Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis
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Navegando Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis por Orientador "Brasil, Luciana Tombi"
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- TCCCenografia e arquitetura: diálogosReis, Pedro Henrique Bergi (2021-06)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Dividida em três atos, esta monografia consiste no estudo das relações entre Cenografia e Arquitetura a partir de um ponto focal. Paisagem, Corpo e Luz são os temas que dão ignição ao diálogo proposto. A cada temática proposta, são realizadas aproximações através da História da Arquitetura, da Arte, da Moda, do Teatro, dos espetáculos e Shows, a fim de revelar caminhos para a realização do Projeto de Arquitetura - estruturado a partir da reflexão crítica amparada no campo dos conceitos, e na interlocução com a Teoria. - TCCComplexo de convívio social no Glicério: uma arquitetura inclusivaMobrizi, Mariana Teshima (2024-12-02)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A qualidade do espaço público de uma cidade, é o que determina a possibilidade de integração social entre os indivíduos, intervém no quanto as pessoas caminham ou deixam de caminhar e atinge diretamente na qualidade de vida dos cidadãos. Esta pesquisa propõe uma investigação acerca do caminhar na cidade contemporânea, buscando compreender, através da história, a transformação do espaço público e o surgimento da insegurança ao vivenciar a cidade. Diante disso, é pensado em como é possível através da arquitetura, incentivar o uso do espaço público e contribuir para a sensação de segurança local. Para isso, o recorte territorial escolhido é o do Quartel Tabatinguera, localizado na cidade de São Paulo, também conhecido como o 2° Batalhão de Guardas, que apesar de sua importância histórica, atualmente, encontra-se em total abandono. O projeto propõe a revitalização da edificação tombada do quartel e a transformação dos espaços ociosos e degradados que o cercam, visando qualificá-los para se tornar um ambiente de permanência por meio da construção de equipamentos públicos voltados para entretenimento, esporte e lazer, tendo como resultado, um complexo de convívio social. - TCCCorpo e movimento: espaço de apoio às atividades escolaresCampiteli, Mayra Bertoldi Trujillo (2024-12-02)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta pesquisa visa refletir sobre como um espaço que promova a educação de forma aberta, criativa e lúdica no bairro da Lapa, Zona Oeste de São Paulo, pode fomentar a integração com as escolas locais e desenvolver socioemocionalmente as crianças, priorizando a aprendizagem significativa e o protagonismo dos estudantes em seu processo de formação. Compreensão do Local A compreensão da história do bairro, sua relação com a educação ao longo dos anos e sua demanda atual será fundamental para a proposta de um espaço de apoio às atividades escolares. Proposta do Espaço O espaço proposto visa promover trocas de conhecimento, experiências e afeto, oferecendo acesso à educação por meio do brincar e da arquitetura. - TCCDeriva: a dimensão fabuladora do projetoMartins, Fernanda de Souza (2021-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Uma nova tipologia de edifícios passa a ocupar os morros da cidade de Pouso Alegre, interceptando as visuais de importantes ícones municipais e alterando de forma significativa as ondulações topográficas típicas da paisagem sul mineira. - TCCDeriva: a dimensão fabuladora do projetoMartins, Fernanda de Souza (2021-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Uma nova tipologia de edifícios passa a ocupar os morros da cidade de Pouso Alegre, interceptando as visuais de importantes ícones municipais e alterando de forma significativa as ondulações topográficas típicas da paisagem sul mineira.