Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) por Orientador "Assis, Silvana Maria Blascovi de"
Agora exibindo 1 - 20 de 45
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA influência da prática de atividades físicas em jovens universitários com quadro de depressão: revisão integrativaMatoba, Paolla Satiko do Carmo (2023-06-14)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A depressão é um distúrbio afetivo caracterizado por alterações químicas no cérebro, manifestando-se por meio de tristeza, pessimismo e baixa autoestima. A pandemia de COVID 19 e o distanciamento social impactaram significativamente a saúde mental e o bem-estar dos jovens acadêmicos, aumentando o estresse e o risco potencial para o aparecimento de transtornos mentais. A prática de atividade física tem sido associada a melhores resultados na saúde mental, diante disso, este estudo tem como objetivo apresentar e discutir a literatura existente sobre a influência da atividade física na depressão em jovens universitários, no período da influência de pandemia do COVID-19. Foi realizada uma revisão integrativa, com artigos selecionados nas bases de dado Pubmed e Scielo, utilizando os descritores “COVID 19/Depression/Young University Students/Physical Activity” e “COVID 19/Depression/Physical Activity”. Foram encontrados 80 artigos que submetidos aos critérios de exclusão resultaram em 15 artigos para análise e discussão. A prática regular de atividade física desempenha um papel importante na redução dos sintomas de depressão entre universitários, em que a atividade física de intensidade moderada mostrou associação a uma menor incidência e gravidade da depressão. No entanto, é necessário considerar fatores de risco adicionais, como estilos de vida negativos e características individuais. A pandemia de COVID 19 teve um impacto significativo na atividade física e na saúde mental dos universitários, destacando a importância de adaptar as estratégias de promoção da atividade física e saúde mental. Embora alguns estudos não tenham encontrado evidências consistentes, no geral, os resultados evidenciam a prática de atividade física como uma abordagem relevante para a redução dos sintomas de depressão em jovens universitários. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem os mecanismos específicos pelos quais a atividade física afeta a depressão em universitários e desenvolvam abordagens inovadoras para promover a saúde mental nesse grupo. Ações preventivas e intervenções direcionadas são necessárias para apoiar os universitários na manutenção de uma boa saúde mental, especialmente durante períodos desafiadores, como a pandemia de COVID-19. - TeseAdaptação transcultural do MABC-2 e evidências de validade para o Transtorno do Espectro Autista na faixa etária de 11-16 anosQuintas , Ricardo Henrique Rossetti (2020-11-26)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Autistic Spectrum Disorder (ASD) is looking for persistent compromises in the ability to initiate and sustain reciprocal social interaction and social communication with the presence of restricted, repetitive and inflexible patterns and behavior. Initial studies already described the unusual movements in people with ASD, however, with the advancement of research it became evident that these motor deficits were related to their atypical development and despite that, a motor assessment of this population is still a great challenge. The aim of this study was to carry out the crosscultural adaptation to the Brazilian Portuguese language of the MABC-2 Band 03 scale (11 to 16 years old) by analyzing the evidence of validity in people with ASD, identifying as a need and proposing adaptations in the application process, describing and correlating the motor profile with your cognitive profile using this new version. Method: The study was divided into three stages, stage 01: translation and adaptation of band 03 of the MABC-2 scale for our culture; stage 02: pilot study, evaluation and analysis by the committee of judges of the difficulties in applying the scale (n = 10) and application of adaptation suggestions (n = 10) and stage 03: evaluation of 23 adolescents with a medical diagnosis of ASD and correlation with cognitive profile. Results and Discussion: The translation and adaptation of the scale was performed by finding agreement levels between judges> 90% being considered satisfactory, as well as the aspects of validity and reliability where the stability and equivalence indices were ≥90% considered excellent with internal consistency ≥0.81 almost perfect. The experts' analysis verified the need to adapt the scale evaluation processes. The results of the two groups evaluated in step 2 were compared, observing better results for the evaluated group with the proposed adaptations for the execution of the play and catch 02 tasks (p =, 046), balance 03 (p =, 046) and in the percentile of play and catch (p =, 029), Balance (p =, 042) and in the GP (p =, 043) demonstrating that these processes can be effective for evaluating this population. The description of the motor profile pointed to significant motor impairments in most of the evaluated group, with 52.17% classified in the red zone, 4.34% in the Amber zone, with risk of developing motor impairment and 42.47% in the green zone, which is indicative of significant motor 11 impairment. In addition, mean positive correlations were found between overall performance and IQ (r =, 335, p = 0.49). Conclusion: it is concluded that the MABC2 scale can be used in our culture to evaluate people with ASD, with a better performance of the group evaluated with the adaptations. A heterogeneous motor capacity was observed in this population, with a wide range of functionality and impairment - DissertaçãoAfetividade nas interações mãe-bebê prematuro no primeiro contato físicoTropiano, Ligia Maria da Costa Canellas (2013-06-10)
Psicologia
O objetivo deste estudo foi descrever como os bebês prematuros se comportam intersubjetivamente na relação com suas mães nas primeiras semanas de vida. Para compreender as interações entre as díades mãe-bebê optou-se por uma metodologia qualitativa e descritiva de pesquisa. Participaram do estudo 4 díades compostas por mães primigestas e seus bebês recém-nascidos prematuros de 28 a 35 semanas, internados na UTI neonatal de uma instituição hospitalar pública da Grande São Paulo, 2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Os dados foram coletados a partir da filmagem da primeira interação entre a díade ocorrida no colo da mãe, com duração entre 15 a 30 minutos. Após esse registro os comportamentos das díades mãe-bebê foram descritos e categorizados, de acordo com as categorias intersubjetivas propostas por Fiamenghi (1999) e Fiamenghi et al. (2010). Os resultados obtidos partir das descrições das interações das díades demonstrou que os bebês prematuros apresentam comportamentos intersubjetivos frente ao contato com sua mãe. Observou-se emoções positivas demonstradas por sorrisos, expressões de aconchego, sincronia, timing e empatia de sentimentos, atendendo às categorias de interação, convite e imitação (negociadoras) e curiosidade e simpatia (emocionais), baixa frequência de emoções negativas e nenhum comportamento agressivo por parte das mães. Os resultados desta pesquisa podem reforçar a necessidade da abordagem de humanização com os prematuros bem como a inserção da família e o treinamento e conscientização de toda a equipe multidisciplinar. Sugere-se continuidade do estudo com pesquisa de grupo. - TeseAlterações do sono em crianças adolescentes e adultos com Síndrome de DownCallegari, Marilia Rezende (2021-08-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Os distúrbios de sono têm impacto negativo na saúde, estando associado a problemas neurocognitivos, transtornos de humor e ansiedade, doenças cardiovasculares e obesidade, além de influenciar diretamente no desenvolvimento e aprendizado em crianças. Diversas características clínicas da Síndrome de Down (SD) têm o potencial de elevar o risco de distúrbios do sono, aumentando o risco principalmente do distúrbio respiratório do sono (DRS). Objetivo: Avaliar o padrão de sono de pessoas com SD e correlacionar as alterações com a funcionalidade, comportamento e desempenho motor. Método: O estudo foi de caráter transversal, para avaliação do padrão de sono em crianças, adolescentes e adultos com SD. Para avaliação do grupo de crianças e adolescentes (G1) foram avaliados 37 participantes através do Questionário de hábitos de sono das crianças (CSHQ), da Escala de Distúrbios de Sono em crianças, do inventário PEDI e do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). No grupo adulto (G2) foram avaliados 22 participantes através do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, da Medida de Independência Funcional (MIF) e do SDQ. Os participantes que apresentaram indicativos de presença de distúrbios pelos questionários de triagem foram indicados ao exame de Polissonografia (PSG). Resultados: Foi encontrado prejuízo na arquitetura de sono pelo aumento do índice de despertares em 100% dos participantes, diminuição na quantidade de ondas lentas principalmente nos adultos, e alta prevalência de DRS em todas as faixas etárias, com maiores médias nos Índices de Apneia e Hipopnéia (IAH) no grupo adulto, indicando correlação significante entre a idade e o IAH (p = 0,007) neste grupo. Houve correlação negativa entre a qualidade de sono e a funcionalidade global (r= - 0,531; p = 0,011), e as dimensões motora (r= -0,389; p=0,074), cognitiva (r= -0,538; p=0,010) e cuidados pessoais (r= -0,391; p=0,072) de adultos com SD. As alterações de comportamento global e comportamentos de hiperatividade foram relacionados à pior qualidade do sono (r=0,391, p=0,072; r=0,511; p=0,015, respectivamente). Não foram encontradas correlações entre os problemas de sono, a funcionalidade e alterações de comportamento em crianças e adolescentes. Conclusão: Existe prejuízo na qualidade de sono de crianças, adolescentes e adultos com SD, com aumento de índice de despertares em todas as faixas etárias, e diminuição na quantidade de ondas lentas nos adultos, e alta prevalência de DRS em todas as faixas etárias, com maiores médias nos IAH no grupo adulto, indicando correlação significante entre a idade e o IAH neste grupo. As correlações encontradas indicam que os prejuízos na qualidade de sono afetam mais os adultos do que crianças e adolescentes nos aspectos funcionais e comportamentais. - DissertaçãoAnálise cinemática do arremesso da bocha adaptada e sua relação com a realidade virtualArroxellas, Raquel Daffre de (2015-02-09)
Psicologia
A bocha adaptada é um esporte que, apesar de ter surgido para atender às pessoas com paralisia cerebral severa, hoje em dia permite a participação de outras deficiências, desde que os atletas sejam tetraplégicos e se enquadrem em uma das quatro classes funcionais da modalidade. até a presente data, não foram encontrados estudos que relacionassem a biomecânica do arremesso da bola de bocha adaptada com a biomecânica do arremesso realizado nos jogos virtuais, jogos estes, que permitem a manipulação do mundo virtual por meio de movimentos reais. partindo dessas inquietações, os objetivos deste estudo são descrever e correlacionar a análise cinemática do membro superior no arremesso da bola de bocha adaptada e no arremesso no jogo de boliche do kinect sports, microsoft game studios® do videogame xbox (boliche kx). foram analisados os melhores arremessos de 6 sujeitos (3, pertencentes a classe bc2 e 3, a classe bc4) tanto com a bola de bocha adaptada quanto no jogo do boliche kx. para realizar as coletas, foi elaborado um protocolo de análise cinemática, que se demonstrou eficiente para o proposto. o tratamento das imagens foi realizado no programa dvideow, sendo possível analisar os ângulos de punho e cotovelo, assim como a velocidade linear de cada marcador, em cada quadro do arremesso. não houve diferença significante entre os ângulos de punho nos arremessos realizados com a bola de bocha adaptada e nos arremessos realizados no jogo do boliche kx para três sujeitos, enquanto os ângulos de cotovelo foram iguais para apenas um sujeito. os resultados obtidos indicam que estatisticamente não é possível afirmar que o gestor motor do arremesso da bola de bocha adaptada é similar ao arremesso do jogo do boliche kx, porém, quando analisados os gráficos de tais arremessos, pode-se indicar algumas semelhanças na angulação do punho e do cotovelo. a média da velocidade linear dos arremessos foi semelhante para todos os sujeitos analisados. dessa forma, a prática do jogo do boliche kx poderá auxiliar no treinamento da velocidade linear dos arremessos realizados nas circunstâncias deste estudo. - DissertaçãoAnálise de medidas de aceleração do movimento na prática de jogos virtuais em adolescentes com síndrome de DownVianna, Daniela Carrogi (2013-08-08)
Psicologia
Introdução: O comportamento motor da população com síndrome de Down apresenta características peculiares, acarretando atraso global no desenvolvimento. Esses indivíduos não especificam um padrão de contrações musculares, possuindo grande dificuldade para estabelecer relações temporais entre os componentes de uma tarefa, apresentando movimentos tipicamente lentos e variáveis. Objetivo: Avaliar as características da aceleração do movimento de adolescentes com síndrome de Down e com desenvolvimento típico nos jogos de boliche e golfe do videogame Nintendo® Wii . Método: Participaram 21 adolescentes com diagnóstico de SD (GSD) e 33 com desenvolvimento típico (GC), de ambos os sexos, com idade entre 10 e 14 anos. Os dados foram coletados por meio de acelerômetros triaxiais capacitivos, em uma única avaliação, em escolas regulares e em instituições especializadas no Estado de São Paulo. Os quatro grupos estudados (GSDF, GSDM, GCF e GCM) foram submetidos a testes de aderência à normalidade, separados por sexo (F e M). Resultados: No jogo de boliche, nos quatro casos, os grupos aderiram à normalidade. Os resultados indicaram que as médias do pico máximo de aceleração são menores para o GSD tanto para meninas como para meninos. Já, para o jogo de golfe, três grupos aderiram à normalidade com valores para GCF, GCM e GSDF. Os resultados indicaram que as médias do pico máximo de aceleração são menores para o GSD tanto para meninos quanto para meninas. O grupo dos meninos obteve média superior ao grupo das meninas, tanto para o GC como para o GSD. Conclusões: Por meio da técnica da acelerometria foi possível avaliar as características da aceleração do movimento de adolescentes com diagnóstico de SD, durante a prática dos jogos virtuais de boliche e golfe do console Nintendo® Wii e estudos de caracterização da motricidade para estes indivíduos podem contribuir na elaboração de programas de intervenção e melhora do desempenho. - DissertaçãoAutoconceito, comportamento e estilos parentais: características de um grupo de adolescentes irmãos de pessoas com trissomia 21Almeida, Caroline Nóbrega de (2021-04-29)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O nascimento de uma criança com deficiência traz implicações e mudanças no ambiente e na dinâmica familiar como um todo. A família passa por um processo de superação até a aceitação da criança com deficiência e a instalação de um ambiente familiar propício que a inclua e atenda às suas necessidades. Estudos sobre irmãos de crianças com deficiência, concluem que, nesse contexto, irmãos costumam assumir papel de cuidador, independentemente da idade ou ordem de nascimento. A trissomia 21 (T21) é a anomalia genética mais frequente dentre as diagnosticadas. As pessoas com T21 apresentam como característica principal a deficiência intelectual, além de um atraso global no desenvolvimento. Autores afirmam que irmãos de crianças com deficiências são um grupo mais suscetível a apresentar problemas psicológicos. Este estudo teve como objetivo, caracterizar os estilos parentais, o autoconceito e os aspectos comportamentais e emocionais de irmãos com idades entre 11 e 16 anos de crianças e adolescentes com T21, a fim de conhecer o impacto da deficiência para os participantes no contexto familiar e social. Foi um estudo de caráter transversal e descritivo, com análise estatística inferencial e qualitativa. A amostra foi composta por 35 participantes, sendo 18 adolescentes com idades entre 11 e 16 anos, irmãos de pessoas com T21 e 17 responsáveis por tais adolescentes. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Nível Socioeconômico da ABEP (2018), Child Behavior Checklist (CBCL/6-18), Questionário de Estilos e Dimensões Parentais (QEDP), Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ) e Roteiro de entrevista semiestruturada. A fase 1 consistiu no envio do link de divulgação com o questionário de identificação do participante em grupos existentes em Redes Sociais, que tinham como objetivo reunir familiares e interessados na temática da T21. Aos interessados que responderam foi enviado o segundo link sobre o filho sem T21 e o QEDP. Após a finalização do preenchimento dos primeiros questionários, foi disponibilizado ao participante um link para prosseguimento com os dados do CBCL/6-18. Todos os responsáveis que compuseram a amostra final autorizaram o filho sem T21 a participar da segunda fase do estudo. A fase 2 consistiu na aplicação do EAC-IJ e a entrevista semiestruturada. Todas as entrevistas foram realizadas remotamente, por meio de chamada de vídeo pelo WhatsApp, atendendo as recomendações de segurança e distanciamento social decorrentes da pandemia Covid-19 ocorrida no ano de 2020. As entrevistas foram gravadas e transcritas e tiveram duração média de 10 a 15 minutos. Os instrumentos foram analisados a partir dos escores obtidos. Foram aplicados testes estatísticos para análise da frequência e distribuição dos dados categóricos e possíveis associações entre as variáveis autoconceito, estilos parentais e Problemas de comportamento. As entrevistas foram analisadas qualitativamente a partir da criação de núcleos temáticos e categorias. O grupo estudado, foi avaliado em relação aos problemas de comportamento, autoconceito e estilos parentais. Os resultados reforçam o fato de se ter um irmão com deficiência, não é preditivo para o desenvolvimento de problemas emocionais ou comportamentais trazendo a importância das relações familiares como um fator segurança e acolhimento das necessidades dos irmãos. - DissertaçãoAvaliação da destreza manual em pessoas com síndrome de DownGermano, Renata Guimarães (2009-02-17)
Psicologia
O desenvolvimento da criança com síndrome de Down (SD) ocorre de forma mais lenta que a criança normal e apresenta prejuízo nas áreas de linguagem, cognição e psicomotricidade. A avaliação quantitativa do desempenho motor de membros superiores em crianças com SD é importante para estabelecer estratégias de estimulação precoce e condutas terapêuticas adequadas para esta população. A carência de resultados e instrumentos para avaliação quantitativa da destreza manual foi a motivação deste estudo, que tem por objetivo avaliar a destreza manual de crianças e adolescentes com SD nas idades de 7, 8, 9, 14 e 15 anos, utilizando para isso o Teste de Caixa e Blocos (TCB). Embora não tendo sido desenvolvido originalmente para esta população, o TCB foi escolhido por possibilitar uma avaliação quantitativa centrada na atividade motora, sem exigências cognitivas mais complexas. É um teste de fácil aplicação, barato, exige pouco treinamento para sua aplicação e é de fácil compreensão mesmo por populações com déficits intelectuais. O resultado da destreza é dado pelo número de blocos transferidos por minuto (BPM) dentro de uma caixa padronizada com duas divisões. Participaram do estudo 50 crianças e jovens com SD, de ambos os sexos, que compuseram o grupo estudado (GSD), e 50 sem a síndrome, que constituíram o grupo controle (GC). O teste foi aplicado individualmente para cada participante nas dependências das instituições colaboradoras no interior do Estado de São Paulo após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os resultados indicaram que há desvantagem na destreza manual dos participantes com SD quando comparados ao GC. Observou-se também que não houve alteração estatisticamente significativa na destreza manual para o GSD entre as idades de 7 a 9 anos em comparação com as idades de 14 e 15 anos (7a = 30 BPM, 8a = 29 BPM, 9a = 29 BPM), (14a = 32 BPM, 15a = 34 BPM), evidenciando que quase não há evolução na destreza manual com a idade neste grupo. Já para o GC essa evolução foi observada, com os resultados de destreza manual linearmente dependentes da idade dos participantes (7a = 63 BPM, 8a = 66 BPM, 9a = 68 BPM, 14a = 80 BPM, 15a = 81 BPM). Adicionalmente, foram observadas diferenças na forma de preensão dos blocos nos participantes do GSD, com a utilização da pinça entre os dedos polegar e médio em 36% dos casos contra 4% no GC. Conclui-se que o Teste de Caixa e Blocos é uma solução eficiente e objetiva para a quantificação da destreza manual em populações com déficits intelectuais, pela qualidade e rapidez da informação, e por ser de fácil aplicação e compreensão pelos avaliados. - DissertaçãoAvaliação das relações entre medidas antropométricas, composição corporal e condicionamento físico em jovens com síndrome de DownBarrozo, Amanda Faria (2013-02-04)
Psicologia
Introduction: Down syndrome (DS) is the leading genetic cause of intellectual disability. The clinical characterization is broad and includes: hypotonic, muscle weakness, low physical fitness, stunting and overweight. The literatures shows a relationship between physical fitness and body composition, which can be assessed by anthropometric indicators such as body mass index (BMI), waist circumference (WC) and skinfold thickness along with bioelectrical impedance analysis (BIA). Physical fitness can be assessed by 6-minute walk test (6MWT). Objective: To evaluate and correlate the distance covered on the 6MWT with anthropometric measurements and body composition of adolescents with DS that not practicing sport in competition regime. Methods: It was conducted an observational study of 22 young males with DS between September and October 2012. The data collected were: height and weight to calculate BMI and realize the nutritional classification, waist circumference to assess the presence of central fat and skinfold thickness to calculate %body fat (% BF). Furthermore, it was evaluated the lean mass (LM) using BIA and performed the 6MWT to assess the physical fitness of the individuals. The adolescents were divided into three age groups. It was adopted as the level of statistical significance set at p <0.05. Results: The mean of the sample variables were: age: 15.59 years, body mass: 62.28 kg, height: 1.53 m, BMI: 26.31 kg/m2, WC: 87.57 cm, %BF: 37.8%, LM: 50.87 kg and 6MWT distance was 478m. Among the participantes, 9 were classified as normal weight, 12 overweight and 1 obese. WC had increased in 13 adolescents and only 1 participant showed a normal %BF. There was significant difference between groups for BMI, WC and LM lean mass and a positive correlation between all anthropometric measurements and lean mass mesured by BIA. However, it was not observed for the 6MWT. Conclusions: All anthropometric indicators showed good correlation with each other and LM given by the BIA. There has been a growing trend among age groups for BMI and WC and decreasing for lean mass. However, no difference was observed between groups for both BF% given by the skinfold thickness and the distance covered in 6MWT. Moreover, the distance did not correlate with any other variable. The distance walked during the 6MWT may be impaired in people with intellectual deficit by understanding issues, since no correlations were obtained between anthropometric data, body composition and performance in the test. - DissertaçãoAvaliação do equilíbrio estático de crianças e adolescentes com síndrome de downMeneghetti, Cristiane Helita Zorel (2008-06-09)
Psicologia
O objetivo deste estudo foi avaliar o equilíbrio estático de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, e verificar a influencia da visão no equilíbrio estático. Participaram do estudo 11 crianças e adolescentes com SD e 14 crianças e adolescentes neurologicamente normais, que compuseram o grupo controle. Durante as filmagens os participantes se mantiveram na posição ortostática com os braços posicionados ao lado do corpo com os pés paralelos sobre uma superfície plana, olhando para um alvo posicionado na parede frontal da sala na altura dos olhos. As crianças de ambos os grupos foram filmadas na vista anterior (plano frontal) e na vista de perfil direito (plano sagital) nas condições com visão e sem visão. Nas filmagens na condição de olhos fechados, foi utilizado um óculos de natação totalmente vedado, com a finalidade do participante não ter nenhuma informação visual. O instrumento utilizado foi a Biofotogrametria Computadorizada que serviu como referência angular para verificar as oscilações do corpo em equilíbrio estático. Os resultados deste estudo mostraram que as crianças e adolescentes com SD oscilam mais que o grupo controle e, quando a informação visual é manipulada às oscilações tanto ântero-posterior como latero-lateral mostraram fortes indícios (p<0,01) da existência de diferenças quando comparadas com as crianças do grupo controle. - DissertaçãoAvaliação e intervenção psicomotora para crianças com Transtorno do Espectro AutistaCosta, Cintia Campos (2021-09-27)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta sinais precoces no decorrer da primeira infância. A identificação desses sinais precocemente tem sido alvo de pesquisas, pois oportuniza intervenções adequadas fundamentais para o prognóstico do desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar o efeito de um programa de intervenção fisioterapêutica, baseado em atividades psicomotoras associado com estratégias comportamentais da Análise do comportamento aplicada (ABA), no desenvolvimento de crianças com TEA, nas áreas pessoal-social, motor fino-adaptativo, linguagem, motor grosso e comportamento. Método: O estudo de intervenção com caso controle, de caráter descritivo e comparativo ocorreu na cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia e teve uma amostra de 22 crianças do sexo masculino, com idade entre 2 e 5 anos, que foram classificadas com TEA pela escala de rastreio CARS. As crianças foram avaliadas com o uso dos instrumentos ASQ 3, Denver II e CBCL e posteriormente foram divididas em dois grupos aleatórios GI (intervenção) e GC (controle). Um protocolo de intervenção foi elaborado com 21 atividades e estratégias comportamentais e foi aplicado nas crianças do GI, com frequência de duas vezes por semana. Após 2 meses, as crianças foram reavaliadas para verificar a eficácia da intervenção. Resultados e Discussão: Os instrumentos ASQ-3 e CBCL foram aplicados de forma satisfatória, sendo possível classificar as crianças avaliadas de acordo com a proposta do teste. No entanto, a aplicação do Teste Denver II foi conclusiva apenas em crianças com grau leve e moderado do TEA. O protocolo de intervenção teve como foco principal a estimulação e desenvolvimento dos aspectos motores, contudo, foi elaborado utilizando estratégias comportamentais baseadas na Análise do comportamento (ABA) e isso contribuiu para melhorar o desempenho em outras áreas do desenvolvimento infantil, além da motora. As crianças com TEA apresentaram prejuízos no desenvolvimento nas áreas de domínios motor grosso e fino, pessoal-social, resoluções de problemas e comunicação. A intervenção favoreceu o melhor desenvolvimento do GI, com resultados significativos para algumas das variáveis estudadas, indicando que os efeitos do programa foram benéficos ao desenvolvimento. Conclusão: O protocolo de intervenção fisioterapêutica elaborado neste estudo, baseado na psicomotricidade com a utilização de estratégias comportamentais, foi eficaz para a melhora do desenvolvimento infantil. A partir dos instrumentos utilizados na pesquisa foi possível identificar e descrever o desenvolvimento de todas as crianças com sinais de TEA e verificar a eficácia do protocolo de intervenção fisioterapêutica. - DissertaçãoAvaliação postural em adolescentes com síndrome de Down: análise pela biofotogrametriaRodrigues, Cinthya de Almeida de (2008-02-18)
Psicologia
A síndrome de Down (SD) é a alteração cromossômica mais encontrada na espécie humana. As alterações posturais presentes nesses indivíduos são observadas com muita freqüência e na maioria das vezes advêm da frouxidão ligamentar e hipotonia muscular. Quando essas alterações estão associadas ao sobrepeso e à obesidade, condição comum nesta população presente em faixas etárias cada vez mais precoces, suas manifestações podem ser ainda maiores e se não forem diagnosticadas precocemente podem se tornar severas e irreversíveis na fase adulta. Este estudo de caráter analítico transversal e correlacional, teve como objetivo estabelecer relações entre a postura corporal e a presença de sobrepeso e/ou obesidade em adolescentes com idade entre 15 e 19 anos, de ambos os gêneros (masculino e feminino), com SD, pela biofotogrametria. e compará-las às de adolescentes com síndrome de Down com peso normal. A pesquisa foi realizada em duas instituições da cidade de São Paulo, no primeiro semestre de 2007. Os dados para o estudo foram coletados através de uma avaliação funcional que constou do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e da avaliação postural realizada pela biofotogrametria. Os ângulos e distâncias lineares foram encontrados através de uma análise feita pelo software CorelDraw-13. Todos os procedimentos estatísticos foram realizados utilizando-se o software BioEstat versão 4.0. Nos resultados, as alterações posturais foram observadas com mais freqüência nos adolescentes com síndrome de Down com excesso de peso, sendo elas, o aumento da hiperlordose lombar, anteversão pélvica, joelho valgo, anteriorização da cabeça e a escoliose. Desta forma pode-se sugerir que a obesidade é um fator responsável por aumentar significativamente as alterações na postura corporal. - TeseComo se manifesta o capacitismo no Brasil? Reflexões sobre esse fenômeno em diferentes amostras brasileirasRonca, Roberta Pasqualucci (2024-06-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O preconceito frente às pessoas com deficiência (PcDs) é uma realidade global, apesar de haver cerca de um bilhão de pessoas no mundo com alguma deficiência. O capacitismo, termo que denota esse preconceito, surge com maior destaque para expressar algo muito presente na sociedade, o preconceito e exclusão de PcDs. Para medir as atitudes explícitas frente às PcDs foi elaborada, nos Estados Unidos, uma Escala de Capacitismo Simbólico (ECS). Objetivos: Investigar como se manifesta o capacitismo simbólico na população brasileira a partir da tradução e adaptação transcultural da ECS. Verificar as propriedades psicométricas e evidências de validade do instrumento e a influência de variáveis como a idade, nível de escolaridade e orientação política. Método: Estudo exploratório, transversal, descritivo e comparativo, dividido em duas etapas. A primeira consistiu na tradução, adaptação transcultural e propriedades psicométricas da ECS. A segunda envolveu a aplicação da escala em uma amostra de 383 participantes, incluindo PcDs e/ou seus pais e cuidadores, pessoas da comunidade sem deficiência e profissionais da saúde e educação. Responderam também ao critério de classificação econômica Brasil, uma ficha com dados sociodemográficos e uma pergunta aberta sobre definição de deficiência. Os dados foram tratados por análises estatísticas para investigar as propriedades psicométricas e estrutura interna da escala; foram realizadas análises descritivas e os testes de Kruskal-Wallis e T de Student para as demais variáveis analisadas e geradas nuvens de palavras para a pergunta aberta. Resultados: A ECS, adaptada para o português brasileiro, apresentou uma estrutura diferente da escala original, com 8 itens e 2 fatores, Individualismo e Reconhecimento da discriminação contínua. A maioria dos participantes era do sexo feminino com idade entre 18 e 79 anos. O nível socioeconômico predominante foi das classes mais altas, 70% se autodeclararam da raça branca e metade dos participantes se autointitularam como de centro na orientação política. Os três grupos apresentaram níveis leves de capacitismo simbólico, sem diferenças significativas. No entanto, os resultados mostraram que PcDs e/ou seus pais e cuidadores foram menos capacitistas em relação ao fator Individualismo, enquanto profissionais da saúde e educação foram menos capacitistas no fator Reconhecimento da discriminação contínua. Para o fator Individualismo, há maior capacitismo entre os mais jovens e os mais escolarizados, enquanto para o fator Reconhecimento da discriminação, o capacitismo é maior entre os mais velhos e menos escolarizados. Pessoas que se autointitularam de direita, apresentaram maior capacitismo simbólico. A palavra para definir deficiência que mais apareceu foi limitação. Conclusão: A ECS adaptada para o português brasileiro, apesar de ter uma estrutura diferente da escala original, é válida, confiável e de fácil e rápida aplicação e pode ser aplicada para mensurar as atitudes explícitas frente à deficiência. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos da amostra estudada, sendo classificados com capacitismo simbólico leve. Porém, houve variações em relação aos fatores da escala de acordo com características dos participantes. Em relação a definição de deficiência, a palavra que mais apareceu demonstra uma atitude capacitista em relação a essa população, uma vez que associa a deficiência com limitação. - DissertaçãoCompetência em leitura, escrita, aritmética e desempenho psicomotor em escolaresAmorim, Ana Rita Avelino (2018-02-01)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Difficulties in learning are challenges for schools, teachers and parents. Understanding the aspects that interfere in learning allows the teacher to devise strategies that enable not only the teaching-learning process, but also provides new perspectives in the pedagogical procedures. Studies point to several factors that interfere in learning, among them, there is psychomotor performance, since motor skills are considered necessary for the learning of writing, reading and arithmetic. The purpose of this cross-sectional study was to investigate psychomotor performance in a group of elementary school students classified in the lower levels of reading, writing and arithmetic competence tests. The participants were students of the 2nd, 3rd, 4th and 5th years of a Municipal Primary School in São Paulo, both genders, aged 7 to 11 years. Initially the teachers pointed, through a specific questionnaire, which students presented impairments in school performance. Subsequently, a period of evaluation of all participants allowed a comparison between the information provided by the teachers and the results obtained in the tests. Thus, 104 participants were evaluated using three different psychometric instruments related to reading, writing and arithmetic in order to obtain the sample group of this work. Respectively, the Prova de Escrita sob Ditado (Written test under Dictation) reduced version - PED-vr, Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (Test of Competence of Reading of Words and Pseudowords) - TCLPP and the Prova de Aritmética (Test of Arithmetic) - PA were used as evaluations. The final group consisted of 35 students, who had, in any of the tests, a standard score between 70 and 84, considered low, and a standard score below 70, considered very low. This group was then evaluated by the Motor Development Scale - EDM, to verify their motor performance. The results showed that there was a high concentration of students with low competence in the reading, writing and arithmetic tests in the lower and much lower classifications of EDM. The correlations between the academic tests and the EDM were more evidenced when segmented by sex, mainly in the female group. Considering the data obtained in this study, is suggested here to deepen the issues raised regarding the correlation found between the skills in reading, writing, arithmetic and psychomotricity skills in the groups segmented by sex. It is concluded that the students who presented low competence in the tests evaluated also showed worse results in the psychomotor performance. - TeseCorrelação entre perfil antropométrico, função respiratória e características do sono em crianças e jovens com síndrome de downSantos, José Renato Campanelli Ferreira dos (2015-02-05)
Psicologia
O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil antropométrico de um grupo de pessoas com síndrome de Down (SD), estabelecendo correlações entre as variáveis de índice de massa corporal (IMC), circunferência de cintura (CC), relação cintura-quadril (RCQ), percentual de gordura (%G) estabelecida a partir da bioimpedância (BIA) e das medidas de dobras cutâneas (DC), com o pico de fluxo expiratório (PFE) e características do sono. Participaram do estudo 63 indivíduos com SD, de ambos os sexos com faixa etária compreendida entre 11 e 25 anos, vinculados a instituições de assistência à pessoa com SD. Foram coletados dados de peso, estatura, CC, circunferência de quadril, DC, %G por meio da bioimpedância, PFE e características do sono a partir do questionário Children Sleep Habits Questionnaire aplicado aos pais dos participantes. Os dados foram analisados por meio do teste de correlação de Pearson. Todas as variáveis de composição corporal apresentaram importante tendência de excessiva concentração de gordura assim como forte correlação entre si. A RCQ apresentou elevados índices para risco de desenvolvimento de doença coronariana e correlação com variáveis de composição corporal apenas para o sexo masculino. O PFE apresentou resultados semelhantes a outros estudos com SD, evidenciando valores inferiores se comparados à população com desenvolvimento típico, porém a correlação entre as variáveis de composição corporal apenas se apresentou para o sexo masculino. As características do sono mostraram resultados que sugerem a presença de distúrbios do sono com número elevado de indivíduos classificados acima da nota de corte, no entanto a correlação com as variáveis de composição corporal somente foram observadas no sexo feminino. Acredita-se que a escassez de estudos, testes e índices de referência específicos para a população com SD é um importante fator que pode interferir de maneira direta na análise do dados. Nenhum índice de composição corporal deve ser utilizado de maneira isolada e todos os resultados devem ser analisados com critério e de maneira cuidadosa afim de que não sejam super ou subestimados. - TeseDesempenho funcional na síndrome de Down: relações com o suporte social e qualidade de vida de seus cuidadoresRezende, Luciana Krauss (2013-08-06)
Psicologia
Crianças com síndrome de Down (SD) apresentam disfunções neuro-sensório-motoras que limitam sua funcionalidade e participação social. O objetivo do estudo foi investigar as relações entre o desempenho funcional de crianças com SD e a percepção do suporte social, qualidade de vida e nível socioeconômico de seus cuidadores. Cinquenta cuidadores de ambos os gêneros, cuidadores de crianças com SD, com idade entre seis meses e sete anos e meio, foram divididos em dois subgrupos homogêneos pelas idades de 6 meses a 4 anos (n=24) e maiores de 4 anos a 7 anos e meio (n=26), frequentadores regulares de instituições especializadas. Os instrumentos utilizados foram WHOQOL Bref, Escala de suporte social, Inventário de avaliação PEDI, Questionário de nível socioeconômico (ABEP) e Questionário de identificação do participante. Os resultados demonstraram que o desempenho funcional de crianças com SD referentes às habilidades funcionais e assistência do cuidador foram diferentes para as diferentes faixas(grupos) etários. Existe correlação de fraca a moderada entre os escores de qualidade de vida e suporte social. É possível visualizar uma leve tendência de maiores valores do escore de qualidade de vida para maiores valores de suporte social. Para identificar a existência de suporte social entre os cuidadores de crianças com SD, fizemos uma análise da relação entre o número de pessoas suportivas e suporte social percebido e notamos que existe uma correlação entre fraca e moderada entre as duas variáveis. Com relação ao número de pessoas tidas como suportivas, para o grupo estudado os cuidadores em sua maioria não percebem as pessoas tidas como suportivas. Observamos que em relação ao nível de satisfação com o suporte social, os cuidadores em sua maioria estão insatisfeitos com o suporte social recebido. Para os indicadores dos domínios que compõem o índice de qualidade de vida, a correlação mais elevada encontrada foi entre o domínio social e o psicológico do indicador de qualidade de vida. Observou-se correlação negativa entre a maioria dos indicadores de qualidade de vida e o nível socioeconômico e grau de instrução, ou seja, pode ser dito que foi notada uma qualidade de vida inferior para piores níveis socioeconômicos principalmente considerando-se o domínio ambiental. Observou-se que nos níveis socioeconômicos piores o grau de instrução é menor. Conclui-se que trabalhos que identifiquem formas de intervenção que favoreçam o suporte social para as famílias que tenham filhos com SD devem ser alvo de investigações futuras partindo da premissa que o suporte social, integra as políticas públicas referentes à educação inclusiva. - TeseDesenvolvimento e testagem de um aplicativo para auxiliar o treinamento esfincteriano em crianças com Síndrome de DownSoutinho, Renata Sampaio Rodrigues (2022-05-04)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O controle esfincteriano, um dos marcos do desenvolvimento infantil, constitui um dos desafios que a criança enfrenta, juntamente com sua família. As crianças com Síndrome de Down (SD) apresentam atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, o que determina uma dificuldade na aquisição deste controle. Tendo em vista a evolução de ações de educação em saúde e o uso cada vez maior de tecnologias para favorecer este processo, esta pesquisa teve como objetivo geral projetar, desenvolver e testar um aplicativo (App) para treinamento esfincteriano em crianças na primeira infância com SD. O método da pesquisa baseou-se na estratégia exploratória, de natureza tecnológica aplicada, tendo como objetivo a geração de um produto com finalidades imediatas, capaz de viabilizar testes e estudos em situações reais de uso. A pesquisa foi dividida em três fases: I. Desenvolvimento do App; II. Testagem: validade do conteúdo e usabilidade; III. Avaliação por pais/cuidadores de crianças típicas e com SD. O App possui conteúdos e jogos sobre o desfralde, estreitando a comunicação do binômio família/criança e estimulando o reconhecimento e desenvolvimento de sinais de prontidão. Os resultados indicam que o App atende ao que se propõe, sendo observado que todos os pais/cuidadores relataram ter gostado de utilizá-lo, e recomendariam para um amigo; a maioria achou fácil utilizar e usaria o App novamente. O ponto positivo mais relatado foi o fato de os jogos serem ambientados em cenários do dia a dia. O ponto negativo mais relatado foi à ausência de uma explicação por áudio durante a navegação no App. Pode-se concluir que a preocupação com a qualidade de vida inclui os cuidados com as conquistas da independência e autonomia na rotina diária, sendo o controle esfincteriano uma área de preocupação social, que merece maiores investigações para fundamentar programas de treinamento e orientação para as famílias de crianças com SD - TCCDiagnóstico precoce de paralisia cerebral em países em desenvolvimento: revisão integrativa da lieraturaAndrade, Aline Sousa de (2023-12-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: A paralisia cerebral (PC) é a deficiência física mais comum da infância, é causada por lesão no cérebro em desenvolvimento. Sua prevalência varia entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O diagnóstico precoce é crucial, mas a maioria das ferramentas e estudos foca em países de alta renda, destacando a necessidade de pesquisas específicas para países de baixa e média renda, considerando suas diferenças culturais e de recursos de saúde. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura. Foram seguidas as etapas de coleta de informações: (1) triagem e busca; (2) seleção de artigos; (3) leitura integral dos artigos. Resultados: Inicialmente foram identificados 459 estudos na busca, após triagem e exclusão, oito artigos foram selecionados para a revisão. A General Movement Assessment (GMA) foi a ferramenta mais frequente para o diagnóstico precoce de PC em países de baixa e média renda, abordada em seis dos oito estudos. O Hammersmith neonatal neurological examination (HNNE) e o Hammersmith Infant Neurological Examination (HINE) foram discutidos em dois estudos cada, enquanto a neuroimagem foi considerada em dois dos oito estudos. Conclusão: Verificou-se que há uma escassez de estudos sobre o diagnóstico precoce de PC em países de baixa e média renda, destacando a necessidade de mais pesquisas. Em bebês com fatores de risco identificáveis ao nascimento, ferramentas como a GMA, o HINE e a Ressonância Magnética Neonatal demonstraram precisão nesses países. - DissertaçãoDilemas éticos ligados à prática do fisioterapeuta no atendimento da criança com deficiência física ou mentalPereira, Rita Aparecida Bettini (2007-02-26)
Psicologia
Define-se como dilema ético situação onde duas abordagens são possíveis e defensáveis tecnicamente, existindo dúvidas quanto à adequação moral de cada escolha (GOLDIM, 2002). À primeira vista a Fisioterapia não tem familiaridade com a Sociologia e Filosofia, que são áreas que nos aproximam das discussões sobre ética. Torna-se importante estabelecer uma reflexão sobre o tema, já que a ética está presente em nossa prática profissional. O objetivo deste trabalho foi verificar a partir de um estudo transversal, os dilemas éticos presentes na prática profissional de fisioterapeutas, os quais orientam a construção de sua relação terapêutica com a criança com deficiência física e/ou mental e suas famílias. Foi realizado um estudo tipo survey , com fisioterapeutas da cidade de Campinas, interior de São Paulo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado, contendo perguntas abertas e fechadas, encaminhado a todos os fisioterapeutas inscritos no Crefito-3, sendo porém considerados para este estudo apenas os que atendem atualmente crianças com deficiência física. Os resultados apontam que os fisioterapeutas , em sua maioria, não se deparam com dilemas ou questões éticas no atendimento das crianças com deficiência física e /ou mental. O baixo índice de devolução dos questionários pode indicar pouco envolvimento destes profissionais, a falta de compreensão dos objetivos desta pesquisa, a falta de hábito de refletir sobre a ética e situações conflitantes no dia-a-dia, suas implicações na prática, assim como as repercussões que um trabalho sobre esta temática pode ter em futuros estudos e suas conseqüências para a categoria profissional e para a qualidade dos atendimentos. - TeseEfeitos do uso de um simulador de equitação terapêutica no equilíbrio e força muscular respiratória de crianças com paralisia cerebralMello, Enilda Marta Carneiro de Lima (2019-02-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Cerebral Palsy is characterized by a clinical picture impactful to development, bringing delay in the acquisition of motor skills, which can be or not, associated with other functional difficulties, necessitating therapeutic assistance throughout the cycles of life. For this, different strategies and therapeutic resources have been studied in order to provide development opportunities. Objectives: Identify the effects of a riding simulator on balance and respiratory function in a group of children with spastic cerebral palsy. Materials and Methods: Seventeen COP-affected children between 3 and 12 years of age took part in this study. The participants were divided into two groups, G1 (classified as GMFCS I and II) and G2 (GMFCS III and IV). All were evaluated before and after an intervention program with a therapeutic riding simulator that counted with 10 sessions of thirty minutes, in weekly frequency. For the assessment of the balance was Loran Engineering® baropodometric platform was used to analyze pressure spots in seated positions, both with open and closed eyes, in a stable situation (with footrest) and unstable situation (no support). The measurements of respiratory muscle strength pressures were made by using an analog manometer with calibrated WIKA® model, with operating range between 0 and ± 300 cmH2O and equipped with an air exhaust valve, in order to measure MIP and MEP. For pulse oximetry, a Fingertip Pulse oximeter was used to measure SpO2. Functional classification system GMFCS was used to functionally classify each child 10 therapy sessions were done with the riding simulator, for thirty minutes as movements to the step. Results. After statistical analysis, the effectiveness of the use of the simulator was witnessed in all the analyzed variables, which demonstrated improvements in the results for the COP X context, both unstable and stable. Para o COP Y, in the unstable situation with open eyes, there was statistical significance for the G1. When G2 was evaluated, a statistically significant response was observed only for COP Y, in the situation with eyes open, unstable and stable, as well as in variables and oximetry respiratory pressures. A significant difference was observed between the initial and final SpO2 measurements, in the 5th and 10th sessions, with respective 0.002 and 0.005 p-values. Expressive results in respiratory pressures were also observed, PImax and PEmax being significantly different in the mean PEmax between the 5th and 10th riding sessions in G2. Analyzes demonstrate significant intra-group differences in the 5th G1 session and the 5th and 10th G2 sessions. Conclusion: The equitation simulator proved to be an efficient means of improving balance and respiratory function.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »