Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Mainardi Neto, Antonio Ivo de Barros"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise da interoperabilidade de projetos entre as ferramentas REVIT e TQSFreitas, Renan Marcílio de; Santos, Vinícius Vilela; Santos, Wesley de Lima (2021-06-17)
Escola de Engenharia (EE)
A Modelagem da Informação da Construção – BIM tem, como um dos seus principais atributos, a conexão e colaboração entre as diversas disciplinas da indústria AEC. A sua crescente adoção traz também a preocupação com a interoperabilidade entre estes agentes responsáveis pelas disciplinas, visto que precisarão trabalhar de forma colaborativa. Esta pesquisa apresenta o comportamento desta interoperabilidade entre um software de projeto estrutural (TQS) e outro de projeto arquitetônico (Revit). Com o auxílio de plugins nativos e arquivos IFC, foi feita a análise crítica na interoperabilidade e, com base em publicações de outros autores, foram estabelecidos os critérios seguidos para este trabalho. O processo segue a ordem de realizar fluxos entre os softwares, utilizando como base um modelo gerado pelo TQS. Com isso, é feita a exportação e importação entre eles e, posteriormente, realizado o comparativo dos resultados do produto gerado. Essa análise permitiu estabelecer um cenário de evolução da interoperabilidade destes programas, além de mostrar como é a atuação destes nas versões mais atuais disponíveis, permitindo futuras pesquisas sobre a confiabilidade desta aplicação. - TCCEstudo comparativo entre métodos construtivos com o uso do BIM.Mathias, Guilherme Pacheco; Leite, Rodrigo Anicet (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
O programa Autodesk Revit, utilizado para o desenvolvimento de modelos BIM, permite a extração de quantitativos dos insumos de um projeto. Com estes dados é gerado um comparativo orçamentário na etapa de estrutura entre dois métodos construtivos, um em estrutura de concreto armado e outro em estrutura pré-moldada. Ambos métodos foram adaptados ao mesmo projeto de arquitetura, um edifício de 5 pavimentos, com 6 apartamentos por andar, térreo/área comum e cobertura técnica. O artigo apresenta as vantagens e práticas de utilização do BIM para orçamentos de obra objetivando a definição de qual o melhor método construtivo em quesito de orçamento de estrutura.