Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis por Orientador "Coutinho, Suzana Ramos"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA estética do terror: perspectiva visual, sociocultural e religiosa nos vídeos de execução do Estado IslâmicoSantos, Jesner Esequiel dos (2023-08-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Após os ataques às torres gêmeas do World Trade Center (2001) houve uma crescente desestabilização em alguns países do Oriente Médio, gerando aquilo que ficou conhecido como a “guerra ao terror”, e posteriormente a Primavera Árabe. Esses movimentos bélicos e sociais possibilitaram a criação de diversos grupos armados sem ligação com o Estado, principalmente na Líbia, Iraque e Síria, trazendo ideologias, teologias e etnias diferentes, gerando um caos ainda maior. Dentre esses grupos, uma ramificação da Al-Qaeda do Iraque destacou-se de todos os demais, pois dominaram grandes porções territoriais e iniciaram a produção em massa de vídeos de execução que imitavam a estética de Hollywood, chamando imediatamente a atenção do Ocidente. Eles possuíam produtoras bem organizadas, equipamentos de qualidade, seus membros falavam inglês fluente e centenas de estrangeiros foram recrutados em pouco tempo. Nossa pesquisa analisa os vídeos de execução do Estado Islâmico, apontando caminhos interdisciplinares que perpassam a estrutura audiovisual, histórica, sociocultural e religiosa. Portanto, apontamos um resumo histórico dos principais fatores que contribuíram para a criação do grupo, mostramos a gênese dos vídeos de execução, analisamos os vídeos produzidos pela Al-Qaeda, Free Syrian Army, Al-Nusra e pôr fim do Estado Islâmico, apresentando os principais elementos audiovisuais que foram refinados esteticamente de seus predecessores e os motivos estéticos, socioculturais e religiosos que impulsionaram esse grupo na busca por pessoas do Ocidente, mostrando o perfil daqueles que aceitaram o chamado da jihad e migraram para o Iraque ou Síria. - DissertaçãoA linguagem crítica das artes nas HQS: a representação do fundamentalismo religioso na HQ X-MenForti, Felipe Soares (2025-02-10)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A dissertação a seguir parte do fato de que a religião aparece em formas de arte desde os tempos antigos e chegando aos dias atuais. A partir disso, é investigado como a religião cristã aparece na HQ X-Men: Deus ama, o homem mata, uma história em quadrinhos famosa por sua crítica ao fundamentalismo americano de seu contexto. Para isso, quatro passos são seguidos: primeiro, é argumentado que as histórias em quadrinhos são formas legítimas de arte, a partir de um argumento filosófico que usa o conceito de semelhanças de família de Ludwig Wittgenstein; em segundo lugar, são apresentados alguns exemplos de HQs que conversam de forma crítica com a cultura, sobretudo em temas como política, racismo e ética; em terceiro lugar, será investigada a HQ X-Men: Deus ama, o homem mata, considerada uma crítica ao fundamentalismo e à direita cristã que aparecem no final do século XIX e início do século XX e se desenvolve neste século como um movimento político que vai além das discussões teológicas de sua origem; por fim, é considerada a relevância da crítica da HQ nos dias de hoje, visto que o fundamentalismo continua influente no meio cristão. - DissertaçãoAlforrias e resistências: uma análise da luta pela liberdade na documentação do século XIX de Paracatu – MGOuteiro, Daniel da Silva (2024-02-26)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O principal objetivo dessa pesquisa é discutir o modo pelo qual a liberdade era concebida por escravizados e senhores, como ela era oferecida, reivindicada, conquistada ou negociada, inscrita nas leis ou praticada por autoridades coloniais, em Paracatu, durante o século XIX. É comum pensar que escravizados e senhores não possuem uma ligação direta, ou seja, que havia um distanciamento entre senhores e escravizados, mas o que se tem descoberto, por pesquisadores como Carlos Eduardo Moreira Araújo, Luiz Alberto Couceiro, Emília Viotti Costa, Manolo Florentino, Kátia de Queirós Mattoso, Eduardo França Paiva, Ângela Porto, Cristiany Miranda Rocha, é que a relação entre senhores e escravos era muito mais íntima, no sentido de existir muito mais interação entre os dois do que é proposto pela historiografia tradicional. Para essa análise foi realizada uma contextualização histórica, também foram analisados alguns casos envolvendo senhores e escravizados e por fim uma análise de 185 cartas de alforrias da região de Paracatu-MG. - DissertaçãoEnsaio sobre a paisagem americana: uma investigação visual sobre a obra de Thomas ColeFerraz, Karen de Azevedo Jordão (2025-02-26)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Thomas Cole (1801-1848) retrata em suas telas a busca pelo pitoresco; suas pinturas de paisagens trouxeram um ponto luz em plena Revolução Industrial. Como imigrante inglês, adverso da realidade europeia, as “terras novas americanas” seriam o berço da inspiração de um novo estilo de pintura legitimada dos olhos, da mão e paleta do artista. Foi considerado o fundador da Escola do Rio Hudson (Hudson River School), uma escola de pintura que deu início ao primeiro movimento genuinamente americano na pintura natural de paisagem, caracterizada pelo Sublime e influenciada pelo Romantismo, um dos estilos proeminentes da Europa no início do século XIX. Cole vivenciou transformações econômicas significativas na América que seriam cruciais para o êxito de seu trabalho. A abertura do canal de Erie na cidade de Nova York, a expansão das construções de ferrovias, bem como os avanços da indústria de forma rápida e desenfreada pelo país, trouxeram preocupações ao artista, as quais, foram expressas de forma oficial. Publicou em 1836 o artigo: “Ensaio sobre a Paisagem Americana”1, com a intenção de defender a necessidade de cultivar o gosto pela paisagem como manifestação divina, alertando os seus leitores sobre a destruição da natureza em nome do progresso. Esse trabalho apresenta uma abordagem historiográfica do artista, sua formação pictórica e análise visual de suas obras à luz de uma vertente cristã, servindo dos estudos de Donis A. Dondis (1924-1984) e Erwin Panofsky (1872-1968). Essa pesquisa visa correlacionar o “Ensaio” de Cole com algumas de suas obras, contribuindo de forma visual e reflexiva que suas pinturas vão além da mimese, ou de uma simples cópia da realidade, elas possuem um propósito, com mensagens morais, inspiradas no poder restaurador da Criação. - DissertaçãoExpressões culturais e artísticas em contexto escolar: um estudo de caso na Escola Municipal Francisco Meireles, na sede da Missão Evangélica Caiuá, em Dourados/MSCastro , Emma Erben de (2023-08-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho investiga as expressões culturais e artísticas em contexto escolar, com a intenção de perceber a maneira como a escola aborda estas características nas propostas pedagógicas em que a população escolar é indígena quase em sua totali dade. Os educandos são provenientes das três etnias principais que se encontram na RID – Reserva Indígena de Dourados/MS: Terena, Guarani e Kaiwá. Por meio de uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso na Escola Municipal Francisco Meireles, em Dourados. A metodologia aplicada incluiu entrevistas com questões abertas a 8 (oito) professores e um formulário com questões fechadas a 12 (doze) professores da escola, além da observação, consulta de documentos, publicações impressas, virtuais e fotografias. Os resultados evidenciam que atualmente há uma tímida ação intencional voltada a fortalecer os valores culturais e artísticos étnicos, com exceção de programações comemorativas pelo Dia dos Povos Indígenas, além de revelar que em épocas passadas já houve ações maiores neste sentido. A ausên cia do ensino da língua materna, oral e escrita, é uma grande lacuna apontada pelos entrevistados. Esta dissertação contribui no campo dos estudos culturais, artísticos e educacionais, pois propõe uma reflexão sobre a necessidade de encontrar mecanis mos que facilitem maiores espaços curriculares e ambientes físicos para a realização de projetos que incentivem iniciativas coletivas para a revitalização de manifestações culturais e artísticas como também a afirmação identitária das novas gerações, sem deixar de considerar a adaptação ao mundo contemporâneo e às novas tecnologias e a possibilidade de transitar com ousadia no mundo globalizado. - DissertaçãoJornalismo do broadcasting ao streaming: caso globoplaIsern, Laura Hernandez (2021-08-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente projeto pretende analisar, através de levantamento bibliográfico e pesquisa qualitativa, as mudanças estruturais de formato e linguagem nas produções jornalísticas audiovisuais produzidas exclusivamente para o streaming, usando como recorte de estudo o caso Globoplay. Para isso, será analisado como era pensado e executado o jornalismo para a televisão aberta da empresa - no formato broadcast - e como está sendo feito agora, através do formato documental, para o streaming. Dentro deste contexto de digitalização e “passagem” do jornalismo para o universo on demand - onde o espectador escolhe onde e como consumir o conteúdo - é possível observar novas produções que carregam a herança do jornalismo no formato broadcast, conhecido como tradicional - dentro do padrão Globo - porém com uma roupagem mais cinematográfica. Ou seja, em contraponto ao que vemos todos os dias nos telejornais, essas produções trazem técnicas e cuidados estéticos da linguagem documental, promovendo um diálogo cada vez maior entre o jornalismo e o cinema. - DissertaçãoA música coral cristã e seus conceitos históricos a partir da obra Os Céus Proclamam do Maestro Rev. João Wilson FaustiniReis, Natalia Macedo Guimarães dos (2021-01-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This study aims to point out the techincal and historical-cultural contributions of the work carried out by the Maestro Rev. João Wilson Faustini, by means of choral music, especially in evangelical churches with a reformed tradition, based on his work “The Heavens Proclaim”. In addition to the religious and liturgical objective, the conductor has intended by means of this collection, to disseminate and facilitate access to a repertoire, which in our culture, is not as well known and / or appreciated - the erudite (classical) music. In Brazil, this kind of music is not part of mass communication and media programs, which limits the access of a large part of the population to these works, of various styles and periods of history. “The Heavens Proclaim” work has contributed for a first contact from a large number of people to the songs of great classical composers from the world music scope. It cooperates with individual evolution, expanding their knowledge and feelings, besides providing a historical, social and cultural enrichment, both individuallly and as for the community where they have been placed