Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis por Orientador "Feijó, Martin Cezar"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA arte na publicidade de uma marca de luxoCaraciola, Carolina Boari (2008-08-19)
Educação, Arte e História
Por meio de uma análise interdisciplinar de elementos pertencentes aos campos da arte e da história da cultura, o presente estudo busca investigar a interação entre arte, publicidade e luxo. A partir do entendimento da teoria da desauratização da obra de arte, proposta por Walter Benjamin - pensador da Escola de Frankfurt - tem-se como escopo esquadrinhar em qual medida e de que forma a publicidade participa do processo de auratização da mercadoria. Para alcançar esse objetivo, elegeu-se como objeto de pesquisa a campanha publicitária da marca Louis Vuitton (primavera/ verão 2007), traçando-se, a partir do estudo do mercado do luxo, do histórico da grife, bem como do cenário histórico em que esta se desenvolveu, o contexto necessário para a análise da referida campanha e para a compreensão do papel da publicidade no processo de desauratização da obra de arte e conseqüente auratização da mercadoria. - DissertaçãoArte ou ocupação? O graffiti na paisagem urbana de São PauloSainz, Sylvia Taina Monasterios (2011-08-09)
Educação, Arte e História
São Paulo, grande centro financeiro e residencial da América Latina, é também referência no mundo quanto à riqueza da sua arte urbana. A cidade tem uma estética própria e amplamente desenvolvida, que reflete em si a multiculturalidade de seus moradores. O graffiti, manifestação artística de caráter transgressor que ocupa as ruas e paredes dessa metrópole, está à vista de milhares de pessoas que em seu cotidiano transitam por um espaço urbano invadido por esta arte não formal, que além de ter um grande valor estético, faz comentários sobre os problemas da cidade, chamando a atenção para lugares ignorados pelo cidadão e interagindo com o contexto urbano. Pode-se considerar que a própria configuração da metrópole dispõe de suportes públicos que são aproveitados como espaços de comunicação e de produção artística. Cria-se um diálogo entre o artista e o espaço público à vista de todos. Portanto, esta pesquisa aprofunda as relações construídas entre o graffiti como expressão artística e a cidade de São Paulo, propondo uma análise interdisciplinar para entender o graffiti através de três dimensões: seu valor artístico, sua dimensão simbólica e sua influência na paisagem urbana. Interessa definir quanto de transgressor essa manifestação ainda tem nesse momento de crescente institucionalização e aceitação do graffiti como forma artística da arte contemporânea - DissertaçãoBullying: a escola como campo de guerraCossalter, Mônica Elizabeth (2012-02-15)
Educação, Arte e História
A presente pesquisa tem como foco de estudos os bullies. Para tal, apresenta um amplo quadro de casos de bullying no Brasil e no mundo, estudados por pesquisadores diversos e ocorridos em ambientes físicos e virtuais. Analisa questões como agressividade, violência, preconceito, indústria cultural e instituição escolar. Realiza um levantamento semântico dos termos das agressões verbais dos bullies apontando preconceitos subjacentes, investiga qual o discurso social por trás dos atos de bullying, busca relações entre essa espécie de violência e os valores ditados pelos meios de comunicação. Elenca e analisa características dos bullies a partir de pesquisas e de duas obras cinematográficas, delineia seu perfil associando-o ao do herói grego, no que concerne ao termo arete e suas implicações e analisa o bullie pela ótica da temática da guerra. - DissertaçãoCarpe Diem: rituais cotidianos no Satyricon - Petrônio e FelliniSilva, Neemias Oliveira da (2009-09-09)
Educação, Arte e História
This study aims to map out a discussion about the daily ritual inserted on the filmic work Satyricon of Federico Felini. This work includes the ritual, in latin "ritualis", as a set of practices of man, replete of symbolic values which have been recreated and incorporated by the film industry. Therefore the analysis of filmic work will be based on Satyricon of Petronius literary work which was written in the first century AD. The bridge to understand two separate worlds, the contemporary and the classic, is the focus on director and producer of movie: Federico Fellini. The popular festivals, the dance, the mysticism, the religion are human expressions that are used for mediation in cultural traditions of a particular social group and that began to integrate itself in the film language. From this perspective, we try to map the daily rituals and representations of individuals which are include on own time and space. In this way, the methodology used to analyse the movie and literary work will be based in the reading of the bibliographic material. Through of the analysis of the filmic work Satyricon of Federico Fellini, we will examine how far the Epicuru's philosophy of Carpe Diem is inserted in daily rituals and how the film industry uses the ceremonial language. - DissertaçãoO cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon HirszmanBarcala, Valter Aparecido (2006-08-11)
Educação, Arte e História
O estudo pretende demonstrar a viabilidade pedagógica do cinema, principalmente para alunos do ensino médio, tendo como referência o filme Eles Não Usam Black-Tie , produzido e dirigido por Leon Hirszman, em 1981. A partir da decupagem e análise do filme, traçou-se uma relação entre a História e o Cinema. Após o arrolamento dos fatos históricos e sociais apresentados no filme, propôs-se uma metodologia de trabalho a partir da obra cinematográfica e a contextualização histórica da temática apresentada. O objetivo central deste trabalho é realizar a integração do cinema nacional ao cotidiano da sala de aula, tornando-o, um instrumento dinâmico que possibilite uma aprendizagem contextualizada dos fatos históricos. - DissertaçãoConstruindo o Canto Coral: a construção dos conhecimentos musicais no ensaio coral a luz da teoria sócio-histórica de VigotskiOliveira, Fernando Martins Mourão (2011-02-16)
Educação, Arte e História
Esta pesquisa investiga o momento do ensaio de canto coral através da visão da teoria sociohistórica de Vigotski. Para tal, primeiro será definido o que é a teoria da construção do conhecimento, que tem sua gênese no período da Revolução Russa. No primeiro capítulo, faremos um estudo da teoria de ensino socio-histórica através da bibliografia do próprio Vigotski, além de alguns autores que se propuseram a explorar a pesquisa desse psicólogo, que tem o materialismo dialético de Marx como mentor de seu trabalho. Também é necessário definir o ensaio coral e seus componentes, trazendo para discussão o regente e a pedagogia musical utilizada, além de alguns elementos técnicos como o aquecimento e a preparação do repertório. Assim, estabelecemos as bases para um segundo momento, que consiste na análise de cinco ensaios de diferentes corais, utilizando-se de gravações e observações, para verificar tanto a aplicabilidade da teoria, quanto as ações no ensaio, que podem ser entendidas através da teoria socio-histórica de Vigotski - DissertaçãoCultura e bibliotecas em São Paulo: o pioneirismo de Adelpha FigueiredoMulin, Rosely Bianconcini (2012-03-01)
Educação, Arte e História
O presente trabalho objetiva demonstrar a importante contribuição de Adelpha Figueiredo para o florescimento da Biblioteconomia em São Paulo. Aborda fatos relevantes do momento histórico vivido na década de 1920 e analisa as características da educação na época. A pesquisa objetiva destacar a importância que os fatos históricos exerceram para o impulso da Biblioteconomia paulista, tornando-a um modelo para o país. Aborda a evolução do sistema editorial e discorre sobre a importância que exerceu para as bibliotecas e para a formação de leitores. Apresenta a situação das bibliotecas da década de 1920 e destaca a importância que a Biblioteca do Mackenzie exerceu na divulgação, consolidação e no ensino das modernas técnicas norte-americanas de Biblioteconomia no país. Explanará sobre as origens da educadora e bibliotecária Adelpha Figueiredo, sua formação, atuação no Mackenzie, obtenção inédita da bolsa de estudos concedida pelos EUA para o curso de Biblioteconomia e, posteriormente, explanará sobre sua trajetória como mestra e lutadora para o reconhecimento da profissão. O estudo discorre sobre a importância que o Departamento de Cultura do Município de São Paulo exerceu no impulso da Biblioteconomia e sobre a atuação de Adelpha Figueiredo na Biblioteca Pública de São Paulo, onde fundou com Rubens Borba de Moraes, a primeira Escola de Biblioteconomia de São Paulo. - DissertaçãoA (des) construção do discurso do corpo homossexual masculino: uma trajetória histórica da desnaturalização dos dispositivos de poderAraújo, Jair Bueno de (2011-08-17)
Educação, Arte e História
A questão da homofobia tem sido relegada pela sociedade a um segundo plano ou muitas vezes ao próprio silencio e dissimulação. Este trabalho tem, pois, como um de seus objetivos principais, começar a romper esse silêncio social em torno dessa questão, ao estudar a homofobia relacionada à construção e à hierarquização das identidades sexuais binárias, a heterossexual e a homossexual. Para se levar a cabo a discussão sobre essa problemática, será feita, primeiramente, uma análise das construções político-sociais da desnaturalização da heterossexualidade, bem como da compulsividade de uma sexualidade atroz que vem se impondo há séculos pelas instituições sócio-ideológicas que constituem essa mesma sociedade que marginaliza a questão homossexual, em prol, justamente, da efetivação da norma heterossexual. Em seguida, e como finalização deste trabalho, será estabelecida uma relação entre essa análise e o filme Encontrando Bianca , o qual faz parte do kit (Kit Gay) contra a homofobia, elaborado pelo Ministério da Educação com o fim de ser distribuído em todas as escolas públicas do Brasil e, por conseguinte, tentar reverter essa marginalização a que a homossexualidade foi relegada. A finalidade de se estabelecer essa relação reside, principalmente, em constatar que a prática homofóbica deflagrada na sociedade brasileira pode ser reproduzida no ambiente escolar, agindo diretamente na autoestima e no desenvolvimento afetivo-social-cognitivo dos alunos e alunas homossexuais. - DissertaçãoEinstein e Freud: guerra e paz num diálogo interdisciplinarBeust, Luis Henrique (2006-08-14)
Educação, Arte e História
O presente trabalho busca situar a relevância das idéias de Albert Einstein e de Sigmund Freud sobre a guerra e a paz para os esforços contemporâneos de construção de uma Cultura de Paz, conforme postulados pela ONU/UNESCO para a Década Internacional da Cultura de Paz (2001-2010). Como corpus para esta investigação, tem-se as duas cartas-abertas que Einstein e Freud trocaram entre si em 1932 - sob os auspícios do Instituto Internacional de Cooperação Intelectual da Liga das Nações - nas quais apresentavam suas visões sobre as causas da guerra e os possíveis caminhos para o estabelecimento de uma paz definitiva entre as nações. Os postulados de Einstein e de Freud sobre a guerra e a paz são analisados à luz da categorização contemporânea das formas de pacifismo ( as vias da paz ) elaborada por Norberto Bobbio. Conclui-se que as idéias apresentadas por Einstein e Freud, apesar de passados setenta anos de sua redação, ainda se mantêm relevantes na contemporaneidade, apesar de alguns dos pressupostos, especialmente de Freud, terem sofrido desgaste com o passar do tempo. Argumenta-se que suas contribuições são especialmente relevantes para fortalecer a idéia fundamental por trás dos esforços de educação por uma Cultura de Paz, qual seja, de que a guerra não é intrínseca à natureza humana, e que, portanto, pode ser eliminada. Em retrospectiva, percebe-se que a contribuição que Einstein e Freud podem prestar à Cultura de Paz advém tanto de suas idéias quanto do fato de terem se tornado figuras icônicas da cultura do século XX. - DissertaçãoA estética do documentário cinematográfico no cinema contemporâneo de ficção científica: um olhar sobre o filme "Distrito 9" de Neill BlomkampRibeiro, Márcio Almeida (2013-02-06)
Educação, Arte e História
The purpose of this work is through an analysis of the feature sci-fi movie District 9, by Neill Blomkamp, investigate the use of documentary aesthetic as the proposed narrative for the film, as well as evaluating the choices of the director from the moment it is necessary to replace the documentary style in favor of a traditional narrative film to benefit the film's plot. This duplicity of styles will also be the object of analysis of this study. It will be presented a brief history of cinema, its principal names, as well as the influence of their work in the development of the film industry. We will identify the characteristics of the documentary, the most important filmmakers of this movement and its influence on the development of other movements in film history. - DissertaçãoEstética nobrow : conceitos e origensAntunes, Janaína Quintas (2012-02-02)
Educação, Arte e História
Nobrow é um novo conceito, uma nova estética da cultura e da arte contemporâneas, é um novo momento na história da arte do século XXI. A expressão Nobrow faz referência à expressão highbrow (uma denominação de artes e literatura, que as caracteriza como intelectuais, de alta qualidade ), e à expressão lowbrow (expressão que caracteriza a literatura e a arte como sem conexão ou interesse em ideias culturais sérias/intelectuais), de maneira que representa o conceito de arte sem uma qualificação de lowbrow ou highbrow , sem um direcionamento específico a determinado tipo de público, ou à determinada área do conhecimento. Uma arte que não é nem popular, nem erudita, uma arte não categorizada. Esta dissertação analisa essa nova estética Nobrow, sua origem e seus conceitos, e os relaciona com a história cultural dos dez primeiros anos deste século. - DissertaçãoEtant donnés: a construção de uma contradiçãoZappa, Polyana (2008-01-22)
Educação, Arte e História
A pesquisa apresenta como objeto de estudo a reflexão sobre a última obra "Etant donnés" de Marcel Duchamp, relacionando: a reflexão da obra-objeto, a construção imagem da mulher, o elo da obra com o Grande Vidro considerado como o trabalho mais significativo do artista. Como enxadrista/artista estabeleceu um jogo entre o espectador, a obra e a História da Arte. A obra Etant donnés foi escolhida por apresentar contradições com a própria produção do artista e o erotismo escancarado em contraponto com o erotismo subjacente nas outras obras. A contradição sempre esteve presente na fala, nas criações, em seus pensamentos e com esta última este fato se confirma. - DissertaçãoFrancis não usou LSD: a crítica de Schaeffer à contraculturaFanti, Luís Henrique (2012-12-11)
Educação, Arte e História
O presente trabalho presta-se a traçar, a estabelecer uma relação entre o pensamento de Francis Schaeffer ao movimento da contracultura; o movimento contracultural da década 60 principalmente relativo aos anos de 67-69 com os beatniks, o Flower Power, Timothy Leary e seus desdobramentos mais marcantes; e, por fim, as expressões contraculturalistas no uso das drogas, no álbum dos The Beatles, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e no Teatro do Absurdo. Tendo a Arte como a expressão do espírito das épocas do desenvolvimento do pensamento humano que tratamos aqui, manifestadas no cotidiano de cada época. Procuramos fechar nosso estudo demonstrando alguns aspectos que tornam possível a convergência de todos esses elementos na produção da cultura do homem do século XXI, traçando, ao longo do caminho, as consequências desta forma de pensar e atuar no mundo. - DissertaçãoGeopolítica da cultura e interdisciplinariedade: um estudo da Convenção da UNESCO sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturaisChagas Neto, Joaquim (2009-08-13)
Educação, Arte e História
O estudo apresentado neste trabalho versa sobre a questão da Geopolítica da Cultura, a Convenção sobre a proteção e a promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO 2005, e considera as fundamentações teóricas e conceituais da interdisciplinaridade desenvolvidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio PCNEM/MEC. Realizou-se uma revisão bibliográfica dos PCNEM com a intenção de estudar a proposta curricular dos parâmetros, as teorias representativas na elaboração dos conceitos da interdisciplinaridade e adequação ao Projeto Pedagógico e a organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP. A fundamentação teórica interdisciplinar do estudo de caso foi a escolhida para a elaboração da relação sujeito-objeto do presente estudo, de caráter qualitativo que possibilitou a construção da disciplina projeto como caminho interdisciplinar e, conseqüentemente, verificamos que a metodologia desenvolvida articula os conteúdos do núcleo comum, especialmente da área das ciências humanas. Apresentamos um debate sobre as questões da diversidade cultural, da globalização, sustentabilidade, a dependência econômica, a questão cultural como premissa da interdisciplinaridade desenvolvida na reflexão da Convenção/2005, como a matriz curricular da disciplina projeto, diante das reflexões desencadeadas em sala de aula e dos conteúdos trabalhados e vivenciados nas experiências cotidianas. O projeto de pesquisa foi elaborado desenvolvendo a premissa e os propósitos da Convenção congregando os pressupostos dos PCNEM e do Projeto Político Pedagógico do IFSP. - DissertaçãoMazzaropi, um caipira-cangaceiro: encontro de culturas no cinema brasileiroSilva, Kleber Eliandro da (2008-02-11)
Educação, Arte e História
Esperando contribuir para ampliar as discussões sobre a questão da intertextualidade cultural, o objetivo da presente dissertação é refletir sobre o conceito de paródia no filme O Lamparina (1964), de Amácio Mazzaropi dedicado à representação no universo social e cultural do caipira com a satirização dos filmes de cangaço e sobre a figura histórica do mais famoso cangaceiro Lampião. Apresentaremos as influências que transpassaram o caminho do comediante Mazzaropi, buscando formadores da personagem caipira em sua história vivida desde o circo-teatro até a dimensão como diretor, ator, produtor e escritor de seus próprios filmes. Discutiremos também algumas razões da indiferença de críticos, que se uniram no movimento chamado Cinema Novo. Baseando-se nesses estudos, esta pesquisa transita de forma interdisciplinar pelas linguagens História da Cultura e Cinematográfica, apresentando o encontro entre cultura; caipira e cangaceiro, do modo que são expressas na condição de ficção no filme O Lamparina e nas referências históricas. - DissertaçãoMônica: imagem e representação feminina nas tiras de Mauricio de Sousa (1963-1976)Barbosa, Thiago Carvalho (2009-02-18)
Educação, Arte e História
Esta pesquisa que envolve os eixos de Artes e História da Cultura propõe um retorno à década de 1960. O cenário é o Brasil, conturbado politicamente e prestes a sofrer um golpe militar que deporia o presidente João Goulart (1919-1976), estabelecendo um regime militar que perduraria até o final dos anos 80. Neste contexto repressor temos Mônica, personagem de uma série de histórias em quadrinhos desenvolvidas por Mauricio de Sousa a partir de 1963. A garota que atingiria fama e reconhecimento internacional começou como coadjuvante nas pequenas tiras de Cebolinha, outro caractere popular de Mauricio. Em poucos anos Mônica seria elevada ao posto de principal criação de Sousa, fato que permitiu a reunião do elenco de personagens sob o titulo A Turma da Mônica . Nesta pesquisa percorreremos o início da carreira de Sousa e seus personagens a fim de conhecer suas primeiras tiras cômicas. Ao teor dos Estudos Culturais Britânicos, movimento de análise e discussão cultural posterior a Escola de Frankfurt, explicitaremos qual o envolvimento da mídia selecionada com o contexto de criação, afim de explicitar as relações de poder entre as mesmas. Mônica personagem central desta pesquisa é uma garota que sempre vence os conflitos através da força, por tal atitude foi constantemente caracterizada como violenta por críticos e leitores. Nesta pesquisa apresentaremos como a personagem resiste às sucessivas tentativas dos demais caracteres de convencê-la a ser mais feminina . As características atribuídas a tal gênero são imprescindíveis na discussão que objetiva analisar a construção cultural dos papéis feminino e masculino na sociedade brasileira na década de 1960. - DissertaçãoPortinari e um projeto político-cultural modernistaColar, Denise (2008-02-12)
Educação, Arte e História
O presente trabalho propõe-se a apresentar um estudo sobre Cândido Portinari, sua construção inconsciente de um projeto político-cultural modernista no Brasil, sua trajetória artística e militância política no período de 1930 a 1945. Sabe-se que os ideais do movimento modernista brasileiro influenciaram a política cultural nacional. Portinari, nesse contexto, representa plasticamente os ideais políticos-culturais do período: busca por uma identidade nacional, valorização da pesquisa estética e atualização da inteligência de vanguarda. Neste sentido, esta dissertação preocupa-se em apresentar, sucintamente, a vida, a obra e a militância de Cândido Portinari; seu comportamento ambíguo frente ao governo Vargas; a peculiaridade estética aplicada em suas obras, por vezes, vinculada às questões políticas. O corpus deste estudo é o mural Tiradentes (1948-49). Analisado crítica e formalmente, a obra é considerada por esta autora uma síntese simbólica de um projeto político-cultural modernista idealizado por Cândido Portinari. Para o desenvolvimento da pesquisa, à luz de autores especialistas das artes e do período modernista, norteiam esta pesquisa quatro questionamentos: É possível identificar traços fundamentais da construção de um projeto político-cultural de Portinari? Se essa construção existe, como se delimita e qual sua importância? Qual a relação que se estabeleceu entre o governo Vargas e artistas intelectuais do período modernista? Quanto e como a estética de Portinari interferiu em seu inconsciente projeto político-cultural? As análises realizadas permitiram uma visão mais acurada do que viria a ser um projeto político-cultural realizado inconscientemente por Portinari. Foi possível concluir que o artista, por meio de suas produções artísticas e sua militância política, desempenhou um importante papel na construção de uma política cultural voltada para a realidade nacional. Portinari conseguiu unir os ideais modernistas aos seus anseios pessoais e criou uma estética inovadora, permitindo a construção de uma história não oficial dos temas nacionais.