Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis por Orientador "Almeida, Apoena Amaral e"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCParque Santo Amaro: um parque do século XXIAlmeida, Maria Eduarda Borges Pereira de (2024-06-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
"Este trabalho explora a relação entre cidade e paisagem natural, focando nas fronteiras que as separam. Propomos um ensaio projetual de um parque público para reaproximar a população paulistana à natureza. Os parques públicos desempenham papel fundamental nas cidades, diante da crise ambiental e frustrações urbanas. O título faz referência ao Parc de La Villette (1979), questionando se representa as necessidades contemporâneas. O projeto foca no bairro de Santo Amaro, São Paulo, especificamente na fronteira com o Rio Pinheiros, onde falta áreas verdes de qualidade. Busca-se uma relação harmoniosa com a natureza, proporcionando espaços públicos saudáveis. O projeto redefine espaços abandonados para abrigar paisagens naturais recuperadas, agenciamentos programáticos e intervenções na mobilidade. Propõe-se uma nova lógica de articulação entre cidade e natureza. O trabalho está estruturado em quatro capítulos: 1. Rio Pinheiros e seu entorno. 2. Análise do território de ação (Santo Amaro). 3. Fundamentação teórica sobre parques urbanos. 4. Projeto final." - TCCPUBA - Polo urbano brasileiro de alimentaçãoCosta, Ilana Neri (2024-12-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho final de graduação apresenta um projeto de um centro de apoio aos comerciantes de alimentos da região do centro de São Paulo, mais especificamente no entorno do Mercado Municipal de São Paulo e do Mercado Pátio do Pari, abrangendo a divisa das subprefeituras da Sé e do Brás, às margens do Rio Tamanduateí. A escolha do tema e da área de estudo originou-se de um interesse pessoal em aprofundar a pesquisa sobre o potencial do polo de comércio da região mencionada e extrapolá-lo, sugerindo a criação de um núcleo não apenas relevante de atacado e varejo, mas sim estruturar um centro de suporte e incentivo a esses trabalhadores. Além disso, propõe uma solução urbana para uma área extremamente degradada e lesionada pela larga Avenida do Estado, que enforca as margens do rio e divide, tal qual uma grande cicatriz, as duas subprefeituras. Para se aprofundar na problemática, o trabalho aborda, inicialmente, a cultura alimentar no Brasil, seus meios de produção agressivos e possíveis alternativas ecológicas e éticas, além de sua forte expressão por meio das feiras livres tipicamente brasileiras. Em seguida, aborda-se a região estudada, seu histórico de formação e transformação morfológica e cultural ao longo dos séculos, em especial, o negligenciado papel da várzea do Rio Tamanduateí nesse processo. A partir disso, o trabalho discorre sobre grandes ícones de comércio, além da própria zona cerealista: o Mercado Municipal de São Paulo e o Mercado Pátio do Pari; ambos compõem o cenário não apenas arquitetônico da região, mas também o panorama cultural, em torno do qual a alimentação paulistana se consolidou. - TCCSomando sabores: a inserção da mulher periférica no meio urbano"Furegati, Manuela Corrêa Riça (2024-12-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O presente trabalho investiga as condições de vida nas periferias de São Paulo, ressaltando principalmente a situação das mulheres que moram em favelas. A partir dessa temática, inicia-se uma discussão sobre a urgência e necessidade da inserção da mulher periférica no meio urbano, destacando o alimento como fator de empoderamento para elas. O projeto tem como objetivo ressaltar a realidade dessas mulheres periféricas, uma temática que vem ganhando visibilidade crescente, embora seja uma questão que já existe há bastante tempo. Além disso, o conjunto projetual proposto visa requalificar a área e fornecer um equipamento público de qualidade a todos os moradores da região.