Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis
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Navegando Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Lazaro, Alberto Alonso"
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- TCCAnálise de métodos semi-empíricos segundo provas de carga instrumentadas em estacas hélice contínuaMucci, Luan Mesquita; Pinto, Pedro Loschiavo; Scatola, Raphael Queiroz; Bonilha, Ricardo Sanvito; Oliveira, Rodrigo Alves de (2019-12-16)
Escola de Engenharia (EE)
A prova de carga instrumentada é um recurso importante para compreensão do comportamento de uma estaca pois permite analisar a transferência de cargas ao longo de sua profundidade através da instalação de sensores em diferentes pontos do fuste, além de obter sua carga de ruptura. Por não ser uma informação obrigatória por norma técnica, grande parte dos projetos de fundação se limitam à realização de provas de carga estáticas sem instrumentação em profundidade. Com base nesta realidade, o presente trabalho analisou e comparou resultados obtidos em provas de carga instrumentadas realizadas em estacas hélice contínua no município de Itatiba-SP, com valores obtidos pelos métodos semi-empíricos de Aoki e Velloso (1975), Décourt e Quaresma (1978), Antunes e Cabral (1996) e Alonso (1996). O objetivo da análise foi verificar a confiabilidade dos métodos, determinando quais os mais precisos para as estacas estudadas. Para tal, apresentam-se cinco provas de carga executadas em estacas hélice contínua instrumentadas com strain-gages, sendo detalhadas nesse trabalho as características de cada estaca. Os resultados mostraram um grande desvio entre os valores obtidos pelos métodos semi-empíricos, sendo que as falhas na leitura de alguns sensores prejudicaram uma análise mais precisa. Décourt e Quaresma (1978) e Alonso (1996) apresentaram a melhor aproximação com os resultados da instrumentação. - TCCAnálise de refoço de fundação com estaca mega metálicaTeixeira, André Tavares; Jesus, Leonardo Freitas Rocha de; Silva, Ricardo Gabriel; Lopes, Rodrigo Couto Rolim (2020-12-11)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho é um estudo de caso de reforço de fundação de uma edificação localizada na Vila Mariana, São Paulo. A edificação é uma casa geminada construída entre 1940 e 1950, com fundação rasa do tipo sapata corrida feita por blocos cerâmicos e apoiada em uma camada de argila muito mole. Durante a construção de um novo empreendimento no terreno adjacente ao do objeto de estudo, mais especificamente na fase de corte do terreno, e na cravação de perfis metálicos, ocorreram recalques na edificação em questão, sendo necessário a mobilização imediata dos moradores da edificação e a realização de reforços de fundação. Para os reforços foram adotadas estacas tipo mega metálicas e tubulões escavados a céu aberto. - TCCEstabilidade de encosta x ocupação antrópicaLiberati, Flávia Miglioranci; Nishita, Hideki Ishimine; Coronel, Lucas; Tuppy, Priscila; Piszezman, Wolf (2019-12-13)
Escola de Engenharia (EE)
O crescimento urbano acelerado dos últimos dois séculos causou em grandes centros populacionais a ocupação desordenada das regiões habitacionais. Com isso, muitas áreas de risco foram utilizadas para a moradia, como no caso deste artigo que observa a ocupação em encostas de terra com risco de deslizamento. Na cidade de São Paulo, Brasil, a comunidade conhecida como “Cai Cai” sofre com deslizamentos de encostas de terra, e o ocorrido no começo do ano de 2019 é o estudo apresentado aqui. A prefeitura solicitou os reparos na região e o projeto de emergência foi analisado tanto por sua eficiência técnica quanto econômica. O estudo da causa do desmoronamento explica a escolha dos métodos de construção adotados para os reparos. Por fim, concluiu-se que a obra apresenta bom planejamento e os custos demonstrados são baixos, visto que não houve inicialmente a necessidade de realocar moradores para outras regiões. - TCCEstudo de caso do sistema de contenção de uma estação do metrô.Pinelli, Emanuel Soares de Oliveira; Silva, Felipe Pereira da; Pereira, Lucas de Sales; Pereira, Marlon Peixoto (2020-07)
Escola de Engenharia (EE)
O presente trabalho teve por objetivo elaborar uma retroanálise referente a um sistema de contenção de uma das obras da estação Vila Sônia. O estudo foi baseado em uma memória de cálculo disponibilizada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, com foco na análise de dois elementos em específico: paredes diafragma e tirantes. Através do material utilizado na revisão da literatura, foi possível entender o procedimento como um todo de ambos processos mencionados, desde a finalidade até a funcionalidade e o método executivo. Já com as informações disponibilizadas dentro da memória de cálculo, se viabilizou a caracterização dos softwares utilizados, a determinação dos parâmetros de solo, que foram modelados utilizando o modelo constitutivo de Mohr-Coulomb, o cálculo dos empuxos ativos e passivos atuantes na parede e montagem de um modelo para processamento utilizando o Ftool. Deste modelo, com análises numéricas bidimensionais, foram estabelecidas as reações solicitadas nos tirantes e nos nós do trecho enterrado da parede, apresentando o dimensionamento das estruturas de contenção e a análise do comportamento tensão-deformação. Levando em consideração os dados disponibilizados pela companhia, e as premissas adotadas para escolha dos parâmetros do solo que foram utilizados dentro do Ftool, foi viável a representação de um modelo do qual foi obtido uma conclusão satisfatória, com um fator de segurança acima do estabelecido em norma. - TCCHélice contínua: um estudo de caso, com a comparação dos resultados de monitoração eletrônica com as características dos solos.Urenha Toscano, Gustavo; Hubeda, Matheus da Silva; Oliveira, Renan Henrique de (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
As estacas hélice contínua possuem uma adoção crescente pelo Brasil desde 1987, devido a isto diversos estudos foram realizados, e simultaneamente com o avanço tecnológico, resultou-se em um aperfeiçoamento da técnica e coleta dos dados, no intuito de estudar o comportamento dessas estacas. Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa experimental que relaciona a monitoração de 21 estacas com 3 sondagens executadas em uma obra localizada na cidade de São Paulo, com o objetivo de formular duas equações, uma para a sondagem e outra para a monitoração, que quando aplicados seus respectivos dados, ambas resultem em valores semelhantes. Através de dados empíricos obteve-se uma equação que correlaciona levemente a monitoração e sondagem, concluindo que não há uma ligação clara entre os estudos, devido a diversos fatores que podem alterar nos resultados dos dados. - TCCTúneis submersos: implantação do método construtivo no BrasilSantos, Felipe Costa Camargo dos; Nogueira, Felipe; Toda Neto, Kiyoshi; Dai, Michael De Yu; Freitas, Raphael Pedro de (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
Esse artigo visa apresentar o processo de execução de túneis submersos, tais como suas formas de construção, aspectos geotécnicos, hidráulicos e de transporte. A partir de estudos de projetos já executados como Oresund, que liga a Dinamarca e a Suécia, Busan Geoje, que conecta a parte oriental da Coréia do Sul e Túnel Marmaray conecta os lados Asiático e Europeu da cidade de Istambul, buscando alternativas para implantação desse método construtivo no Brasil e após a consolidação desses estudos, avaliou-se de que forma as novas tecnologias e soluções técnicas trazem aumento de mobilidade urbana e rodoviária, preservação ambiental, melhoria do tráfego nos cursos d’água e agilidade na execução do projeto do túnel submerso para fazer a ligação entre Santos e Guarujá, no litoral paulista.