Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis por Orientador "Rodrigues, Étria"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaEficácia e aplicabilidade clínica dos protocolos de exercícios respiratórios na reabilitação pulmonar de pacientes com doença pulmonar obstutiva crônica (DPOC): revisão narrativaMoraes, Sabrina Baron de (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e o resultado da obstrução das vias aéreas, tendo uma progressão para uma resposta inflamatória sistêmica adversa ao longo do tempo, desencadeado a uma inlamação crônica com alterações pulmonares significativas. Assim esta revisão narrativa tem o objetivo de analisar a eficácia e aplicabilidade clínica dos protocolos deexercícios respiratórios na reabilitação pulmonar de pacientes com DPOC. As pesquisas foram realizadas nas bases de dados PubMed, PEdro, Scielo, Google Scholar e Lilacs. Utilizando termos de indexação como Treinamento Muscular Inspiratório/Inspiratory Muscle Training; DPOC/COPD; exercícios respiratórios/breathing exercises; reabilitação pulmonar/pulmonary rehabilitation e fisioterapia respiratória/respiratory physiotherapy, no período de janeiro de 2014 a junho de 2024. Sendo encontrado 194 artigos que foram submetidos a análise pelos critérios de exclusão e resultou em 9 estudos para leitura e síntese. Assim os resultados significativos das intervenções relatadas foram que o TMI isolado ou associado a reabilitação pulmonar surge um efeito na força muscular inspiratória, função pulmonar e um efeito ligeiramente positivo da melhora da dispneia e Qualidade de Vida. Todavia o TMI combinado com outras intervenções oferece benefícios adicionais, porém a falta de uniformidade nos protocolos dificulta a definição de protocolos claros e eficazes. - MonografiaFisioterapia aquática na senilidade e senescência: uma revisão narrativaAoki, Alison Kaori (2024)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: O envelhecimento populacional exige estratégias eficazes para a saúde dos idosos, destacando-se a fisioterapia aquática como abordagem benéfica para suas necessidades específicas. Objetivo: Analisar a utilização da fisioterapia aquática na senilidade e explorar a aplicação dela para um envelhecimento saudável. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa de artigos publicados entre 2014 e 2024 sobre o uso da fisioterapia aquática em idosos, com critérios definidos e busca nas plataformas SciELO e PubMed, como fisioterapia aquática (aquatic physiotherapy), idoso (elderly), hidroterapia (hydrotherapy), poolterapia (pooltherapy). Resultados: A fisioterapia aquática apresenta benefícios significativos, como redução da dor, melhora da mobilidade e bem-estar biopsicossocial, especialmente em mulheres pós-menopausa. Destaca-se pelo efeito hipotensivo prolongado, superior aos exercícios terrestres, além de aprimorar a qualidade de vida, o equilíbrio e a adesão ao tratamento, oferecendo conforto articular e eficácia terapêutica. Conclusão: A fisioterapia aquática se mostrou uma abordagem terapêutica eficaz, com benefícios significativos, tornando-a uma opção segura e de alto impacto terapêutico. - MonografiaInvestigação sobre a eficiência do equipamento health chair®, por meio de um questionário de satisfação, para auxiliar a postura sentada no trabalhoLima, Rafaela Figueiro de (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: a posição sentada é tida como um dos grandes fatores das queixas de dor e desconforto, em sua maioria na região lombar. Ademais, em uma população com atividades na postura sentada dois fatores são agravantes: o tempo prolongado nesta posição e a redução da lordose. Esta alteração da curvatura lombar afeta diretamente as outras curvaturas vertebrais, exigindo mais da musculatura, levando a fadiga, tensão muscular e dores em diferentes áreas do corpo, interferindo na produtividade e qualidade de vida do trabalhador. Objetivo: o estudo foca na análise do equipamento Health Chair®, no intuito de estabelecer uma associação entre o design do produto, a função que é proposta e a percepção dos usuários. Método: Trata-se de um estudo observacional longitudinal, com uma amostra de conveniência, que contou com a participação de 8 indivíduos, com idade entre 18 a 50 anos. Em que houve a aplicação de um questionário de satisfação, em dois momentos, após os participantes utilizarem a Health Chair® por 5 dias consecutivos por 4 horas. Resultado: Dos participantes, 71% relataram melhor alinhamento postural e facilidade em manter a postura correta. Embora 57% tenham indicado pouca melhora na saúde geral, nenhum relatou desconforto. A adaptação na cadeira ergonômica foi bem-sucedida para a maioria (57%), mas houve divergências na percepção da qualidade do material. A interferência na produtividade foi mínima (29%). A recomendação do equipamento foi expressa por 71% dos participantes, com sugestões de melhoria pontuais, incluindo a remoção da base. Conclusão: O estudo destaca benefícios do Health Chair® para manutenção da postura sentada, fornecendo insights para ajustes futuros, no entanto, devido ao tamanho da amostra ainda se faz necessário mais estudos para a generalização dos resultados.