Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Luz, Paulo Afonso de Cerqueira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCContenções em subsolos – comparação entre cortina atirantada e parede diafragmaFerraro, Christopher Budny Juliano; Cunha, Gustavo Henrique Padua da; Sousa Júnior, José Ernane de; Parreira, Lucas Matos; Portes, Renato Ramiro (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este artigo contempla um estudo comparativo entre duas soluções técnicas para obras de contenções, baseada no estudo de solos, materiais e equipamentos, especificações do projeto, vantagens e desvantagens, composição do custo unitário, custo final e check list das atividades. Conhecer as principais características dos vários tipos de contenções, que não depende somente do sistema de contenção em si, mas também das características do subsolo, da posição do lençol freático, das construções vizinhas e do espaço da sua implantação. Cortina atirantada e parede diafragma ambas são opções para contenção de encostas naturais, cortes e aterros para rodovias ou ferrovias, escavações para metrô, túneis ou subsolos, sendo ambas construídas de cima para baixo. O que as diferencia é o processo construtivo. Sobre os aspectos econômicos, a cortina atirantada é aproximadamente 57% do valor correspondente à execução de contenção em parede diafragma. O único impedimento, sob o aspecto técnico, ocorre quando o fundo da escavação estiver situado abaixo do lençol freático, situação em que somente é indicada a execução de parede diafragma. - TCCEstudo de solução alternativa para o caso de reaprumo de edifícios inclinados devido ao adensamento de solo na Orla de SantosScudeler, Isadora Borges (2020-12-15)
Escola de Engenharia (EE)
Na cidade de Santos, problemas de recalque vem ocorrendo desde o início dos anos 50. Devido à acelerada urbanização e expansão da economia local, os arredores do porto, hoje considerado o principal porto de exportação do país, foram rapidamente ocupados, sem que houvesse um estudo aprofundado e técnico sobre as caracteristicas geotécnicas da região. Acreditou-se que a camada superficial do solo, caracterizada por areia compacta fosse suportar os esforços requeridos por fundações rasas. Após o aparecimento de recalques e a realização de estudos mais aprofundados no tema, entre as décadas de 60 e 70, descobriu-se abaixo da camada de areia está presente uma camada de solo argiloso marinho, não adequada como solo de fundação para os edificios nessa região. Dentre as soluções presentes para o reaprumo de edifícios inclinados, o reforço de fundação é uma delas e foi adotado no caso do edificio Núncio Malzoni, localizado na cidade de Santos (SP), tanto no Bloco A (MAFFEI, 2006) quanto no Bloco B (MAFFEI, 2019). O edifício apresentou um deslocamento horizontal de 2,2 metros devido ao recalque. Foram realizadas subfundações e utilização de macaco hidráulico para correção do prumo. O presente trabalho apresenta um estudo de uma solução alternativa ao reforço de fundação para a correção do recalque por adensamento e reaprumo de edifícios, como a aplicação de carga na superfície do terreno, do lado menos recalcado do prédio, que poderia ser aplicada à situação de caso estudada, assim como uma análise dos possíveis resultados da aplicação de tal solução e um estudo detalhado de todos os aspectos envolvidos. - TCCUtilização de estaca strauss em fundações, contenções e pinagem de taludesCzinzel, Beatriz Cheunamann; Silva, Helena Kaori Gomes; Alves, Lucas Lemos; Ávalos, Priscilla Serra; Souza, Augusto Estevão Soares de (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho comenta sobre as três utilizações da estaca Strauss, que além de sua função principal como elemento de fundação, também pode ser utilizada em obras de contenção e de pinagem (estabilização) de taludes. A apresentação desses usos visa disseminar alternativas para substituir as soluções tradicionais de obras de contenção e de estabilização de taludes, já que podem ocorrer situações nas quais as soluções adotadas tradicionalmente não seriam as mais adequadas. Serão abordados três estudos de caso, um para cada finalidade, com as justificativas para a adoção em cada caso