Jornalismo - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Jornalismo - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Harris, Hugo de Almeida"
Agora exibindo 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCC11 de setembro e islamofobia : uma análise da cobertura jornalística inicial realizada pelo the New York Times sobre os atentados de 11 de setembro de 2001 e suas consequências na perpetuação e no agravamento do preconceito contra seguidores da religião islâmicaPereira, Caroline Sargologos (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta monografia se trata de um estudo crítico da cobertura jornalística realizada pelo jornal americano The New York Times acerca dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, com o objetivo de identificar e compreender de que maneira esta contribuiu para a perpetuação e o agravamento da islamofobia nos Estados Unidos e no mundo. Para a produção deste trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca das origens da religião muçulmana e sua trajetória ao longo da história; dos atentados de 11 de setembro de 2001 e suas consequências; da relação de tais eventos com o aumento da islamofobia nos Estados Unidos; da história e principais valores do The New York Times, bem como de sua relevância para o jornalismo internacional. A metodologia de pesquisa adotada foi a Análise de Discurso, tendo como base teórica as obras de Helena Brandão, Maria do Rosário Gregolin e Eni Puccinelli Orlandi. Este trabalho se pauta a partir das ideias de Edward Said acerca do tratamento ocidental dado às culturas chamadas orientais. Nas matérias de cobertura dos atentados analisadas, foram encontradas evidências de generalizações, maniqueísmo e preconceito. - TCCOs 50 anos do padrinho: o legado cultural e artístico de “O poderoso chefão”Lima, Igor Vinicius Santos de (2022-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esse relatório de pesquisa embasa a produção de um podcast temático sobre O Poderoso Chefão, obra cinematográfica que completa 50 anos de lançamento em 2022.Durantea sua produção, foram entrevistados, de forma online, cinco especialistas relacionados ao cinema, que procuraram explicar aspectos distintos da obra. No podcast, foram tratadas temáticas como o impacto do filme para década de 1970, a relação da obra com a Nova Hollywood, suas qualidades técnicas e narrativas, a representação feminina realizada na trama e o seu legado histórico na cultura popular. Para a sua produção, foram utilizados como base livros e artigos acadêmicos que abordam sobre jornalismo cultural, podcast e o filme propriamente dito, como: Jornalismo cultural no século 21de Franthiesco Ballerini; Jornalismo cultural de Daniel Piza; A construção do personagem Don Corleonee sua influência em: O Poderoso Chefão como produto cultural de Cristine de Andrade Pires; Tendências do Podcast no Brasil: Formatos e Demandas de Marcelo Abud; A convergência do rádio: o podcast como proposta para o jornalismo em aplicativos de streaming de Alexandre André Santos Pereira e Jean Carlos da Silva Monteiro, entre outros. Dessa forma, a partir das informações obtidas, o projeto teve como objetivo enaltecer, analisar, exemplificar e coletar evidências que reafirmem o impacto de “O Poderoso Chefão” para a Sétima Arte. - TCCÁgua Santa: da várzea ao sucessoSilva, Pedro Hübner Trindade Nogueira da (2023-12-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O Trabalho de Conclusão de Curso teve como tema principal a história do Esporte Clube Água Santa, clube de Diadema fundado em 1981 e que começou como um clube de várzea. Em 2012, passou a ser uma equipe profissional e, em 2023 alcançou a final do Campeonato Paulista, o maior campeonato do Estado de São Paulo. O objetivo principal era, através de um documentário expositivo jornalístico, contar a história do clube, mostrando como ele surgiu da várzea e se tornou a grande surpresa no Campeonato Paulista de 2023. Para atingir o objetivo principal, foi necessário realizar um estudo minucioso sobre o futebol de várzea e a conexão entre o esporte e o Brasil, tendo como autores principais Lucas Mendes Ribeiro, autor do livro “Futebol de Várzea: espaço de insurgências” e Marcos Guterman, autor do livro “O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país”. Para compreender melhor como produzir um documentário expositivo, foi utilizado como referência Bill Nichols, autor do livro “Introdução ao documentário” e Luiz Carlos Lucena, autor de “Como fazer documentários: conceito, linguagem e prática de produção”. Além dos estudos, foi necessária uma pesquisa aprofundada para encontrar personagens que pudessem transmitir as histórias e as emoções que marcaram o desenvolvimento do clube ao longo dos anos. Após o desenvolvimento, chegou-se ao resultado final de um documentário expositivo estruturado sem a necessidade de voice over, apenas usando e amarrando as sonoras dos entrevistados que narram a história do clube desde a sua fundação até o momento atual. Ao finalizar o Trabalho de Conclusão de Curso, concluo que, além de ter sido um grande aprendizado para o meu futuro profissional no jornalismo, especialmente nas áreas de produção, roteirização e edição, também foi um marco para a história do Água Santa, que pela primeira vez terá um documentário que conta sua trajetória completa, desde sua fundação até os dias atuais. - TCCUm ano com ela: Relatório de realização de documentário performático sobre um paciente com esclerose lateral amiotróficaGarcia, Juliana (2019-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta peça visa um documentário com embasamento em técnicas do jornalismo. O produto floresceu do acompanhamento ao decorrer de um ano de um paciente, Victor Garcia, portador de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa rara. A partir das gravações feitas por sua filha Juliana Garcia, questionamentos sociais acerca dos cuidados com cidadãos com alguma desordem motora e toda rede de suporte aos mesmos foram instigados. Portanto, durante todo o processo do trabalho acadêmico, a pergunta-problema foi: “Como um documentário pode trazer visibilidade para a ELA, a partir de um portador da doença?”. A questão em debate aflorou a partir de uma pesquisa quantitativa informal1, compartilhada no Facebook com 222 pessoas, em que 45.9% responderam que não conheciam a doença. Para desenvolver a parte teórica, foram analisadas obras básicas do documentário, nomes como Consuelo Lins e Cláudia Mesquita, Bill Nichols e Fernão Pessoa Ramos foram consultados para engrandecer o conhecimento pré-apurado durante a graduação de Jornalismo. O conteúdo final expõe a perspectiva performática, com preocupação poética, pessoal e que procurou certo distanciamento na hora de mostrar os fatos e posicionamentos dos entrevistados. Por fim, a finalização da peça expandiu repertório, perspectiva de narrativas e olhar crítico sobre trabalhos particulares. - TCCCâmera, uma palavra feminina: uma web série sobre mulheres fotógrafas brasileirasRampini, Giovana (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A fotografia como manifestação artística não se desvencilha das problemáticas da sociedade contemporânea brasileira. O machismo enraizado e histórico atinge de forma sutil e direta fotógrafas mulheres, e mais do que isso, carregam questões bem específicas do meio audiovisual. O não reconhecimento e a falta de representatividade dessas mulheres carrega um peso ao longo da história: o mundo foi retratado por apenas uma visão, a do homem branco e rico. Este único olhar acarreta em uma falta de diversidade de mundos, vivências e questões. A fim de retratar essa realidade, a Web série de cinco capítulos, “Câmera, uma palavra feminina” aborda essa complexidade que ronda mulheres fotógrafas brasileira, relacionando suas criações, processos criativos, mercado de trabalho e o que é ser uma mulher artista hoje em dia. As fotógrafas Camila Cara, Camila Fontenele, Érika de Faria, Isabella Lanave e Julia Rodrigues são personagens principais que dão voz a essa temática. O embasamento deste projeto se ampara em autores que têm obras que permeiam o que é documentário, a mulher dentro fotografia, jornalismo literário e web série, como Guto Aeraphe, Paula Carvalho, Adriano Garrett, Amanda Queirós, Ivan Oliveira, Boris Kossoy, Arlindo Machado, Beatriz Medeiros, Bill Nichols, Joe Nicolai, André Cioli Taborda Santoro, Amanda Tenório Pontes da Silva e Marina Cavalcanti Tedesco. - TCCCom que roupa ela grava? relatório de realização de grande reportagem impressa sobre figurinos de novelaGaleano, Maria Clara de Mello (2019)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O figurino é um elemento chave dentro de uma obra, seja ela feita para a televisão ou reproduzida em qualquer outra mídia ou forma. Sua função dentro de uma produção artística é o de comunicar elementos sobre a história e personalidade dos personagens ao espectador, representando características da trama. O crítico francês Marcel Martin classificou os figurinos em três categorias: realista, para-realista e simbólico. Os figurinistas, profissionais que desenvolvem a caracterização para as produções, podem ou não mesclar estes estilos, dependendo do objetivo em cada obra, para que a produção faça sentido ao telespectador. As telenovelas são produtos com imensa relevância na cultura brasileira, e os figurinos desenvolvidos para elas têm grande impacto no público, podendo se tornar uma tendência e influenciar o uso na população. O objetivo deste trabalho é compreender e explicar a relevância do figurino e da caracterização em uma novela e elucidar seu processo de desenvolvimento, desde a concepção até o vestir pelo ator, através de entrevistas, visitas a acervos e estudo e pesquisa sobre a profissão do figurinista, consultando Marília Carneiro, Gogoia Sampaio, Cristiane Cândido e Claudia Bezerra, além de autores como Adriana Leitte, Marcelo Magalhães Bulhões, Muniz Sodré e Francisco Araújo da Costa. Ademais, este trabalho visa explorar quais são as consequências da caracterização para os telespectadores e para a sociedade, apresentando sua importância na cultura brasileira e no mercado de moda e consumo no Brasil. - TCCCorta & cola: trilhas, efeitos e qualidade - relatório de realização de um podcast metalinguístico que demonstre a edição de som na praticaBernardes, Mateus Ribas (2021-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O relatório a seguir descreve o embasamento teórico e os processos de realização de um podcast metalinguístico, responsável por demonstrar os recursos utilizados pela edição de som na prática. O texto e produto construídos tiveram seu início baseado em algumas bibliografias, que inspiraram o conteúdo em si e permitiram maior apuração de informações. Entre as obras destaco principalmente: Bordwell e Thompson (1995), Foschini e Taddei (s.d.), Meditsch (2001) e Primo (2005). Além disso, os textos inspiraram também a questão “Como um podcast metalinguístico pode demonstrar o funcionamento da edição de som?”, responsável por direcionar o conteúdo durante seu desenvolvimento. O produto foi desenvolvido a partir de pesquisa, apuração e entrevistas com autoridades do assunto, tanto profissionais da área quanto acadêmicos. Como resultado da coleta de informações, foi construído o podcast batizado de “Corta & Cola”, programa de 20 minutos em formato de áudio que, a partir de conversas, pontua ao vivo para o ouvinte exemplos de recursos auditivos citados pelas fontes, como a criação de cenários de storytelling para maior imersão, uso de áudio em 3D, melhorias de qualidade em áudio e mixagem. O desenvolvimento do programa exigiu o resgate de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, como é o caso da própria técnica de edição, além de métodos aprendidos na prática e obstáculos superados ao longo do tempo. Como resultado final, obtém-se um produto de caráter informativo, capaz de destacar a importância de uma prática em questão, a edição, no caso, além do objetivo de alimentar a possibilidade da prática jornalística em novas mídias, seguindo tendências para além dos veículos tradicionais e explorando a produção de conteúdo para nichos, como no caso do podcast, geralmente nichado com viés de entretenimento, mas que também pode ser explorado para servir como fonte de informações críveis com embasamento para diferentes grupos e comunidades. - TCCA crítica de cinema na era digital: uma análise comparativa das críticas do filme Mank, de David Fincher, nos veículos que já nasceram no universo digital em contraponto aos tradicionais.Rocha, Joice Aparecida Martins (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
No ambiente digital, a crítica cinematográfica está presente tanto em veículos que já surgiram na internet quanto naqueles que migraram posteriormente para esse ambiente. Os dois tipos possuem as suas particularidades. Nesse contexto, surgiu o seguinte problema de pesquisa: é possível encontrar semelhanças entre a crítica realizada nos veículos advindos do impresso e os já surgidos no meio digital a fim de fornecer subsídios para a prática da crítica na atualidade? A presente pesquisa teve como objeto de estudo algumas críticas do filme Mank publicadas em quatro veículos distintos, Folha de S. Paulo e Estadão, os quais representam a mídia tradicional impressa, e Omelete e Cinema em Cena, veículos que já foram criados no meio digital. A partir dessa premissa, o objetivo principal da pesquisa foi estudar a diferença entre a crítica tradicional e a que já nasce no mundo digital. Além disso, foram objetivos secundários realizar um panorama histórico da profissão de crítico e da crítica cinematográfica, identificar as principais mudanças ao longo dos anos, comparar os textos estudados e analisar o poder da interatividade. Por fim, destaca-se que, como pressupostos teóricos, foram utilizados os pensamentos de Piza (2010), Braga (2013), Gomes (2006), Heffner (2011), Caleiro (2011), Silva (2019), Correia e Tápia (2016) e Prysthon (2013). - TCCDaniela Falcão: repórter, editora e ceo multitarefas: relatório de desenvolvimento de perfil em grande reportagemMello, Júlia de Barros (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho apresenta estudos sobre jornalismo de moda, perfil jornalístico e liderança feminina para apresentar a jornalista e atual CEO das Edições Globo Condé Nast, Daniela Falcão, para construir uma perspectiva ampla de sua personalidade. A partir da fama ditadora que mulheres em grandes cargos possuem, o trabalho pretende desmistificar e apresentar a personagem de forma realista, indo em direção contrária aos mito existente em relação a fama da personagem. A metodologia utilizada foi o estudo dos mestres do jornalismo de perfil para que o resultado narrativo-descritivo fosse atingido. Com essa publicação, espera-se que a personagem torne-se conhecida por outras questões além do seu cargo de chefia. - TCCDesamores: histórias ocultas que revelam a violência do estupro conjugalGrota, Amanda Andrade (2021-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho apresenta a pesquisa teórica e as atividades realizadas para a produção de um livro-reportagem sobre a violência sexual dentro de relacionamentos amorosos. O produto coloca em evidência dez relatos sobre estupro conjugal e seu objetivo é ressaltar as percepções sobre o crime, tanto da própria vítima, quanto daqueles ao seu redor. O estupro, um crime já bastante silenciado, é ainda mais descreditado quando acontece dentro de casa. A narrativa se utiliza dos relatos de dez mulheres vítimas dessa violência e se divide em oito capítulos com temas comuns entre as personagens. Os relatos demonstram dificuldade de identificar a violência, relacionamentos conflituosos com a família e abusos psicológicos. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados livros, artigos e reportagens sobre o tema. Dentre eles, os principais autores foram: Edvaldo Pereira Lima, Cremilda Medina, Eduardo Belo e pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Além de entrevistas com uma psicóloga e uma advogada especializadas em abuso sexual intrafamiliar e Lei Maria da Penha, respectivamente. Essas conversas esclareceram a situação jurídica desfavorável para essas mulheres e as condições psicológicas em que elas se encontram. O livro-reportagem permitiu que as fontes fossem retratadas de forma anônima e que suas histórias fossem contadas com profundidade. - TCCA espera pela vida: relatório de realização de uma reportagem transmídia sobre histórias de pacientes renais crônicosBaliana, Isabella Soares (2020-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório deu apoio à realização de uma grande reportagem para a web sobre a vida de brasileiros com insuficiência renal crônica grave que realizam o tratamento da hemodiálise e a espera destes por um transplante. Também são abordadas as experiências de pessoas que antes faziam o tratamento da diálise e agora já realizaram o transplante de rim, sendo livres dessa prática. Na execução do trabalho, além de dados específicos encontrados no portal da Sociedade Brasileira de Nefrologia, alguns autores foram utilizados como auxílio no entendimento do paciente com doença renal, como Magda de Mattos e Sônia Maruyama e da própria teoria jornalística, dentre eles, Cremilda Medina e Henry Jenkins. No país, enquanto as filas para o transplante renal aumentam e o tempo de espera também, grande parte devido à pequena taxa de doação de órgãos, cada vez mais pacientes aguardam meses e anos pela chegada de um novo rim e, assim, seguem dependendo de uma máquina para viver. Diante dessas constatações, a grande reportagem para site “A espera pela vida” buscou, por meio do jornalismo humanizado e de saúde, trazer visibilidade e destacar a relevância de uma temática pouco discutida nos noticiários, mas que atinge direta e diariamente a realidade de mais de 130 mil pessoas no Brasil, também chamando a atenção da população para a importância de ser um doador. - TCCEu sou a arte: relatório de realização do documentário sobre a relação entre a arte e pessoas com deficiênciaFernandes, Olivia Moderno (2019-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Eu sou a arte é um documentário com enfoque no jornalismo humanizado que objetiva relatar histórias de pessoas com deficiência que escolheram algum movimento artístico, seja ele o teatro, o balé, a música e tantas outras possibilidades, como parte da transformação individual de cada um. Por meio de entrevistas e observação, foram retratadas as histórias de pessoas das vivências mais diversas e seus encontros, motivos e realizações com a arte e por meio dela. Para a construção da peça, foram utilizados os autores Barry Hampe e Bill Nichols para falar de documentário e a autora e jornalista brasileira Cremilda Medina para abordar métodos de entrevista e jornalismo humanizado. O documentário é o modelo jornalístico capaz de retratar as histórias muito além dos relatos, mas mostrar por imagens as pequenas significâncias que a arte pode dar, trazendo expressões e o rosto de quem conta a história. O processo me levou para ensaios e aulas onde pude observar os personagens se relacionando diretamente com a arte e após isso, entrevistá-los, para que contassem sobre toda a relação com a arte. O resultado final é um conjunto de histórias de pessoas com algum tipo de deficiência e também de profissionais da área que tiveram suas vidas, de alguma forma, modificadas pela arte. - TCCFaces do feminismo no Islam: relatório de realização de um livro reportagem sobre mulheres muçulmanas feministasPereira, Isabel Marinho (2021-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho teve como objetivo apresentar o feminismo dentro do Islam no Brasil segundo muçulmanas feministas. Compreendê-lo dentro da religião se faz necessário para entender a luta dessas mulheres, quebrar estereótipos e romper com o pensamento que liga, constantemente, o Islam com terrorismo, violência e submissão feminina. Os procedimentos metodológicos consistiram na realização de entrevistas com cinco professantes brasileiras da fé islâmica e o Sheik Mohamad Bukai para compreender por meio de suas respectivas vivências o feminismo dentro desse universo. Além disso, obras de Fatima Mernissi, Nawal El Saadawi foram lidas para a compreensão do tema. Já para definição de abordagem e estilo, os livros de Edvaldo Pereira Lima e Andréia Terzariol serviram como base. Assim, foi visto que apesar da palavra feminismo ter sido criada na França, o movimento já existia muito antes na parte oriental do globo e nesse hemisfério tinha suas razões e lutas particulares. A sociedade e a cultura patriarcal ao decorrer do tempo foram quem retiraram direitos e impuseram limites aos corpos femininos, não a religião. Desde o início, o Islam estabeleceu direitos para ambos os gêneros e os colocou em posição igualitária. O feminismo se estende além da ótica ocidental e deve ser assimilado como a busca de direito de todas as mulheres e levar em consideração o que cada uma particularmente julga como liberdade. A divulgação e publicação de tal assunto é essencial para que o jornalismo cumpra seu papel a serviço da esfera pública. - TCCJornalismo e cinema: a conexão entre o mundo das notícias e a jornada do heróiValle, William Lima do (2019-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como objetivo observar a possibilidade de se fazer uma análise do jornalismo, contemplando suas diferentes formas de atuação, a partir de filmes que a profissão é parte significativa no enredo. O tema da representação do jornalista no cinema mostra-se relevante pelo significativo papel desta mídia na cultura e como suas produções podem ser projeções de diferentes pessoas, em diferentes lugares, em diferentes épocas, sobre diferentes assuntos. Para atingir este fim, são usadas formas de pesquisa qualitativa e análise de conteúdo, visando uma investigação mais detalhada e a extração do máximo possível de um material relativamente restrito. Os autores Joseph Campbell e Carl Jung foram os principais usados na discussão dos arquétipos. Nelson Traquina e Ciro Marcondes Filho foram utilizados por seus conceitos sobre as diferentes maneiras de se praticar jornalismo. As ideias de Skip Young serviram para compreender o comportamento do público em relação ao cinema. A pesquisa foi separada em segmentos principais que suportam a análise última: uma breve história do jornalismo no cinema, uma seção sobre arquétipos que moldam nossos pensamentos e os produtos que criamos, uma reflexão sobre as diferentes visões sobre a prática jornalística em si e as mudanças no papel do jornalista com o passar do tempo, e, por fim, a análise sobre os filmes selecionados, separados pela imagem geral que apresentam sobre o jornalista. A pesquisa culminou em uma reflexão sobre o equilíbrio dos aspectos cinematográficos e da realidade para a disseminação da mensagem que os artistas gostariam de passar sobre o jornalismo. - TCCMulheres em cena a presença feminina no cinemaMelguiso, Juliana Baltazar (2019)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório apresenta toda a pesquisa para a criação do documentário “Mulheres em Cena”, que mostra um retrato da participação da mulher no cinema atual, desde funções de liderança, desde direção e produção, até jornalistas envolvidas na área. O filme tem a presença de diversas realizadoras como Gabriela Amaral Almeida (O Animal Cordial), Vera Egito (Amores Urbanos) Lygia Barbosa da Silva (Haenyeo – A Força do Mar), Isabel Wittmann (podcast Feito por Elas), entre outras; que contam sobre as principais dificuldades de ser mulher dentro do audiovisual. O relatório traz também reflexões sobre a participação da mulher na arte, no cinema e como um documentário se tornou a melhor forma de trazer esses problemas para os olhos do público, tendo embasamento em obras de autores como Karla Holanda, Marina Tedesco Cavalcanti, Bill Nichols, entre outros. Com temas que englobam a igualdade de gênero, preconceito contra minorias e disparidade de salários, o documentário é uma reflexão para como a mulher vem sendo retratada pela sociedade nos últimos anos - TCCMulheres faladas: relatório de realização de um site sobre a representação do feminino na literatura brasileiraSilva, Beatriz Borges da (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório descreve a realização de uma reportagem transmídia que discutiu a representação do feminino na literatura brasileira. O trabalho evidenciou a relação entre a literatura bíblica e a construção do imaginário coletivo; a produção literária por meio das mídias sociais; a construção de personagens e a importância da autoria feminina; e a poesia marginal e negra como forma de luta e resistência. A linguagem transmidiática, inspirada no modelo da revista Quatro cinco um, foi responsável por enfatizar esses temas e discussões a partir de elementos envolvendo textos, áudios e ilustrações. Para o desenvolvimento do site e das pautas, se fez necessário um estudo metodológico acerca da presença feminina na literatura e na arte em geral, a influência da educação apresentada às mulheres e o conceito de lugar de fala. Tal como os fundamentos do jornalismo digital na construção da linguagem hipermidiática e o comportamento do leitor. A fim de compreender esses tópicos, as principais autoras consultadas foram: Alcantara Silveira, Djamila Ribeiro, Flávia Almeida, Lúcia Castello, Pollyana Ferrari e Regina Dalcastagnè. No relatório também são descritos os processos envolvendo as entrevistas, montagem do site e o desenvolvimento criativo das ilustrações. Ao final, verificou-se que a reportagem cumpriu o objetivo de evidenciar e discutir as diferentes formas e problemáticas envolvendo a construção da representação da mulher na literatura - TCCOceano à deriva: relatório da realização de uma reportagem transmidiática a respeito da poluição ambiental em SantosOliveira, Camila Mendonça de (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório dá suporte para o desenvolvimento de uma narrativa transmidiática sobre a poluição marítima na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Por dia, a região contribui com o despejo de 60 toneladas de lixo sólido no mar e cerca de sete mil litros de efluentes domésticos por segundo, por meio do emissário submarino. A ocupação de moradias irregulares, canais de drenagem urbana, descarte incorreto na faixa de areia e no mar são as principais fontes de poluição no local. Sendo que a relação é que 80% têm origem terrestre e apenas 20% têm origem marítima com a atividade pesqueira. A presença de poluição na Baía de Santos já começa a afetar a balneabilidade da água, a biodiversidade da região, a saúde pública e o cotidiano da população santista. Meu trabalho foi baseado nos estudos de Alexander Turra, Camilo Seabra e Luís Casarini, os quais também utilizei como fontes no decorrer da narrativa. Além disso, utilizei a bibliografia de Henry Jenkins, Pollyana Ferrari e João Canavilhas para defender a escolha de uma narrativa transmídia para abordagem do tema. Em relação aos resultados, pude observar um maior entendimento populacional sobre os agentes de poluição, incentivo para desencadear pontos de mudança de hábitos com relação ao lixo produzido e de projetos na região. - TCCA pauta é saúde: relatório de realização de um podcast sobre doulagem e seu impacto na vida de gestantes e recém-nascidosAranda, Isabela Ferreira (2021-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório descreve o desenvolvimento de um podcast jornalístico, o qual aborda de maneira humanizada, no episódio piloto, o papel das doulas na vida das gestantes brasileiras e dos recém-nascidos. Com o objetivo de construir uma narrativa composta por diferentes experiências e posicionamentos das fontes entrevistadas, a peça é composta por uma série de diálogos com uma doula, duas mães e duas profissionais da saúde. Dessa forma, a peça expõe uma perspectiva plural do tema escolhido. Para a realização desse produto, foi necessário realizar o estudo bibliográfico sobre o conceito da doulagem e o seu impacto na vida das gestantes e dos recém-nascidos. Ademais, a análise sobre o funcionamento do podcast como produto jornalístico e a abordagem humanizada no jornalismo também foram fundamentais no desenvolvimento teórico. A fim de melhor compreender as temáticas citadas, os principais autores utilizados foram: Alexandre André Santos Pereira, Jean Carlos da Silva Monteiro, Jorge Kanehide Ijuim, Marisa Antonini Ribeiro Bastos, Maíra Libertad Soligo Takemoto e Míriam Rêgo de Castro Leão. Além disso, o relatório apresenta toda a elaboração do produto, desde a concepção do tema até o seguimento final. Mediante os diálogos inseridos, constatou-se que o podcast conseguiu ampliar, a partir das técnicas jornalísticas, o leque de informações sobre a realidade da maternidade brasileira. - TCCUma produção especial: jornal da RecordMioto, Júlio César Ferrador (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O documentário traz uma abordagem jornalística para o processo de produção da série de reportagens especiais transmitidas semanalmente em cinco capítulos no Jornal da Record, na emissora Rede Record de Televisão. O processo, que é contado pelos próprios profissionais que participam dessa construção, mostra a preocupação que se tem com o material, com a escolha dos temas, que não podem se repetir, além da série ser colocada, de maneira proposital, no final do jornal para que o telespectador aguarde até o fim para assistir aos episódios. Neste documentário, o espectador tem a chance de conhecer através deste making-of como essas séries são trabalhosas. Com um caráter informativo, o projeto leva esse conhecimento, que na maior parte do tempo é mostrado através de livros, aos novos estudantes do curso de jornalismo que são apaixonados pelo mundo da televisão e reportagens especiais, conhecidas pela exibição em canais fechados de TVs por assinatura. Seu embasamento teórico traz fortes argumentos e ideais escritos por Bill Nichols, William Bonner, Fernão Pessoa Ramos, entre outros. - TCCQuem sou eu – a moda como expressão: relatório da realização de um podcast sobre a formação da identidade de minorias com base nas tendências da modaSantos, Maria Mariana Amaro dos (2021-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório consta da pesquisa teórica e o desenvolvimento de um podcast acerca da criação de identidade de membros de minorias com base na moda atual. O trabalho se baseou em bibliografias, como Barbosa (2015), Crane (2013), Hall (1992) e Feghali (2008), que auxiliaram no processo de apuração do conteúdo e na produção da peça. Assim, a pergunta “por meio de um podcast, é possível ilustrar como se dá a influência das tendências da moda vigente no processo de construção da identidade de grupos em desvantagem social?” foi formulada e usada como direcionamento do trabalho. Se vestir é uma necessidade diária; nas roupas, são manifestadas a personalidade e os gostos do indivíduo, o que pode ou não coincidir com um grupo social. Para quem está em desvantagem na sociedade – como efeito, aqueles ignorados pela grande indústria –, é necessário se reinventar com os recursos disponíveis para mostrar quem são. O podcast contou com a participação de pessoas pertencentes a esse tipo de grupo e, a partir de falas acerca de suas vivências, o “Quem sou eu – A moda como expressão” foi construído. Para seu desenvolvimento, a bagagem oferecida pelo curso de jornalismo foi fundamental, utilizada desde a primeira abordagem com a fonte, a maneira de se portar com empatia e respeito e o processo de roteirização e edição. Portanto, resulta-se em um produto jornalístico em um campo recém popularizado, para tratar o combate à desigualdade no meio cultural.