Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
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Navegando Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) por Orientador "Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera"
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- DissertaçãoAdaptação cultural e validade de conteúdo da prova de consciência fonológica por produção oral (PCFO) para o contexto moçambicanoMuitana, Gérson Obede Estevão (2020-06-24)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Dificuldades de aprendizagem referem-se a um grupo heterogêneo de problemas, capazes de impossibilitar assimilação de conteúdos acadêmicos. Um dos fatores apontados é relacionado ao próprio indivíduo, podendo ser identificados precocemente na idade pré-escolar por meio de avaliação de habilidades preditoras de desempenho acadêmico. Uma dessas habilidades é de consciência fonológica, conhecida como capacidade de segmentar os sons da fala. Contudo, para sua avaliação, é necessário ter instrumentos com evidências de validade e fidedignidade. No caso da população moçambicana, não existe nenhum instrumento desenvolvido ou adaptado para avaliação desta habilidade importante. Por conta disso, este estudo tem por objetivo realizar uma adaptação cultural da Prova de Consciência Fonológica por produção Oral para o contexto moçambicano. O processo compreendeu duas fases, nomeadamente: equivalência semântica realizada por nativos e validação de conteúdo realizada por juízes e especialistas. Nas duas fases foram sugeridas mudanças de palavras e expressões que depois foram alteradas no instrumento e produzida a versão final. A concordância dos juízes e especialistas por meio do Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,96, índice considerado ótimo. Sendo assim, considera-se que o instrumento apresenta evidências de validade de conteúdo. Contudo, salienta-se que estudos posteriores precisam ser conduzidos para verificar outros parâmetros de validade, fidedignidade e de normatização do instrumento adaptado. Portanto, espera-se que o instrumento contribua para avaliação da consciência fonológica em Moçambique e que acima de tudo a habilidade faça parte das atividades de estimulação e intervenção em crianças pré-escolares com objetivo de reduzir os índices de dificuldades de aprendizagem posteriores. - DissertaçãoAspectos comportamentais e emocionais de crianças surdas que se comunicam em librasFrizzo, Letícia Sagretti (2022-08-19)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Os surdos interagem de forma diferenciada através da língua sinais, que é um sistema visuomanual. Alguns estudos apontam que déficits na linguagem poderiam indicar mais problemas de comportamento nas crianças surdas. Foram encontradas na literatura algumas diferenças nos problemas de comportamento de crianças com mais ou menos perda auditiva, assim como em crianças matriculadas em escolas regulares e escolas especiais para surdos, convivendo em sala de aula apenas com alunos surdos. O objetivo da pesquisa foi descrever aspectos comportamentais e emocionais de crianças surdas em idade escolar, sob a ótica de seus professores e comparar indicadores de problemas de comportamento, a partir de alguns itens dos formulários do TRF/6-18 preenchidos por professores de 3º a 5º ano, em crianças surdas de escola privada, com sala especial para surdos e ouvintes de escola privada regular. Foram coletados 77 formulários, após aplicados os critérios de inclusão e exclusão restaram 55 (20 surdos e 35 ouvintes). Variáveis como uso de implante coclear ou outros aparelhos auditivos, nível de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) dos alunos, quando começou a aprender essa língua e gênero foram coletados e analisados descritivamente de acordo com as discussões. Através das análises foi possível verificar que os surdos que estão na fase escolar de 3º a 5º ano, podem desenvolver mais problemas de comportamento externalizantes e internalizantes do que os seus pares ouvintes no geral, com pontuações estatisticamente significativas em problemas de atenção, hiperatividade/impulsividade, ansiedade/depressão, problemas de pensamento e comportamento agressivo. Problemas sociais não foram significativamente diferentes dos seus pares ouvintes nessa amostra. - TeseAutismo e surdez: uma análise das estratégias de comunicação e autoeficácia docente em escolas bilíngues para surdosLopes, Raquel Aparecida (2019-11-29)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
The presence of students with ASD (Autism Spectrum Disorder) has become commonplace in Municipal Bilingual Education Schools for the Deaf and in the bilingual center for deaf children in the regular schools. This condition is characterized by deficits related to the disorder and the absence of hearing and often causes inability to develop communication. Although this situation may lead to impairment, these students may benefit from some strategies in the school environment, when they are adjusted to their communicative needs. This encourages discussion about the difficulties faced by teachers and corroborates the questions about the communication tools used in the classroom. In view of the circumstances, in the teacher´s opinion, is it possible to propose the Brazilian Sign Language , as a communication tool for these students? Is the current classroom model in which they are inserted best suited to develop their skills? Do these teachers feel able to develop pedagogical actions effectively? Based on these questions, this study aims to verify, in a group of teachers, the possibility of using the Brazilian Sign Language as a communication tool for students with ASD deaf. In addition to this aim, the following specific objectives were also considered: identify the profile of these professionals; analyze their conceptions and opinions about which school is best suited for the student’s skills development; analyze the communicative strategies used in the classroom; identify teacher´s perceptions of self-efficacy, regarding working with students with ASD. The research design consisted in an exploratory survey study of quantitative and qualitative approach, two instruments were used:the first was a 12-question questionnaire and the second was the ASSET - Autism Self-Efficacy Scale for Teachers, validated and published in Portuguese. Both were applied to 38 teachers through an online platform, accessed at https://docs.google.com. The results were reported in four studies: (Study I): indicates that most teachers are female (89.5%), resident of the Southeast region of Brazil, most with Lato Sensu Postgraduate level (78.7%).(Study II) points out that these professionals correctly recognize the presence of factors associated with deficits in student´s socio-communicative and behavioral dimensions, however, almost half consider that training in this area is offered superficially. (Study III): points out that Brazilian Sign Language is the most used communication strategy in the classroom (86.8%), but approximately half of the teachers agree that these students would develop better if they were not inserted in joint classrooms in bilingual schools (47.4%), in the opinion of (28.9%) these students should study in joint classrooms with the deaf, however, for (23.7%) they should be included in regular schools. (Study IV): The ASSET results show that most participants are confident with the items evaluated, which may be a potential predictor of teaching attitudes in bilingual educational contexts. These results highlight the importance of self-assessment instruments for professionals working in the education of deaf ASD people in Brazil. - DissertaçãoAvaliação da sobrecarga e qualidade de vida de mães de crianças com o Transtorno do Espectro do AutismoMiele, Fernanda Gonçalves (2017-07-19)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by impairment in communication, social interaction and behavior. Atypical, repetitive and stereotyped behaviors can be observed, although they are not exclusive predictors of ASD. Families and caregivers of children with ASD present a high level of stress, compared to families and caregivers of children with typical development; Exposure to this overload influences the quality of family life of family members and caregivers. In accountability for the care of the child with ASD, women, especially mothers, are described as the main family caregiver. In the present investigation, we sought to qualify and discuss variables that may influence the level of overload and the quality of life of mothers of children with ASD. An exploratory study was developed, supported by elements of statistical inference from the quantitative approach of scientific research. A field survey was conducted with mothers of children with ASD, through the application of the Quality of Life Assessment (WHOQOL-bref) and Burden Interview Scale instruments (overload). The field study was conducted in 2016 at a Therapeutic Educational Center specialized in the care of children with ASD, in the city of São Paulo, with a group of 45 mothers of children with ASD, from which 20 participants were obtained. According to the results of the application of the WHOQOL-bref instrument, participants presented a quality of life considered regular in all domains studied. The Burden Interview Scale allowed overloading in 85% of the participants. When comparing the Burden Interview Scale and the Quality of Life Questionnaire, it was not possible to observe the relationship between the studied instruments and 50% of the study participants. - DissertaçãoCaracterização sociofamiliar dos educandos com Transtornos do Espectro do Autismo atendidos por uma instituição filantrópica no interior do Estado do Rio JaneiroRuella, Ivani Alves (2017-08-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The Autism Spectrum Disorder (ASD) belongs to the group of the neurodevelopment disorders, although it does not have any biological markers defined. It is found since early childhood and entails debts in the social-communicative and behavioral areas. In this study, the autistic person’s familiar environment and its surroundings have been considered as indicators of his or her biopsychosocial development process. The analysis of the familiar environment has taken into account the experiences acquired in the daily routine and events occurred in other environments and directly related to the social and family context. This descriptive research aimed to achieve autistic pupils’ social-familiar characterization, who are assisted by a philanthropic institution in Rio de Janeiro state interior. This study involved 49 families assisted by the Integration Department of APAE (Portuguese for Association of Disabled People's Parents and Friends) in Itaperuna City, and it demonstrated that the variables of income, socioeconomic and sociodemographic conditions, and scarcity or absence of public policies interfere in life quality on one hand and influence the stress levels and a family’s responsibility overload on the other. Aiming at overcoming this condition, professionals are supposed to investigate the processes, which can cause different manifestations that, by their turn, involve the promoters and the obstacles of social inclusion. Moreover, researches that aim to achieve the socio-familiar characterization of certain family groups can also provide relevant information to guide professionals of a social-assistance network who seek to meet the needs of autistic individuals and their families. - DissertaçãoO conhecimento de pedagogos e alunos que recebem a formação em pedagogia sobre alfabetizaçãoCastilho, Arlete Mesquita Marques (2020-01-28)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Considerando que é necessário compreender o conhecimento dos alunos que possuem a formação em Pedagogia em relação aos conceitos de alfabetização, tendo em vista que a prática pedagógica do professor alfabetizador deve estar embasada em conhecimentos teóricos que sejam sustentados por evidências científicas, e levando em consideração que nos últimos anos os índices estatísticos voltados para a leitura e escrita não tem sido animadores, objetiva-se analisar o conhecimento acerca dos conceitos de alfabetização de alunos que recebem a formação de Pedagogia, além de identificar o perfil das pessoas que escolhem o curso de Pedagogia e o que analisam da sua formação em relação a alfabetização. Para tanto, foi enviado através das redes sociais, em grupos de estudantes e professores já formados em Pedagogia um link para responder ao questionário, que foi instrumento desta pesquisa. As seções eram divididas em questões sociodemográficas, formação profissional, disciplinas de alfabetização nos cursos de Pedagogia, estágios em alfabetização nos cursos de Pedagogia, e concepções, teorias e métodos sobre alfabetização. Desse modo, observa-se que a maior parte dos participantes que tiveram a disciplina de alfabetização no curso de Pedagogia acreditam que elas contemplaram parcialmente ou não contemplaram o conhecimento teórico e prático essencial para o exercício da prática pedagógica em alfabetização. Além de grande parte dos respondentes assumirem necessitar de maior aprimoramento profissional após a formação inicial, nos levando a concluir que realmente os cursos de Pedagogia não suprem o essencial ou não dão embasamento necessário para que os estudantes estejam confortáveis ou confiantes para desempenharem suas práticas educacionais. - DissertaçãoO conhecimento de pedagogos e alunos que recebem a formação em pedagogia sobre alfabetizaçãoCastilho, Arlete Mesquita Marques (2020-01-28)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Considerando que é necessário compreender o conhecimento dos alunos que possuem a formação em Pedagogia em relação aos conceitos de alfabetização, tendo em vista que a prática pedagógica do professor alfabetizador deve estar embasada em conhecimentos teóricos que sejam sustentados por evidências científicas, e levando em consideração que nos últimos anos os índices estatísticos voltados para a leitura e escrita não tem sido animadores, objetiva-se analisar o conhecimento acerca dos conceitos de alfabetização de alunos que recebem a formação de Pedagogia, além de identificar o perfil das pessoas que escolhem o curso de Pedagogia e o que analisam da sua formação em relação a alfabetização. Para tanto, foi enviado através das redes sociais, em grupos de estudantes e professores já formados em Pedagogia um link para responder ao questionário, que foi instrumento desta pesquisa. As seções eram divididas em questões sociodemográficas, formação profissional, disciplinas de alfabetização nos cursos de Pedagogia, estágios em alfabetização nos cursos de Pedagogia, e concepções, teorias e métodos sobre alfabetização. Desse modo, observa-se que a maior parte dos participantes que tiveram a disciplina de alfabetização no curso de Pedagogia acreditam que elas contemplaram parcialmente ou não contemplaram o conhecimento teórico e prático essencial para o exercício da prática pedagógica em alfabetização. Além de grande parte dos respondentes assumirem necessitar de maior aprimoramento profissional após a formação inicial, nos levando a concluir que realmente os cursos de Pedagogia não suprem o essencial ou não dão embasamento necessário para que os estudantes estejam confortáveis ou confiantes para desempenharem suas práticas educacionais - TeseConstrução de uma trilha informativa de suporte à inclusão de alunos com TEA, para professores do ensino fundamental: indicadores de efetividadeSaad , Andressa Gouveia de Faria (2023-07-08)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O direito de alunos com deficiência frequentarem escolas regulares é garantido por lei em nosso país. Ao mesmo tempo, em que a inclusão escolar ainda representa um grande desafio para os profissionais da educação, da saúde, famílias e sociedade. Este estudo teve como objetivo de construir, validar o conteúdo, implementar e testar a viabilidade de uma Trilha digital informativa de apoio a professores e equipe escolar do Ensino Fundamental I e II no processo de inclusão escolar de alunos com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Os conteúdos foram desenvolvidos com o intuito de fornecer informação de qualidade, baseadas em evidências científicas, em linguagem acessível, promovendo envolvimento, motivação e engajamento dos usuários, em específico, professores e profissionais da equipe escolar. A Trilha foi composta por seis módulos com os seguintes temas: 1: A importância da Educação Inclusiva; 2: Os Transtornos do Neurodesenvolvimento; 3: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); 4: O papel da comunidade escolar na inclusão de alunos com TEA; 5: Promovendo a Aprendizagem de alunos com TEA; 6: Dividindo experiências e multiplicando saberes. E a pesquisa foi estruturada em dois estudos: Estudo 1: Validade de conteúdo como indicador de efetividade e Estudo 2: Verificação de indicadores de efetividade e aplicabilidade. Para o Estudo 1 a Trilha foi organizada em formato de e-book e enviada a 5 juízes especialistas juntamente com um checklist para verificação da validade de conteúdo, em relação a três critérios: Objetividade, Clareza e Precisão. Foi realizada a análise descritiva para as categorias de respostas de cada avaliador. Os resultados do Estudo 1 evidenciaram que houve concordância dos avaliadores na dimensão de objetividade (0,8211). Também houve concordância similar nas dimensões de clareza (0,7947) e precisão (0,7737). Podemos concluir que existe um alto percentual de concordância total em relação ao conteúdo. Para o Estudo 2: Os conteúdos foram disponibilizados aos usuários, pela plataforma Google Classroom, de maneira assíncrona e instrucional. Os indicadores de efetividade e aplicabilidade foram avaliados a partir das respostas dos usuários coletados por meio de dois questionários autoaplicados: na primeira etapa foram registradas as inscrições de 315 interessados e 93 deles responderam ao Questionário 1. Posteriormente, percorreram a trilha informativa, e 34 deles finalizaram o treinamento e responderam ao Questionário 2. Os dados obtidos foram submetidos à análise quantitativa. Os resultados evidenciaram que a Trilha teve uma boa aceitação pelos usuários. A totalidade dos participantes confirmou que o conteúdo abordado na Trilha teria uma contribuição positiva para sua atuação futura com alunos com TEA. Todos os participantes (100%) responderam que recomendaria a realização da Trilha para colegas de profissão. 23,5% dos participantes manifestaram que ao repensarem sua atuação com alunos com TEA, mudariam sua atitude totalmente, e 70,6% manifestaram que mudaria sua atitude em alguns aspectos, inferindo que os conteúdos tiveram impacto em sua atuação. Os objetivos propostos por esta pesquisa foram alcançados na medida em que os conteúdos foram validados pelos juízes especialistas, bem como a efetividade e aplicabilidade foram bem avaliadas pelos usuários. Tais resultados podem contribuir para esclarecer sobre os avanços e as limitações da formação e das práticas dos professores, atores centrais na promoção da inclusão escolar de alunos com TEA e assim colaborar com pesquisas que promovam o uso de evidências científicas para a melhoria da formação continuada destes profissionais e das políticas educativas. - DissertaçãoModelagem de linguagem assistida e necessidades complexas de comunicação: uma revisão de escopo e perfil da prática de profissionaisSella, Karina Rizzardo (2023-02-27)
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As Necessidades Complexas de Comunicação em crianças são determinadas por múltiplos fatores que impactam o desenvolvimento infantil. Quando nos deparamos com dificuldades importantes, independente de qual seja a causa, observamos que empregar esforços para entender aquilo que está sendo dito pela criança nem sempre é suficiente, reflexo de uma fala com sérias limitações ou da ausência de uma fala funcional. De modo geral, é o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) que pode conferir a estes indivíduos possibilidades de desenvolver e expressar suas habilidades sociolinguísticas de maneira funcional e eficaz. Ao longo dos anos, estudos e pesquisas modificaram conceitos, ampliaram recursos e estratégias para que as intervenções nesta área pudessem cada vez mais atender às demandas de comunicação dos seus usuários e eles, as demandas do ambiente. Atualmente, a modelagem de linguagem tem sido frequentemente associada a efeitos positivos no desenvolvimento das habilidades de comunicação e na melhora da compreensão linguística em crianças com necessidades complexas de comunicação e usuárias de recursos de CAA. Reconhecendo a importância deste tema, esta pesquisa tem como objetivos apresentar por meio de uma revisão de escopo, pressupostos teóricos e evidências existentes na literatura sobre intervenções que utilizam a Modelagem de Linguagem Assistida junto a crianças com Necessidades Complexas de Comunicação e usuárias de CAA. Além disso, irá apresentar os resultados da pesquisa realizada com uma amostra de 57 diferentes profissionais das áreas da saúde e educação, feita por meio da aplicação de um questionário multidisciplinar, que tinha como objetivo conhecer e descrever qual o perfil de utilização prática desta técnica. Os resultados da revisão nos mostram que há em literatura estudos sobre a efetividade da modelagem, mas que reconhecem sobre a melhora da comunicação nestes casos estar intimamente relacionada a diferentes fatores, como as oportunidades de comunicação oferecidas à criança, sendo a modelagem mais um dos vários componentes da intervenção. A análise da pesquisa realizada com a amostra de profissionais, indicou que a utilização da modelagem parece estar mais relacionada a prática daqueles que lidam diretamente com intervenções em linguagem e com a introdução de recursos de CAA, como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e educadores. - DissertaçãoPerfil funcional da comunicação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em contexto de idioma português e inglêsBezerra, Lucas Dias (2024-08-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresenta características peculiares de alteração no desenvolvimento infantil. Aspectos comportamentais, sensoriais e de comunicação são os mais necessários para fechamento diagnóstico. A variabilidade sintomática apresentada de sujeito para sujeito faz com que sejam observadas as particularidades de cada indivíduo com TEA. A comunicação é uma das habilidades no desenvolvimento infantil mais esperada; a ausência, atraso e/ou dificuldades em estabelecer linguagem expressiva é um marcador social importante na primeira infância, um dos principais da família na busca por orientações terapêuticas. A forma e o meio de comunicação, a ocupação do espaço comunicativo e a qualidade comunicativa são elementos fundamentais a serem analisados quando comparamos o desenvolvimento infantil esperado para a idade cronológica. OBJETIVO: o objetivo deste estudo é traçar o perfil funcional de comunicação de crianças em contextos de idiomas português e inglês. MÉTODO: foram selecionadas 16 crianças, de 42 a 72 meses de vida, sem parentes e ou convívio com pessoas multilíngues. Foram coletadas as amostras e destas feitas as análises. RESULTADOS: a percepção dos pais frente às dificuldades de comunicação dos seus filhos foram relatadas de forma unânime. Quanto maiores as dificuldades de comunicação, pior o desempenho sociocognitivo. Quanto melhor o desempenho nos testes cognitivos, melhor o desempenho funcional da comunicação dos participantes. DISCUSSÃO: foi demonstrada maior produção comunicativa no idioma português; no entanto, foram verificadas produção e funcionalidade comunicativa no idioma inglês sem diferenças estatísticas significativas quando comparados os dois idiomas. Na produção das classes gramaticais, houve maior produção do idioma português, com maior produção lexical. CONCLUSÃO: as crianças em observação e avaliação neste estudo apresentaram correlação e desempenho satisfatório nos testes propostos. Houve desempenho comunicativo com resultados sem diferenças estatísticas significativas no Perfil Funcional da Comunicação em ambos os idiomas. Serão necessários mais estudos frente à ausência de mais dados literários que possam subsidiar esses resultados. - DissertaçãoPossibilidades e limitações do uso do desenho universal para a aprendizagem em uma unidade didáticaRibeiro, Gláucia Roxo de Pádua Souza (2019-08-26)
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Special Education is the school modality offered to students with disabilities, pervasive developmental disorders and high abilities or intellectual giftedness and should preferably take place in regular education. All students have to learn together in the same room and it is the school‟s responsibility to consider the differences, the needs and individual requests, supplying them through resources, methodologies, contents and materials in order to students have access to the school curriculum at the correct age. Universal Design for Learning (UDL) is a proposal that points to the challenges and takes advantages of the inherent opportunities in a great variability of students, offering alternative ways to access the curriculum. To facilitates the learning process it is necessary to expand the chance of students participation and interaction. The idea is not to adapt the curriculum, but present it in order to meet everyone. The proposal suggests the access and the assurance of learning, based on the offer of multiples and diversified ways to organize and provide the scientific knowledges. The textbook is a resource that facilitates the knowledge acquisition and it is provided for by specific legislation in Brazilian schools. The “Programa Nacional do livro e do Material Didático” (National Book and Textbook Program), encourages the textbook production with accessibility features. In this way, the aim of the research was to adapt the first chapter of a textbook for the first grade of elementary school, based on the guidelines of the UDL and transforming it into a digital media. The adaptations made were focused on the offering of multiples ways of presentation, multiples ways of engagement and multiple ways of execution. The participants of the research were the first-grade students (N=7) of a private school in São José dos Campos. The students took a pre-test and a post-test, which objective was to gauge the rate of learning improvement after the intervention of the digital book. They answered a questionnaire to get data on their impressions and observations about the tool. Each student got a tablet and the data were collected by a screen print. The research was a case study which had as a result the academic performance improvement since the accessibility features, as the audio and the decrease of pedagogical barriers with the extra explanations, links and tips facilitated the access to the content - DissertaçãoQuestionário pré-atendimento odontológico de crianças autistas: um instrumento para o odontopediatraGerenutti, Beatriz (2022-04-19)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Tendo em vista o aumento da prevalência de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), há a necessidade de que mais odontopediatras passem a atender essa população. Para isso se faz necessário que esses profissionais conheçam as características dos indivíduos com TEA. O objetivo desse estudo foi elaborar um questionário específico, para ser utilizado no momento de anamnese, pré-atendimento odontológico de crianças autistas. Foi realizado um estudo exploratório prospectivo transversal, dividido em quatro etapas com total de 20 participantes. Foram convidados cinco experts em TEA de áreas distintas, para avaliar a primeira versão do questionário que foi elaborado pela autora. Os experts avaliaram a clareza, objetividade e precisão das perguntas e sugeriram alterações. Na segunda etapa, cinco odontopediatras com experiência no atendimento de crianças com TEA, participaram avaliando e sugerindo alterações em perguntas especificas relacionadas ao atendimento odontológico desses indivíduos. Na terceira etapa da pesquisa, o questionário, anteriormente alterado, foi apresentado para cinco odontopediatras sem experiência no atendimento de crianças com TEA que avaliaram a clareza e relataram suas dúvidas em relação as terminologias utilizadas. Em uma quarta fase foram convidados cinco pais de crianças com TEA, que responderam o questionário em forma de entrevista com o objetivo de testar a aplicabilidade, funcionalidade e qualidade do instrumento. Foi constatado que o questionário pré-atendimento odontológico de crianças autistas, pode auxiliar o odontopediatra na triagem de crianças com TEA aptas ao atendimento odontológico em ambiente ambulatorial com o uso de técnicas de manejo de comportamento usadas na odontopediatria, permitindo maior previsibilidade e assertividade na escolha da técnica e auxiliando na tomada de decisão de quando a sedação ou anestesia geral são necessárias para garantir segurança ao paciente e equipe odontológica. - TeseZumbido: uma proposta de intervenção em grupo para pacientes do Sistema Único de SaúdeAbissamra, Renata Generoso Campoli (2020-02-10)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Este estudo apresenta uma proposta de intervenção em grupo para pacientes com queixa de zumbido usuários do Sistema Único de Saúde. Objetivo: verificar a eficácia da orientação em grupo como forma de intervenção, assim como, avaliar a qualidade de vida dos indivíduos antes e após o tratamento. Métodos e Procedimentos: participaram da pesquisa 70 pacientes com queixa de zumbido e limiares auditivos normais. Foram divididos em 2 grupos, o grupo Intervenção com 50 indivíduos e o grupo Controle com 20 sujeitos. Todos preencheram os instrumentos Tinnitus Handicap Inventory (THI) e a Escala Visual Analógica (EVA) pré e pós intervenção. O resultado do THI pré e pós do grupo Intervenção apresentou diferença significativa comparado ao grupo controle, o que representa melhora na qualidade de vida. A comparação da EVA pré e pós sessões de intervenção também apresentou diferença significativa, indicando o benefício da orientação em grupo como forma de tratamento para o zumbido. Conclusão: a Orientação em grupo se mostrou um instrumento válido e bastante acessível como forma de tratamento para pacientes com queixa de zumbido usuários do Sistema Único de Saúde.