conhecimentos prévios apenas às operações básicas, considerando as experiências cotidianas dos estudantes com números fracionários. O estudo enfatiza a importância não apenas de reconhecer, mas também de valorizar e integrar significativamente os conhecimentos prévios no processo de ensino. Em última análise, discute-se que a abordagem metodológica dos conhecimentos prévios pode contribuir para um ensino de matemática mais significativo, relacionando a disciplina com o contexto sociocultural dos estudantes. As conclusões visam uma educação matemática mais eficaz e relevante para todos os estudantes.