Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Duro, Magda Aparecida Salgueiro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAvaliação dos impactos do ciclo solar nos índices pluviométricos da Estação Mirante de Santana (SP)Azevedo, Pedro Gomes de; Rehder, Rafael Cartrucci; Costa Filho, Rogerio Marcio Menezes; Isogai, Rumi Carolina; Rego, Stephanie Borin (2020-12-11)
Escola de Engenharia (EE)
O comportamento do espaço interplanetário é uma ciência relativamente recente. Interpretar sua dinâmica e influência na atmosfera terrestre tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores e requer ainda muitas investigações. Entretanto, os conhecimentos já adquiridos sobre os fenômenos físicos nos proporcionam avançar em pesquisas que levam em consideração novas hipóteses para estudos sobre esses fenômenos que ocorrem no nosso planeta. Muitos deles apresentam suposições sobre a influência do ciclo solar no clima terrestre. Esse artigo avalia os impactos da atividade solar nos índices pluviométricos da Estação Mirante de Santana (SP), a partir do fluxo de Raios Cósmicos Galácticos que penetram na atmosfera terrestre e da ocorrência de manchas solares observadas nos últimos 7 ciclos solares. O conhecido efeito Forbush foi identificado e foi realizada uma análise, para os ciclos solares estudados, entre os anos de maior ocorrência de manchas solares nos ciclos solares estudados, o que foi denominado de pico de atividade solar. Foram realizados o somatório da ocorrência de manchas por ano de cada ciclo e foi identificada a variação, aumento ou diminuição, de GCR na atmosfera terrestre, que pode estar correlacionada com a variação da ocorrência de precipitação anual registradas. - TCCEdifícios energeticamente eficientes: os desafios para implementação e certificação de novos edifícios de serviço no Brasil e em PortugalSantos, Fabio de Oliveira (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
A preocupação com os impactos causados pelas atividades antrópicas no meio ambiente é oriunda da primeira crise energética mundial, a Crise do petróleo em 1973. Sendo a Construção Civil, um dos setores de maior geração de resíduos e interferência no ambiente, além de representar um elevado potencial energético seja em sua execução, operação ou manuteção, as certificações ambientais tem grande importância na aplicação e controle destes impactos. Tendo em vista que o desenvolvimento de um país, de forma geral, está relacionado diretamente ao seu respectivo potencial energético, tornase essencial observar os valores e buscar alternativas para obter eficiência e otimização energética em cada um dos mais diversos ambientes. Seja no Brasil ou em Portugal, a certificação de eficiência energética em edificações é ainda pouco expressiva, embora seja uma das alternativas de maior impacto tanto para fatores internos (econômico, social, entre outros) a cada um dos países, quanto para os efeitos sobre a qualidade do ambiente. O presente trabalho busca entender melhor os entraves que justificam a baixa adoção de certificações de eficiência energética em ambos os países. Para isso foram estudadas as principais certificações empregadas no Brasil (Procel Edifica) e em Portugal (SBTool), além de feita uma investigação sobre o consumo energético nos últimos anos, sobre as normas e legislações atualmente empregadas juntamente com políticas de incentivo, e um breve levantamento sobre o ciclo de vida das estruturas juntamente com alguns valores envolvidos e ferramentas que potencializam o planejamento e gestão de recursos. E, a partir destas informações, foi possível identificar que questões relacionadas à técnica empregada no processo de avaliação das certificações estudadas, aos custos envolvidos na certificação, às legislações e normas existentes e políticas empregadas em ambos os países apresentam alguns pontos de fragilidade e, assim, tornamse barreiras para novos edifícios eficientes certificados. Portanto, é necessário atuar justamente sobre estes pontos para obter em maior número estes sistemas em países como Brasil e Portugal.