Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis por Orientador "Fernandes, Susi Mary de Souza"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise do desempenho físico e usabilidade na utilização de jogo de realidade virtual em idosos: estudo longitudinalBrito, Laís Matos de (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Com o crescimento da população idosa diversos estudos descrevem as condições de saúde, funcionalidade e medidas de intervenção, no entanto são dedicados a população em ambiente comunitário e/ou institucionalizados. São escassos aqueles que tratam de idosos em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: Analisar o desempenho físico e usabilidade de um jogo de realidade virtual em pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo longitudinal, com moradores do Centro de Acolhida Especial para Idosos. Para inclusão os participantes preencheram uma ficha de dados sociodemográficos, condições de saúde e exame do estado mental. Como medida de avaliação pré e pós-intervenção responderam a Escala Sarc-Calf, Teste de Preensão Palmar (FPP) e o Short Physical Performance Battery (SPPB). O protocolo consistiu em 5 sessões, com 3 partidas na posição em pé, anotando as pontuações e fases do Jogo Move Hero, sendo a progressão baseada na tabela de pontuação. Ao final da 1 sessão foi aplicado o questionário de Usabilidade - System Usability Scale. Resultados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes para diminuição nos valores de Sarc-Calf (p=0,042) e aumento do SPPB (p= 0,020), ademais progressão relevante entre as fases (p= 0,026) e pontuações (p= 0,012). Já para o FPP houve diminuição dos valores obtidos sem significância estatística. Na usabilidade mais de 50% dos escores totais estão acima de 87 significando alto nível de usabilidade. Considerações finais: O protocolo proporcionou melhora na percepção e no desempenho físico dos participantes. O jogo de realidade virtual apresentou alto nível de usabilidade. - TCCAvaliação do desempenho físico e da usabilidade de um jogo de realidade virtual em idosos acolhidos: estudo longitudinalBernini, Heloysa Campanella (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
OBJETIVO: Analisar o desempenho físico e a usabilidade na utilização de jogo de realidade virtual em pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo longitudinal, com pessoas idosas residentes em um Centro de Acolhimento Especial de Idosos no centro de São Paulo. Como medida de avaliação pré e pós-intervenção responderam a Escala Sarc-Calf, Teste de Preensão Palmar (FPP) e o Short Physical Performance Battery (SPPB). O protocolo consistiu em 5 sessões, com 3 partidas, com duração de 5 minutos cada, na posição em pé, anotando as pontuações e fases do Jogo Basquete. Ao final da 1 sessão foi aplicado o questionário de Usabilidade - System Usability Scale (SUS). RESULTADOS: Participaram desse estudo 08 idosos, com idade média de 60,0 (±15,8) anos. Ao analisar o efeito do jogo de realidade virtual no desempenho físico foram observadas diferenças estatisticamente significantes para diminuição nos valores de Sarc-Calf (p=0,042) e aumento nos valores do SPPB (p= 0,020), já na variável FPP não foram encontradas diferenças significantes. No desempenho no jogo houve aumento estatisticamente significante entre a 1º e 5ª sessão na primeira (p=0,01), na segunda partida (p=0,012) e na terceira partida (p=0,012). Na usabilidade o jogo demonstrou eficácia, eficiência e satisfação dos usuários tendo em vista que a maioria dos escores alcançaram valores acima de 85. CONCLUSÃO: A aplicação de jogo de basquete de realidade virtual melhorou o desempenho funcional de pessoas idosas acolhidas e apresentou excelente usabilidade. - MonografiaInvestigação da sarcopenia em pessoas idosas de um centro dia da cidade de São Paulo: estudo transversalSantos, Tacyla de Souza (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Este estudo tem como objetivo investigar a prevalência e as consequências da sarcopenia em pessoas idosas que frequentam um Centro Dia (CDI) na cidade de São Paulo. Com o envelhecimento populacional em ascensão, os desafios de saúde pública estão cada vez maiores, entre eles a sarcopenia. Uma síndrome caracterizada pela perda progressiva de massa muscular, associada a limitações físicas que comprometem a autonomia, aumento do risco de quedas, fraturas e institucionalização e até a morte de idosos. Dada a relevância dessa síndrome, esta pesquisa visa compreender melhor seu impacto em uma população idosa que frequenta um Centro Dia para idosos (CDI). Para tanto foi realizado um estudo transversal com testes físicos funcionais como a dinamometria para medir a força de preensão palmar e o Short Physical Performance Battery (SPPB). Além disso, foram coletados dados sociodemográficos, como idade, estado civil, nível de escolaridade e morbidades existentes, a fim de traçar um perfil detalhado dos idosos que frequentam o CDI. Os resultados se referem a 26 idosos, de ambos os sexos, com idade média de 82,78 (± 6,72) anos, a maioria viúvos e com 1 ou mais doenças crônicas não transmissíveis. A força de preensão manual se mostrou diminuída em 18 (69,23) idosos indicando alta prevalência de sarcopenia. Além disso, a média de escore no SPPB foi de seis indicando uma baixa capacidade funcional. Conclui-se que os idosos desse estudo apresentam sarcopenia com impacto moderado sobre a capacidade funcional o que reforça a necessidade de intervenções terapêuticas e programas de atividades físicas.