Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis
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Navegando Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis por Orientador "Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera"
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- MonografiaFisioterapia lúdica no desenvolvimento motor de crianças com TEA: revisão de literaturaFranco, Stephanie Onofre (2024)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Nos primeiros relatos sobre o autismo, foram descritas muitas anormalidades de movimentos, como por exemplo, no controle postural, na marcha, nos movimentos de membros superiores, inferiores e na coordenação motora fina. Com isso, a fisioterapia pediátrica é de extrema importância. Em estudos que abordam essa temática há relatados de que os planos fisioterapêuticos favorecem o desenvolvimento motor das crianças, podendo ser associada ao lúdico para contribuir ainda mais com os atendimentos O trabalho objetivou realizar um levantamento na literatura para compreender melhor sobre a importância da fisioterapia lúdica e quais são os seus efeitos no desenvolvimento motor de crianças com TEA. O estudo trata-se de uma de revisão de literatura integrativa, buscando nas bases de dados de estudos, que realizaram a fisioterapia lúdica em crianças com TEA. Os critérios de inclusão foram artigos publicados entre 2018 e 2024, em inglês e em português. Foram encontrados 54 artigos, dentre eles, foram selecionados 7 estudos que atingiram os requisitos esperados para esse trabalho. Ao analisar os resultados encontrados, é possível afirmar que houve uma melhora significativa nas habilidades motoras, ou seja, no controle motor das crianças com TEA, evidenciando a importância da fisioterapia e principalmente da fisioterapia lúdica para essas crianças, sendo assim o fator principal evidenciado foi a contribuição de circuitos lúdicos em programas fisioterapêuticos que auxiliaram também na interação social desse público alvo. - MonografiaUso dos conjuntos LEGO® como método de intervenção em crianças e adolescentes com TEA: uma revisão de literaturaSantos, Elysa Pupo de Morais (2024)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: O termo “autismo” introduzido pela primeira vez em 1911, por Paul Bleuler, foi relatado como um sintoma de esquizofrenia. Mais tarde, as primeiras características do autismo foram relacionadas, sendo elas as dificuldades de relacionamento e motoras, isolamento social, comportamento repetitivo e atrasos no desenvolvimento. Atualmente, diferentes abordagens terapêuticas são relatadas na literatura, como por exemplo os conjuntos LEGO, desenvolvida para aprimorar a comunicação, o comportamento e a interação social, favorecendo o desenvolvimento motor. Objetivo: Avaliar os efeitos dos conjuntos LEGO como um recurso terapêutico, em crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo, além de investigar os efeitos no desenvolvimento das habilidades motoras, ressaltando os benefícios dessa intervenção. Método: O levantamento resultou em 5 estudos, os quais foram analisados de acordo com critérios de inclusão, sendo eles o tema correspondente ao uso dos conjuntos LEGO; o ano de publicação entre 2014-2024 e a faixa etária dos participantes. Obteve-se a categorização de elementos por meio de pré-análise e exploração dos resultados. Resultados: Os modelos de intervenção utilizando os conjuntos LEGO, foram capazes de contribuir para o desenvolvimento das interações pessoais, habilidades socioemocionais, cognitivas e funções executivas no público infanto-juvenil. Conclusão: Os dados mostram que a terapia baseada em LEGO, é um recurso capaz de contribuir para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e de interações social para crianças com TEA e reforçam a necessidade de estudos que identifiquem os efeitos da terapia baseada em LEGO, principalmente nas habilidades motoras, fundamentando o planejamento terapêutico.