Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
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- DissertaçãoAdaptação da versão brasileira do inventário de comportamentos autísticos para o português de AngolaFilipe, Beatriz Tomas da Cruz (2012-08-27)
Psicologia
Introdução: O autismo é um distúrbio do desenvolvimento com designação genérica de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), de acordo com os critérios da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-IV). As causas são múltiplas, o que motiva a investigação em diversas áreas do conhecimento. O transtorno tem em sua origem uma patogênese neurobiológica com causas ambientais, genéticas ou com a integração de ambas. As manifestações são anormalidades qualitativas e quantitativas que afetam as áreas da interação social, comunicacional e comportamental. A literatura atual tende a designá-las como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). No Brasil existem 4 escalas de triagem para TGD traduzidas e validadas, enquanto que em Angola tais instrumentos inexistem. Objetivos: Realizar a adaptação cultural do Inventário de Comportamentos Autísticos (ICA) de Marteleto e Pedremônico (2005) para a população de Angola; avaliar a aplicabilidade da escala adaptada em alunos com necessidades educacionais especiais em Angola; estimar a frequência da sintomalogia dos comportamentos autísticos segundo algumas variáveis biológicas e sociodemográficas nesses alunos. Métodos: A adaptação transcultural levou em consideração a avaliação de equivalência conceitual, a semântica e a operacionalidade em relação ao contexto cultural e estilo de vida da população alvo da pesquisa. Resultados e conclusão: a adaptação cultural do ICA-BR para o ICA-Angola foi facilmente realizada com alta taxa de equivalência geral no pré-teste, de 80%; a aplicação da escala ICA-Angola na população alvo revelou-se factível com possibilidade de treinamento de outros profissionais; os alunos com deficiência intelectual investigados revelaram altas pontuações no ICA-Angola; será necessária a ampliação da amostra e a confirmação do diagnóstico de Transtornos do Espectro do Autismo para melhor avaliação dos resultados. - TeseAgrupamentos de características clínicas e sociodemográficas de alunos com o Transtorno do Espectro AutistaPontes, Alessandra Nascimento (2022-05-03)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Nos diversos registros dos sistemas educacionais brasileiros um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais prevalentes é o Transtorno do Espectro Autista. A constituição de bancos de dados informatizados com características clínicas, do perfil escolar e indicadores sociodemográficos podem produzir resultados que rapidamente traçam o perfil destes alunos, o que resulta desde melhores cuidados de saúde e intervenções pedagógicas até subsídios para os gestores educacionais. Na rede municipal de educação do município de Embu das Artes, São Paulo, entre outubro de 2017 e fevereiro de 2020, foram avaliados 140 alunos matriculados, dos quais 129 apresentavam TEA (92%). Para tanto, foram utilizados protocolos clínicos padronizados, que geraram um banco de dados com duas centenas de variáveis utilizando o software Orange Data Mining e a linguagem de programação Python o banco foi organizado para extrair informações com os objetivos de identificar as características clínicas e comportamentais dos alunos, investigar o possível comprometimento maior das alunas e investigar possibilidade de melhor prognóstico para alunos diagnosticados até 3 anos de idade. Conclui-se que os alunos eram preferentemente do sexo masculino (80%), com idade entre 6 e 10 anos, tiveram a condição identificada precocemente, com diagnóstico antes dos 5 anos de idade em 88% da amostra. Praticamente todas as famílias pertenciam às classes sociais C, D e E. O histórico gestacional mostrou número de intercorrências maior do que o esperado, sendo que algumas, com possível dano ao Sistema Nervoso Central (54%), e, entre elas, a prematuridade foi mais prevalente (44%). Os alunos foram classificados nos 3 níveis de gravidade, no nível 3, que exige muito apoio substancial, encontram-se 41% dos alunos. Especificadores mostraram que 55% dos alunos apresentavam deficiência intelectual, 73%, comprometimento da linguagem e 27% comorbidades, sendo a mais frequente, a epilepsia. Por esta e outras indicações, 20% dos alunos utilizam ou utilizaram em alguma fase da vida, medicamentos de uso controlado. Além disso, os alunos apresentaram pontuações expressivas no Inventário de Comportamentos Autísticos com mediana de 80 pontos na pontuação total, sendo que os domínios Relacionamento e Pessoal Social foram os que mais pontuaram. Entre os 129 alunos com autismo, 27 eram meninas. A procura de um fenótipo específico não foi encontrada e esse perfil, aparentemente é o que se espera quando a razão sexual é de 4:1, como evidenciado nesta amostra, tornando possível viés de diagnóstico contra o sexo feminino. O diagnóstico de autismo até 3 anos de idade ocorreu em 61 alunos (47,2%). Entre eles, foi possível observar menores pontuações no Inventário de Comportamentos Autísticos. Dessa forma, podemos supor que o diagnóstico precoce tenha favorecido estes alunos, ao apresentarem menor número de problemas comportamentais. - DissertaçãoAlguns significados para mães de filhos com síndrome de DownFreitas, Denise Esper de (2008-08-28)
Psicologia
How to Know and analyze the meaning of motherhood for mothers of children with Down Syndrome, was the original question of this research. From this enquiry about the perception of these mothers, the research focused on the understanding, trying to check what the challenges faced and how they deal with the situation after the birth of a child with Down Syndrome. Ten questions were asked for mothers of individuals with Down syndrome from APAE of the city of Jaguariúna, Brazil, investigated during the second half of 2007 and first half of 2008. The sample was stratified by age, 05 women with less than 35 years and 05 women over 35 years of age. After, 2 mothers were selected, by deliberate choice, of the 10 that started the program, being one of them illiterate and another with a higher level. It was made a semi-open interview with them, seeking to know the motivations of motherhood, the knowledge of the risk involved and the meaning of having a child with Down Syndrome, finally, to obtain data from first day of the pregnancy until the present day. The results of questions held to the 10 mothers were aware of the risks of gestational and concern about the possibility of the child born disabled, but low number of planned pregnancies, high emotional impact of the diagnosis at birth for most mothers, almost all relate heavy load Working in the care of disabled child; professional support involved, but uncoordinated actions of health in both the public and the private sector; few mothers said that the choice of motherhood was due to take place as a women but almost all women ,however, said that they feel satisfied with motherhood even a disabled child. About the 2 mothers with drastic financial gap and education, to realize that despite all the difficulties of illiterate mother seems to be a better acceptance and adaptation of the child deficient in both subjective afield as the family and social environment in which they live. Is clear to see, in relation to the mother of the best social level a bigger suffering to live with the disabled child, observation corroborated by other similar searches in our area. Finally our results also agree with the view according to with what is today called the maternal instinct, is a feeling more prone to social aspects, psychological and cultural, than the biological determinants. - DissertaçãoAlunos com deficiência intelectual na rede municipal de ensino de Embu das Artes - São Paulo: estudo documentalSantos, Ana Paula dos (2021-08-25)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Essa investigação de natureza descritiva, retrospectiva e documental, descreve as características gerais da educação especial da rede municipal de ensino de Embu das Artes e dos alunos com deficiência intelectual (DI) em particular. Através de informações disponíveis no âmbito da Secretaria Municipal, do Núcleo de Educação Especial e da consulta aos prontuários dos alunos foi possível identificar 115 estudantes com deficiência intelectual, matriculados em 2020. Em relação a esses alunos descrevem-se algumas variáveis como gênero; idade, ano de matrícula e causas da deficiência intelectual. Os resultados revelaram que a Secretaria de Educação está aparelhada para a gestão desses alunos, através de estrutura administrativa adequada. É necessário adotar estratégias para incrementar a identificação de alunos com Deficiência intelectual (DI) assim como uniformizar o preenchimento de documentos e da ficha de matrícula. É recomendável adotar um sistema de monitoragem para garantir a completude dos documentos. O estudo deverá contribuir também para organização dos documentos e acolhimento no processo de matrícula dos estudantes. - DissertaçãoAlunos com transtorno do espectro autista durante o isolamento pela pandemia da COVID-19: impacto nas características clínicas e cuidados gerais de saúdeCoelho, Keila Cristina Leme dos Santos (2022-06-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
As medidas de isolamento social impostas pela pandemia da COVID-19, têm revelado impactos significativos nas condições gerais de saúde tanto individuais como coletivos. Forte evidência na literatura em pesquisas realizadas em diferentes países com pessoas com TEA, mostraram maior risco e tendência para agravar os problemas comportamentais e de saúde mental. O objetivo dessa pesquisa foi o de verificar o impacto do isolamento social, entre março de 2020 a junho de 2021, nas características gerais de saúde e de manifestações comportamentais em 60 escolares matriculados em uma rede municipal pública de ensino. A análise de um banco de dados, obtido em avaliações presenciais, entre novembro de 2017 e fevereiro de 2020 e das respostas obtidas pela aplicação presencial de um questionário estruturado a pais ou responsáveis, entre setembro de 2021 e março de 2022, possibilitando obter as seguintes conclusões: no perfil clínico foi evidenciado o comprometimento de comunicação deste grupo. As famílias mostraram-se bem informadas quanto aos diversos aspectos da infecção da COVID 19 e medidas preventivas a serem adotadas; ocorreu aumento nos prejuízos comportamentais neste período pandêmico apontado por 42% dos pais, com destaque para os problemas relacionados ao sono. Esse momento também foi muito estressante para os alunos com TEA, que tiveram dificuldades de acesso as terapias de saúde e apesar 60 % de apresentarem sintomas de infecção não houve avaliação por testes específicos. Os alunos mais comprometidos (graus moderado e grave) apresentaram maior piora nos sintomas e mais dificuldades para acesso a atendimentos e intervenções. - DissertaçãoAplicação da escala de desenvolvimento motor de Rosa Neto em crianças com Transtorno do Espectro Autista: um estudo exploratórioGusman, Silvia (2017-08-17)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Introduction and Objectives: Evidence is added that motor development disorders impact the social functioning of individuals with Autism Spectrum Disorder. Systematic studies on the subject are scarce. The aimed of this cross-sectional exploratory-descriptive study with convenience sample were (1) to apply the Rosa Neto Motor Development Scale - EDM in children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD); (2) Evaluate fine motor, global motor, balance, body scheme, spatial and temporal organization and laterality in each child of the sample; (3) To test the applicability of the scale comparing the application among children with ASD and children with typical development; (4) Test the hypothesis of applicability of the Motor Development Scale by investigating the reliability between two evaluators. Method: The sample consisted of 10 children with typical development and 10 children diagnosed with ASD, between 6 and 8 years old, male and children with verbal ASD, without intellectual disability and without comorbidities. The evaluation of each child was performed in two moments with interval of at least 1 week, and applied by 2 evaluators. Results: It was possible to identify that children with typical development of the sample are within the normative average of the normal motor development index, and the correlation between the results of the motor areas by 2 evaluators was high, between 0.7 and 0.9 for all measures, except for balance that was of intermediate value, 0.51. Children with ASD are below the normative average motor development index for Brazilian children. There was no difference between the 2 evaluators for all motor profile measurements. The correlations between both were positive. The values were: fine motor: (0,24); global motor: (0,22); balance: (0,40); body scheme / speed: (0,72); spatial organization: (0,63); language / temporal organization: (0,43). Conclusion: The Rosa Neto Motor Development Scale can be applied by different professionals, in different contexts, both in typical children and in children with Autistic Spectrum Disorder, once the applicator training is done. - DissertaçãoO atendimento educacional especializado nas escolas municipais de educação infantil em São PauloSá, Maria Rachel Compatangelo Fernandes de (2018-07-30)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O município de São Paulo instituiu, em outubro de 2016, a Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objetivo de assegurar o acesso, permanência, participação plena e aprendizagem dos alunos em atendimento educacional especializado nas unidades educacionais. Esta pesquisa, diante da nova política de educação especial, teve por objetivo analisar o atendimento educacional especializado em escolas municipais de educação infantil, utilizando-se de método transversal de pesquisa com abordagem qualitativa de caráter descritivo-analítico. A coleta de dados do estudo foi dividida em: (a) entrevista semiestruturada realizada com dois coordenadores de um Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão, bem como com professora de atendimento educacional especializado responsável pela sala de recursos multifuncionais instalada em uma escola municipal de educação infantil; (b) questionários online, feitos com professores que atuam com crianças em atendimento educacional especializado nas escolas municipais de educação infantil; e (c) identificação da demanda de alunos público-alvo de educação especial atendidos nas escolas municipais de educação infantil de uma Diretoria Regional de Educação. A análise dos dados indicou que, apesar da nova política de educação especial disponibilizar três diferentes modalidades de atendimento educacional especializado (contraturno, colaborativo e itinerante), nas escolas municipais de educação infantil a modalidade mais praticada é a itinerante, em que o professor regente da classe comum realiza o atendimento educacional especializado. Constatou-se, ainda, grande dificuldade do profissional responsável pelo atendimento itinerante nas escolas em atuar de maneira colaborativa com o professor de sala regular, auxiliando-o a desenvolver estratégias e recursos pedagógicos. - DissertaçãoAvaliação do desempenho funcional de crianças com Mielomeningocele, através da aplicação do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI)Pereira, Daniele Giovannetti (2014-03-03)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: no manejo clínico dos indivíduos acometidos por meningomielocele-MMC- é crucial a existência de protocolos de avaliação padronizados que possam tanto avaliar o grau de acometimento funcional quando o paciente chega ao atendimento, quanto a avaliação dos ganhos adquiridos durante as intervenções. O presente trabalho pretende sistematizar a avaliação do desempenho funcional de crianças com MMC através da aplicação do inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI). Objetivos: traçar o perfil funcional de crianças com mielomeningocele lombar alto (Q05-1) e lombar baixo (Q05-2); descrever o perfil das crianças com mielomeningocele nas habilidades funcionais da PEDI, organizadas em 3 áreas, Auto-Cuidado, Mobilidade e Função Social; comparar crianças Q05-1 com Q05-2 em função dos domínios da PEDI; correlacionar os domínios da PEDI em crianças com mielomeningocele. Método: no período de janeiro de 2011 a abril de 2013 foram atendidas 73 crianças para consultas, terapias e orientações. Em 30 casos foi aplicado o instrumento PEDI por meio de entrevista estruturada, aplicada ao cuidador da criança. A entrevista, realizada sem a presença da criança, durava em media 45 minutos e era agendada no setor de terapia ocupacional em horário de maior conveniência para o responsável. Os critérios de exclusão foram níveis diferentes de lesão estabelecidos, faixa etária superior a estabelecida anteriormente e cuidadores que não tinham condições de fornecer informações corretas sobre o dia-dia da criança. Todos os casos foram avaliados na Unidade Mooca da AACD de São Paulo. Foram realizadas análises de frequência com base nos escores padronizados por idade, correlações parciais entre os domínios do PEDI, Teste t de medidas pareadas para análise de diferenças entre os domínios e Análise de Covariância (ANCOVA) entre os grupos. Utilizou-se o software IBM SPSS versão 20.0 para as análises estatísticas, com nível de significância de 5%. Resultados e conclusão: a) as crianças com mielomeningocele apresentaram maior comprometimento nas áreas de Mobilidade, seguida por Auto-Cuidado e melhor desempenho na área de Função Social nas quais estão incluídas habilidades cognitivo-comportamentais; b) na área de autocuidado as habilidades de maior prejuízo estão relacionadas a tarefas de uso de toalete e controle dos esfíncteres. Já na mobilidade as maiores dificuldades se relacionam a transferência no chuveiro, no vaso sanitário e no carro. Na Função Social, área de menor prejuízo funcional, as dificuldades estão basicamente relacionadas a funções de auto-proteção; c) não foram verificadas correlações entre os diferentes domínios, indicando que autocuidado, mobilidade e função social são habilidades distintas, sendo que não há um fator comum no desempenho entre elas. Desta forma, pode-se inferir que não são áreas relacionadas neste grupo de crianças. Também foram verificadas diferenças entre o tipo de mielomeningocele, com maior prejuízo funcional no grupo do tipo Lombar Alto quando comparadas ao tipo Lombar Baixo. Embora as análises intra-grupos revelaram um perfil semelhante entre os grupos, o primeiro apresentou mais prejuízos em todas as áreas quando comparado ao segundo. - DissertaçãoCefalometria em crianças e adolescentes com história de exposição ao álcool durante a gestaçãoVieira, Stella Maria Coda Pinto Alves Campos (2007-09-13)
Psicologia
Alcohol consumption during pregnancy is associated with a wide range of effects on birth, from which fetal alcohol syndrome is considered to lead to the most severe phenotypes. The teratogenic effects of alcohol on the human growth represent a spectrum of features on facial anomalies, growth deficiency at intrauterine into postnatal period, attention deficits and poor academic achievements. The aim of the present investigation was to study cephalometry as a diagnostic tool concerning craniofacial disorders in children and adolescents with confirmed mothers' alcohol intake history during the pre natal period. The specific objective was to analyse McNamara and Björk-Jarabak craniofacial parameters of ten children and adolescents who were exposed to alcohol during their mothers' pregnancy. The age of the subjects ranged from 11 to 18 years old, 5 were female. It was measured linear and angular variables compared to previous standards as descrived by McNamara and Björk-Jarabak. For this purpose, five linear measures and four angular parameters were taken into account in order to better describe craniofacial growth changes: maxilla length, mandibular length, anterior facial height, anterior cranial base, posterior cranial base, saddle angle, articular angle, gonial angle, upper gonial angle. Posterior cranial base, anterior facial height, mandibular size and tegumentary profile parameters were analysed as a whole in order to undertake global craniofacial development. The study showed that ten children and adolescents who were exposed to alcohol during their mothers' pregnancy were associated with linear measurements changes relative to posterior cranial base (p=0.01), mandibular size (p= 0.0009), face height (p= 0.01) and upper gonial angle (p= 0.01). - DissertaçãoComorbidades em escolares com Transtorno do Espectro Autista (TEA)Magalhães, Cynthia Mazzoni (2019-10-25)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
The search was conducted in partnership with the municipal school system of the municipality of Embú das Artes of the São Paulo Metropolitan Region to compare and identify environmental factors in the perinatal occurrences of 115 students, in a total of 140, with the diagnosis of Disorder. Autistic Spectrum (TEA), characterizing the sample of the cases and 218 students, belonging to the same schools of the cases and without age difference between them. The methodological approach of the research is quantitative and qualitative, using basic clinical instruments to interview the parents or guardians of the students in the children's own schools. The method and procedures adopted allowed the fulfillment of the objectives of this work, providing the following conclusions: 1) the identification and age percentage is appropriate for the diagnosis of students with ASD; 2) in almost all cases the diagnosis is made by the municipal public health system; 3) the clinical profile of students with ASD showed that more than half are significantly compromised and deserving much support in daily life activities, at school and in society; 4) intellectual disability and language impairment reach more than half of the sample; 5) Regarding controls, students with ASD showed a higher number of perinatal complications, a greater number of events possibly damaging to the Central Nervous System and global development; 6) the effect of the parents' age was not evidenced in this sample; 7) comorbidities in the form of genetic syndromes and other conditions, such as epilepsy, were recorded in 21.7% of students with ASD; 8) Among the controls, there were several health and learning situations that deserve more adequate attention by the education / health system of the municipality. - DissertaçãoComorbidades em escolares com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo caso-controleMagalhães, Cynthia Mazzoni (2019-10-25)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A pesquisa foi realizada em parceria com a rede municipal de ensino do município de Embú das Artes da região metropolitana de São Paulo com objetivo de comparar e identificar os fatores ambientais nas ocorrências perinatais de 115 alunos, num total de 140, com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracterizando a amostra dos casos e 218 alunos, pertencentes às mesmas escolas dos casos e sem diferença de idade entre eles. A abordagem metodológica da pesquisa é quantitativa, tendo-se utilizado instrumentos clínicos básicos para entrevistar os pais ou responsáveis dos alunos nas próprias escolas das crianças. O método e os procedimentos adotados permitiram cumprir os objetivos deste trabalho, propiciando as seguintes conclusões: : 1) é apropriado o percentual de identificação e idade ao diagnóstico dos alunos com TEA; 2) em quase a totalidade dos casos o diagnóstico é feito pelo sistema de saúde público municipal; 3) o perfil clínico dos alunos com TEA mostrou que mais das metade são significativamente comprometidos merecendo muito apoio nas atividades de vida diária, na escola e na sociedade; 4) a deficiência intelectual e o comprometimento da linguagem atingem mais da metade da amostra; 5) em relação aos controles os alunos com TEA mostraram maior número de intercorrências perinatais, maior número de eventos possivelmente danosos para o Sistema Nervoso Central e o desenvolvimento global; 6) não foi evidenciado nesta amostra o efeito da idade dos progenitores; 7) comorbidades na forma de síndromes genéticas e outras afecções, como a epilepsia, foram registradas em 21,7% dos alunos com TEA; 8) entre os controles foram evidenciadas diversas situações de saúde e de aprendizagem que merecem atenção mais adequado pelo sistema educação/saúde do município. - DissertaçãoCompreensão auditiva e desempenho na leitura: um estudo com escolares do ensino fundamentalMavichian, Helen Cristina de Oliveira (2020-08-26)
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A linguagem faz parte do cotidiano do ser humano e possibilita a comunicação. Essa habilidade pode ser apreendida desde cedo e sem um ensino formal. A leitura é uma habilidade essencial para o sucesso acadêmico sendo a audição importante na aquisição de leitura e escrita, pois muitas vezes a dificuldade no aprendizado não está diretamente relacionada a alterações na identificação visual das letras, mas sim na decodificação. A aquisição da leitura proporciona a plena compreensão dos conteúdos aprendidos na escola. Diferente da linguagem oral, a linguagem escrita requer aprendizado formal. O sujeito necessita do desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, tais como percepção visual, coordenação visuomotora, vocabulário, compreensão, consciência fonológica, memória de trabalho além de um bom desenvolvimento da linguagem oral, para que o aprendizado da linguagem escrita e o processo de alfabetização sejam bem sucedidos. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a correlação das habilidades de compreensão auditiva em relação a leitura em estudantes do 1º ao 5º ano. Participaram do estudo 133 crianças de uma escola particular de São Paulo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de ambos os sexos. Foram aplicados os seguintes testes: Inventário de Leitura para o Ensino Fundamental I (ILEF-I) e Teste Token que avalia compreensão por meio de comandos verbais. Foram realizadas análises descritivas, teste de Mann-Whitney e análise de Kruskal-Wallis para verificar diferenças em função do, respectivamente, sexo e ano escolar no desempenho do TOKEN e ILEF. Por fim, análises de correlação foram realizadas para verificar as correlações entre o Token e o ILEF. Os resultados apresentados foram contraditórios, indicando que houve desenvolvimento da habilidade de compreensão auditiva e acurácia na leitura de textos, porém na leitura de palavras isoladas foi apresentado um padrão não linear. Além disso, houve maior número de correlações entre o TOKEN e o ILEF no 4º ano do EF I. - DissertaçãoDesenvolvimento e avaliação de um curso para agentes comunitários de saúde sobre o transtorno do espectro alcoólico fetalBakargi, Giselle Morais Lima (2018-02-08)
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O Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal descreve um conjunto de efeitos que podem ocorrer em um indivíduo que foi exposto ao álcool durante o seu desenvolvimento intrauterino. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver e avaliar uma capacitação breve, sobre o referido transtorno para profissionais do programa Estratégia Saúde da Família do município de Franca/SP e, para tanto, o método utilizado foi o experimental de intervenção. A relação à mudança de conhecimento foi avaliada por meio de um questionário de conhecimento específico, aplicado em dois momentos distintos: antes e imediatamente após o curso. Para verificar a aceitação do curso aplicou-se um questionário de satisfação. O curso foi de caráter presencial e teve a duração de três horas e trinta minutos, sendo ministrado à vinte e nove Agentes Comunitários de Saúde (83% do total de profissionais atuantes no município), os quais atendem 4.500 famílias. Os resultados indicaram que houve retenção estatisticamente significativa do conhecimento (Z= -4,014: p<0,001), a média de acertos inicial foi de 6,7 e a final 8,5. As pontuações mínimas alcançadas antes e após o curso foram de 3 e 7 pontos respectivamente. Quanto a qualificação dos participantes para identificar uma criança com a Síndrome Fetal Alcoólica, o caso mais grave do espectro, a porcentagem variou de 14% no primeiro momento, para 76% após a realização da capacitação. Em relação ao nível de satisfação da intervenção educativa 80% da amostra indicou os conceitos “Muito bom e Bom”. Portanto, houve melhora significativa do conhecimento sobre os efeitos fetais imediatos e tardios do álcool consumido na gestação entre os profissionais que fizerem a capacitação breve. Novas pesquisas devem ser realizadas para assegurar esses resultados, aplicando um follow-up na intenção de verificar a retenção do conteúdo a longo prazo. - DissertaçãoEducação especial: análise e caracterização das salas de recursos multifuncionais no ensino fundamental 1 no município de Aracruz- Espírito SantoCrescencio, Renato (2019-02-22)
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Introduction: National guidelines on inclusive education are well established in the official documents dealing with the subject. However, it is necessary for municipalities to develop strategies to meet this demand. The ESA may be offered by public education systems or specialized institutions, with the Multifunctional Resource Room (SRM), as a priority area equipped with equipment, furniture, didactic and pedagogical materials, for the ESA offer. Objective: Documentary analysis of the data related to the schooling of the target public students of Special Education and characterization of multifunctional resource rooms (SRM) of elementary education 1 of the public network in the city of Aracruz / Espirito Santo. Method: The first part of the paper focused on documentary and bibliographical research, based on the analysis of scientific articles, books, researches already done on the subject and collection of statistical data. The second was the field work characterized by a visit to 6 polo schools of the 24 existing in the municipality of Aracruz and analysis of the documentation folders of the 50 students. Sample: We analyzed documents of 50 students, selected from 154 elementary students 1, enrolled in the Multifunctional Resource Rooms (SRM) in the year 2017. Results: the proposal of specialized educational service in elementary education in the municipality of Aracruz no Espirito Santo is based on the guidelines of the Ministry of Education and current legislation. The documentation of the students enrolled allows to know the condition of the disability, but does not allow the teacher, to establish a link between the planning of teaching and the particularities of the student with a disability. AEE offered in SRM was considered to be relevant to the process of inclusion of students in school, the target audience of special education, although it presented some difficulties regarding its organization and functioning. Final considerations: The result presented in this study made it possible to identify that the inclusion policy in the municipality of Aracruz, through the multifunctional resources rooms, found in the municipal schools visited, is in the process of structuring and in the right direction. - TeseElaboração e validade de conteúdo de instrumento sobre conhecimento, práticas e atitudes sobre o Transtorno do Espectro Autista para profissionais da saúdeFarias, Thycia Maria Cerqueira de (2022-05-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Elaboração e validade de conteúdo de instrumento sobre conhecimento, práticas e atitudes sobre o transtorno do espectro autista para profissionais da saúde. O Transtorno do Espectro Autista, comumente designado como autismo, é um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais frequentes, apresenta heterogeneidade clínica e etiopatogênica e exige equipes interdisciplinares nas avaliações diagnósticas e nas intervenções terapêuticas. Há relação direta entre o prognóstico e a rapidez com a qual os indivíduos acometidos são identificados, por isto recomenda-se que o diagnóstico seja feito até os 3 anos de vida. Trata-se, portanto, de um problema de saúde pública complexo. A Organização Mundial de Saúde recomenda a elaboração e uso de instrumentos que possam, rapidamente, em diferentes contextos de serviços de saúde, levantar dados dobre o conhecimento, as atitudes e as práticas dos profissionais sobre determinado problema de saúde. Trata-se do KAP (A Guide to Developing Knowledge, Attitude and Practice Surveys - KAP/Conhecimento, Atitudes e Práticas/CAP). No Brasil, evidências revelam que os diversos agentes do Sistema Único de Saúde que lidam com o autismo apresentam deficiências nos diversos aspectos avaliados pelo KAP. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e buscar evidências de validade de conteúdo de um instrumento para pesquisar o Conhecimento, Práticas e Atitudes (CAP) dos profissionais de saúde em relação ao TEA. Foi desenvolvido um instrumento com 30 itens designado versão 1. A análise dos aspectos de clareza, objetividade e precisão do instrumento realizada por 5 juízes qualificados e escolhidos aleatoriamente, permitiu o estabelecimento do Coeficiente de Validade de Conteúdo, por juiz, em cada um dos 30 itens do instrumento e globalmente. Todos os coeficientes ficaram acima do limite inferior de 0,80, adotado para considerar como positiva a validade de conteúdo do instrumento. As sugestões apresentadas pelos juízes para tornar a redação dos itens melhor entendidas pelo público-alvo foram aceitas. A versão 2 foi utilizada um estudo piloto com 30 profissionais da saúde do município de Maceió, Alagoas, Brasil. Esses profissionais exerciam as funções em Unidades Básicas de Saúde e em Centros de Atenção Psicossociais-CAPS. Através de entrevista individual e presencial foi possível concluir que os itens do instrumento foram perfeitamente entendidos pelos 6 profissionais. Diante desses resultados sugerimos a versão 2 (CAP-TEA Profissionais da Saúde) como um Instrumento a ser utilizado no sistema público de saúde brasileiro, SUS, nas Unidades Básicas de Saúde e nos CAPS, como uma primeira abordagem para avaliar o conhecimento, atitudes e práticas sobre o TEA. Essa abordagem poderá contribuir na formulação de estratégias que poderão otimizar as atividades de diagnóstico e intervenção. A análise das respostas dos 30 profissionais aos itens do instrumento permite também concluir que programas de capacitação devem ser implementados entre esses profissionais visando melhorar o atendimento dos indivíduos e famílias com o TEA que são usuários do SUS brasileiro. - DissertaçãoEstereotipias motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista: estudo de uma amostraRampazo, Stéphanny Maria (2015-02-09)
Psicologia
The diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD) is oriented to people with losses in areas such as communication and social interaction and by the presence of repetitive stereotyped behaviors. It is a clinical diagnosis which follows standard protocols of indirect evaluation and clinical observation (direct evaluation) in order to track signals and symptoms within the 3 areas mentioned previously and having stereotyped behaviors as a clinical indicator of this evaluation. Amongst these indicators, motors stereotypes are usually observed in people with ASD, however, there are a few Brazilian researches that consider broad clinical diversity evaluation as well as its functions, once its tools and common scales explore partially this symptomatology. The objective of this study is to show the registered results of motors stereotypes of people with ASD and discuss about possible ways of stereotypes evaluation regarding its functions and presentation. The sample was built with 22 children (age varying from 3 to 12 years old) diagnosed by Unidade de Referência em Autismo Prof° Marcos Tomanik Mercadante Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo with ASD. The stereotype´s evaluations were based on direct and indirect behavior and tracking of ADS from data base tools: a) Brazilian version of The Behavior Problems Inventory-BPI-01; b) Brazilian version of Autism Behavior Checklist - ABC; c) Video register of Stereotypes Evaluation (RAEV). d) Experimental Functional Evaluation of Stereotype. A descriptive analysis was conducted on a case by case basis with non parametric tests and correlation with the used tools. The main conclusions of this study were: 1) the three methods of assessment, recorded the stereotypies in different relative proportions: 12 behaviors that indicate motor stereotypes at ABC were recorded in varying number of subjects in the sample (only one individual did not score), and the record of percentage relative to the total possible was 43.8%. All subjects scored at BPI-01 at least one of the 24 behaviors recorded, and the record of percentage out of the total possible was 67.4%. The direct evaluation was able to register 79 behaviors considered motor stereotypes, and therefore it was considered more effective than other methods; 2) the comparison between ABC and BPI-01 shows similar behaviors, but with slightly different questions, which led to different answers. These two questionnaires are easy to apply, the use of both is recommended because they are complementary to the registration of stereotypies. No difference was found when six similar ABC and BPI-01 records were compared; 3) You can identify the function of stereotyping for each individual from an experimental functional analysis with only a 30 minute session, divided into three situations with 10 minutes each: on demand situation (the children are requested to perform a task); attention situation (the child is praised when showing stereotypes); alone situation (free observation); 4) stereotyping may have multiple functions, i.e., stereotyped behavior can begin with a self-stimulation function, maintained by automatic reinforcement, but it can vary and serve other functions, such as obtaining social attention; 5) evaluating the function of stereotyping rather than the simple topographical record enables different, more detailed and meticulous interventions. - TeseEstresse e níveis de cortisol em mães de indivíduos com transtorno do espectro autistaGarcia, Aline Helen Corrêa (2018-08-16)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O presente estudo caso-controle foi baseado no pressuposto de que mães de filhos autistas poderiam mostrar, em relação à mães da população geral, mais indicadores de ansiedade e estresse com condizente perfil de produção de cortisol. Para testá-lo foram utilizados diversos instrumentos clássicos indicativos de ansiedade e estresse (PANAS: Positive And Negative Affect Schedule; BAI: Beck Anxiety Inventory; IDATE: Inventário de Ansiedade Traço-Estado; ISSL: Inventário de sintomas de estresse para adultos de Lipp; ASR: Adult Self-Report) e dosagens do cortisol salivar antes e após tarefas de indução do estresse agudo (TSST). Os resultados obtidos permitiram concluir que: Ansiedade Traço-Estado; ISSL: Inventário de sintomas de estresse para adultos de Lipp; ASR: Adult Self-Report) e dosagens do cortisol salivar antes e após tarefas de indução do estresse agudo (TSST). Os resultados obtidos permitiram concluir que: 1) o perfil de estresse e ansiedade foi similar nos 2 grupos de mães (casos e controles) em condições basais e após tarefas de indução de estresse; 2) imediatamente após a tarefa de indução de estresse os 2 grupos de mães mostraram aumento de sentimentos negativos e diminuição de sentimentos positivos sendo que após 20 minutos recuperaram os sentimentos positivos com efeito maior entre as mães caso; 3) a dosagem do cortisol basal das mães controle foi maior e as dosagens subsequentes seguiram o mesmo padrão do grupo casos; 4) os níveis do cortisol diferiram do esperado em relação à tarefa de estresse já que os maiores níveis foram atingidos na fase que deveria ser de recuperação; 5) A ativação emocional foi maior nas mães controles do que nas mães casos, corroborando com as maiores dosagens de cortisol nesse grupo; 6) As mães casos apresentaram níveis de cortisol basal e após a tarefa de estresse menores do que a das mães controles. 7) Mães casos e controles possuem condições socioeconômicas semelhantes, contudo o agravante de cuidar de uma criança com distúrbio do desenvolvimento, produz uma carga extra sobre as mães casos, levando a resiliência com menor reatividade a situações de estresse agudo, contribuindo para uma disfunção do eixo HHA, com diminuição dos níveis de cortisol salivar, antes e depois da tarefa de estresse. 8) outras variáveis precisam ser controladas, e um número amostral maior também é necessário para validação dos dados. - DissertaçãoEstudo da ocorrência das queixas de distúrbios do sono em crianças e adolescentes com deficiência visual: cegueira e baixa visãoFelippe, Maria Cristina Godoy Cruz (2006-08-24)
Psicologia
Esta pesquisa tem o objetivo de estudar os problemas e levantar dados referentes à ocorrência de queixas de distúrbios do sono em crianças e adolescentes com deficiência visual: cegueira e baixa visão, atendidos na Fundação Dorina Nowill para Cegos, na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo transversal baseado no método quantitativo, realizado por meio de levantamento de dados dos prontuários para caracterização da amostra e entrevistas estruturadas, junto às mães dos sujeitos, de acordo com a Escala de Distúrbios do Sono para Crianças de Bruni et al. (1996). Participaram do estudo 117 sujeitos, com idade variando de 6 a 16 anos, divididos em três grupos: indivíduos com deficiência visual com cegueira (N=28); indivíduos com baixa visão grave ou profunda (N=28); e sujeitos do grupo controle formado pelos irmãos videntes dos próprios sujeitos com deficiência visual (N=61). Os três grupos foram pareados para idade e sexo. Todos os participantes com deficiência visual freqüentam o ensino fundamental e mesmo nível sócio econômico, com renda mensal de até três salários mínimos. A deficiência visual é mais freqüentemente congênita. Todos os sujeitos com deficiência visual possuem em seu prontuário de atendimento, o relatório oftalmológico. Análise das questões da Escala de Distúrbios do Sono revelou, de modo geral, que os sujeitos do grupo de deficiência visual apresentam maiores índices de queixa com relação ao sono quando comparados aos controles para os seguintes aspectos: Iniciar e manter o sono; Transição sono/vigília e Sonolência excessiva. Na pontuação total da Escala o grupo de deficiência visual apresenta queixas de distúrbios do sono significativamente pior do que aqueles do grupo controle (p< 0,001). Análise dos 3 grupos separadamente indica que o grupo de baixa visão apresenta queixas de sono pior do que o grupo controle para os seguintes aspectos: Iniciar e manter o sono e Transição sono/vigília. Conclui-se que as queixas e os distúrbios de sono foram mais freqüentes na população com deficiência visual. Além do mais, o grupo de sujeitos com baixa visão relatou maior ocorrência de queixa de sono do que o grupo com cegueira. - DissertaçãoEstudo de uma amostra de 40 escolares do ensino infantil em atendimento educacional especializado no município de Mauá, São PauloTrindade, Telma Cristina dos Santos (2017-02-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introduction: National guidelines on inclusive education are well established in the official documents dealing with the subject in Brazil. This situation leads municipalities to develop local strategies to meet this demand. Objective: to evaluate the proposal of attendance educational specialized (AEE), in the city of Mauá, SP, among preschool children. Method: transversal descriptive documental study. The records of 40 students, chosen at random, among the 159 students enrolled in the multifunctional resource room (SRM) in the year 2015 were reviewed. For each student, the information was transposed from 11 documents that show the transit from the request of the registration by the teacher of the regular room until the SRM's departure. Results and Conclusion: the proposal of the attendance educational specialized (AEE) in preschool education in the municipality of Mauá in São Paulo is based on the guidelines of the Ministry of Education and the current legislation. The assisted population is based on the use of SRM. Specific results showed that: the schools of the municipal network that offer SRM are adequate for the number of students registered with some deficiency; there is significant underreporting in the prevalence of students with a disability. Underreporting can be well evidenced in Intellectual Disability and Autism Spectrum Disorder. The documentation of the students enrolled allows to know the condition of the disability but does not establish a link between the planning of the teaching and the particularities of the disabled student. The general routine of care must undergo some adjustments such as greater number of weekly hours in intervention; greater interaction between the teachers of the appeal room and the regular classroom as well as greater participation of the family and evaluation of intervention methods. In addition, teachers need to be empowered to use standardized procedures that better define students' cognitive and behavioral profile as well as the functionality and skills they possess. It is recommended that a computerized system Special Educat with friendly access ll´ be installed, hosted on the homepage of the Secretariat of Education of Mauá . - DissertaçãoEvidências de validade convergente para a versão em português da Autism Diagnostic Interview - Revised e o Inventário de Comportamentos Autísticos em uma amostra de crianças e adolescentes de São PauloSousa Filho, Daniel de (2014-02-06)
Psicologia
Introdução: Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) são transtornos do desenvolvimento caracterizados por prejuízos qualitativos na interação social recíproca, comunicação e linguagem e pela presença de padrões de comportamentos estereotipados, restritos e repetitivos e sua caracterização se faz a partir de critérios clínicos definidos e padronizados por classificações internacionais como as da CID ou DSM ou por instrumentos, principalmente as entrevistas, como a Autism Diagnostic Interview-Revised (ADI-R), instrumento considerado pela literatura padrão-ouro para diagnóstico de TEA e que recentemente foi traduzido e preliminarmente validado para o português brasileiro. Entretanto, tal processo ocorreu com uma amostra reduzida e numa região específica do Brasil, assim como outras evidências de validade do instrumento tais como validade convergente não foram exploradas. Objetivo: Investigar evidências de validade de convergente entre a versão brasileira da entrevista diagnóstica ADI-R e os instrumento de triagem Inventário de Comportamentos Autísticos (ICA). Método: Foram selecionados 20 pais e/ou cuidadores de 20 sujeitos a partir da Clínica de TEA da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Federal de São Paulo. Os sujeitos foram submetidos à avaliação clínica multidisciplinar médica e neuropsicológica a qual incluía a aplicação do ICA. Um outro avaliador, psiquiatra da Infância e Adolescência com experiência em TEA e habilitado a aplicar a ADI-R foi responsável pela aplicação e codificação da entrevista. Resultados: A idade dos sujeitos variou de 6 a 19 anos, com média de 10,1. Desses, 90% eram do sexo masculino. Os coeficientes de correlação de Pearson entre os 3 domínios da ADI-R (comunicação, interação social e comportamentos restritos) entre si e destes com o e os do ICA (escrever todos), foram moderados e altos, positivos e a maioria com significância estatística. Conclusões: Evidências de Validade Convergente foram encontradas, comparando-se a ADI-R com o ABC/ICA.