Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
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Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "Mazzotta, Marcos José da Silveira"
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- DissertaçãoAção escolar junto aos alunos com necessidades educacionais especiais em situação de inclusãoFreitas, Cristiane Spada (2007-02-27)
Psicologia
With the aim of analyzing the school actions which have been developed with students who own special educational needs as far as inclusion is concerned, a bibliographic and documentary analyses and research has been made, followed by qualified branch and ethnographic related research. All the acquired data has been raised through surveys which have been developed in five public schools in the city of Mairiporã, situated in the Great Metropolitan area of São Paulo, with the support of the Governor s Education Bureau. It has also been shown and discussed taking into consideration the infra-structure features and the types of access conditions these students have. In addition, there have been interviews with each school principals and primary regular school teachers so as to find out criteria to distinguish and identify these special types of students in order to describe the elements which may make this inclusion process in the public city schools easy or hard. The interest for this branch has been grounded on the need of checking the ethic principles of equality and justice which must be guaranteed. Although there has been development, the present study has indicated a huge gap between the speech and the steps which have been taken, and that s why this process values must be checked, as something historic which has already begun and will certainly not end up soon. So, it must be deeply thought and understood within a dynamic focus. The results which have been found out might provide outstanding assistance for possible and necessary changes so as to lead to steps which shall be taken in the above-mentioned city schools. - DissertaçãoO agente de inclusão escolar no apoio a alunos com deficiência intelectual: um estudo em escolas municipais de São PauloDuque, Luciana Fernandes (2008-08-12)
Psicologia
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar criticamente a atuação do Agente de Inclusão Escolar no atendimento aos alunos com deficiência intelectual, matriculados em escolas municipais de São Paulo. O Agente de Inclusão Escolar é um profissional vinculado a uma instituição especializada, que oferece suporte a professores e alunos da escola comum com foco no processo de inclusão. A opção metodológica foi à pesquisa qualitativa etnográfica, sendo dados coletados através de opinionários (questionários) e entrevistas, buscando conhecer a atuação do Agente, o entendimento dos pais e professores sobre o trabalho desempenhado por este profissional e questões relacionadas ao processo de inclusão. Vislumbrou-se também, situações que pudessem contribuir com a prática do Agente e com a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual. O estudo fundamentou-se na idéia de que as relações entre as pessoas, estabelecidas nesse processo de inclusão, podem ser entendidas como relações de mediação e esses mediadores podem ser a família, a escola, os professores, os colegas e o próprio Agente de Inclusão. Foi possível conhecer as necessidades das famílias, das escolas e do Agente em relação à inclusão escolar e, assim, poder entender e instigar possíveis caminhos de trabalho, que de fato contribuam com uma educação inclusiva de qualidade. Fica claro que é na escola que devemos centrar todas as nossas forças em busca de transformação a favor das pessoas com deficiência e o Agente de Inclusão Escolar é um profissional que realiza todo seu trabalho voltado à escola comum. A luta pela qualidade de ensino não é uma preocupação apenas de teóricos e dos profissionais da área da educação, mas também das famílias, que muitas vezes não são vistas como parceiras, na busca dessa conquista. - DissertaçãoAlunos com deficiência mental incluídos no ensino regular em município do Litoral Norte paulistaGomes, Enaida Rodrigues (2006-09-05)
Psicologia
The present study investigated the student's inclusion with deficiency in the schools common of basic education in municipal district of the coast north from São Paulo, focalizing the access to the and support to the student with mental deficiency of the classes from 1st to 4th series of the Fundamental Teaching. It is known that the student's inclusion with deficiency is right constituted in the public politics of the Brazilian education. In that sense, guidelines and norms were analyzed from the referring education to the spheres federal, state and municipal, as well as, relative bibliography to the theme. I tried to map the students' distribution with deficiency physical, sensorial, mental and multiple, in order to analyze the conformity among the enunciated beginnings, the organization and attendance offered in the municipal net of education. The documental analysis it indicated that the student's inclusion with mental deficiency, implicates to add responsibilities of all, of the professionals of the teaching net, of the professionals of the schools in all the actions, beginning with the student's identification in the intention of implementing attendance to your school needs, such as special educational resources that guarantee the quality education for all. - DissertaçãoAlunos com síndrome de Down em escolas municipais de Barueri (SP): a inclusão escolar segundo seus professoresGomes, Ana Elizabeth Gondim (2009-12-18)
Psicologia
O presente trabalho teve por objetivo conhecer e avaliar algumas condições da inclusão de alunos com síndrome de Down, do Ciclo I do ensino fundamental, na rede regular de escolas públicas municipais de Barueri - São Paulo, sob a ótica dos professores regentes de classes comuns que tivessem pelo menos um aluno com síndrome de Down. A pesquisa de campo foi realizada em Barueri (SP) e envolveu 16 professores. Adotou-se a abordagem qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas, seguindo um roteiro formulado previamente. Após as entrevistas foi realizada a transcrição de depoimentos, a categorização dos elementos mais significativos e a discussão dos dados encontrados. Os resultados dos depoimentos apontaram importantes fatores relacionados ao processo de inclusão escolar dos alunos, notadamente a respeito do seu desempenho, das ações desenvolvidas pelos professores, das relações entre professores e familiares dos alunos, além da orientação e apoio especializado prestados aos professores e alunos. Os resultados obtidos poderão subsidiar importantes decisões, tanto por parte dos gestores quanto dos professores das classes comuns. - DissertaçãoAtuação de profissionais da educação na inclusão escolar do aluno com deficiência intelectualStelmachuk, Anaí Cristina da Luz (2011-12-05)
Psicologia
A pesquisa teve por objetivo investigar como professores regentes e supervisores de unidades escolares têm atuado em relação aos alunos com deficiência intelectual, tendo em sala de aula a presença de um auxiliar. A fundamentação teórica baseou-se em literatura especializada e pesquisa documental referente à legislação brasileira e publicações oficiais sobre Educação Especial. A pesquisa de campo seguiu a abordagem qualitativa, tendo como sujeitos 10 supervisores escolares e 16 professoras regentes de classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal da cidade de União da Vitória - PR. Para a coleta de dados foram utilizados questionários respondidos individualmente pelos supervisores e professoras e entrevistas semi-estruturadas realizadas com 30% dos supervisores e 31,25% das professoras. As respostas foram analisadas e organizadas em quatro categorias: significado de inclusão escolar, conceito de deficiência intelectual e objetivo educacional em relação ao aluno com deficiência intelectual, facilidades e dificuldades da inclusão desse aluno nas escolas e condições de apoio à inclusão. Os dados obtidos foram analisados de acordo com o referencial teórico possibilitando uma melhor compreensão do tema. Constatou-se que os auxiliares são solicitados à Secretaria Municipal da Educação pelas escolas; 88,46% dos sujeitos da pesquisa orientam os auxiliares. 69,23% sentem-se parcialmente preparados e 23,07% sentem-se preparados para tal função. Professoras consideram que seus alunos com deficiência intelectual apresentam maior necessidade de apoio na área acadêmica. Supervisores e professoras consideram que o apoio do auxiliar em sala de aula reflete positivamente no desenvolvimento acadêmico e social dos alunos, evidenciando ressalvas em relação ao desenvolvimento da autonomia. Os sujeitos questionam o perfil e a formação dos auxiliares e sugerem formação continuada para estes e para si. - DissertaçãoAutonomia pessoal e social de pessoas com deficiência visual após a reabilitaçãoAciem, Tânia Medeiros (2011-08-16)
Psicologia
This study aims to identify the contribution of specialized institutions as the personal and social autonomy of visually impaired people (blindness) after going through rehabilitation services, more than four hours a week, a minimum of two years, between the years 2002 to 2009. Study subjects are visually impaired people (blindness), who went through rehab, and their family members who accompanied the process. It is a research project with qualitative approach, by organizing interviews and questionnaires to collect data on social autonomy and personal independence of people with visual impairments. The study involved the six people with visual impairments, and six family members, one member to each person with visual impairment. The survey results indicate that rehabilitation alternatives provided for determining changes to people with visual impairments in their social context. The conquest or reconquest of personal and social autonomy of this population was reached, providing thus a better quality of life. - DissertaçãoEdifícios públicos tombados e a acessibilidade para pessoas com deficiência: um olhar multidisciplinarGabriely, Alexandre Oliveira (2007-09-18)
Psicologia
This work considers to study the social inclusion of the person with physical deficiency or mobility reduced in overthrown public buildings in the city of São Paulo. It involves theoretical research and of field. The theoretical research developed through the literary revision on the conceptualization of physical deficiency or reduced mobility, the conceptualization of public and private space, the falling, the accessibility and the social inclusion with emphasis in two areas: education and culture. The field research was carried through in two overthrown public buildings, with the application of interviews halfstructuralized with controllers and servers, whose proposal was to investigate the question of the social inclusion for people with physical deficiency or reduced mobility to the place that, for being tumbled, possess specific legislation of conservation, what it can make it difficult the necessary adaptations and the elimination of barriers. Over all, the field research was an indispensable tool to analyze the atitudinal question of controllers and servers in relation to the attendance and the promotion of the accessibility for the people with physical deficiency or mobility reduced in its dependences. The data gotten for the field research had been classified, selected and collated with the theoretical research, becoming after that the analyses. The research concludes that falling cannot be confused with plastering and evidences the necessity and importance of the information, the knowledge and the interactions with people with deficiency as elements facilitators of the felt accessibility in its amplest one. - DissertaçãoEducação física escolar e a inclusão de alunos com deficiênciasAlmeida, Marcelo Silveira de (2008-06-17)
Psicologia
ALMEIDA, M. S. Educação Física Escolar e a inclusão de alunos com deficiências. Dissertação de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), 2008. Este estudo teve sua origem no interesse em conhecer as condições de realização das aulas de Educação Física e da posição dos professores dessa área ao receber alunos com deficiência na aula de Educação Física escolar. A inclusão social é um tema que vem sendo amplamente abordado e esta pesquisa pode trazer uma contribuição para a área da educação, produzindo novos conhecimentos a respeito das condições do professor de Educação Física, quando trabalhando com alunos com deficiência em uma escola regular. A faixa etária escolhida para esta pesquisa abrangeu as fases da préadolescência e adolescência. O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar criticamente como vem ocorrendo o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física em uma escola particular na região de Barueri (São Paulo). A pesquisa foi feita através da análise qualitativa dos dados que foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores, alunos e suas respectivas famílias. Os resultados apontam que a escola tem boas condições de acessibilidade, que os filhos compartilham com entusiasmo o que ocorre nas aulas de Educação Física para seus pais, que por sua vez entendem que o trabalho desenvolvido com seus filhos é satisfatório. Todavia, os professores se sentem inseguros e despreparados para atender alunos com alguma deficiência e têm pouco conhecimento acerca das limitações que as deficiências de seus alunos provocam. - DissertaçãoEducação física escolar para alunos com deficiência incluídos na rede estadual de ensino em São PauloFrancisco, Adriano Bareia (2011-06-14)
Psicologia
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as condições de realização das aulas de Educação Física para alunos com deficiência física, mental, sensorial ou múltipla, em escolas comuns da Diretoria de Ensino Norte 2 da rede estadual de São Paulo. Para tanto propôs-se a identificar e analisar o conhecimento que o professor de Educação Física Escolar tem sobre as deficiências de seus alunos, discutir os recursos que vêm sendo buscados pelos professores para aprimoramento na área e conhecer as sugestões dos participantes para melhor atendimento destes alunos. Foi realizada uma pesquisa de campo, envolvendo 10 (dez) professores de Educação Física de escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Adotou-se a abordagem qualitativa, tendo como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturada formulado previamente, contendo perguntas abertas e fechadas direcionadas aos objetivos propostos pelo pesquisador. Em seguida realizou-se a transcrição dos depoimentos, a categorização dos dados mais significativos e a discussão dos resultados obtidos. Estes apontaram fatores importantes para a melhora das aulas de Educação Física para alunos com deficiência. Ressaltaram a capacitação e atualização dos professores como fator primordial para o êxito do processo inclusivo, destacaram a importância da busca por novos recursos, estratégias e intercâmbios entre os professores e indicaram a ausência de cursos que deveriam ser promovidos pelos órgãos competentes a fim de capacitar os professores. - DissertaçãoElementos necessários à atuação de professores de 1ª à 4ª série atuando em escolas municipais inclusivasTozzo, Cristiane Regina (2008-01-28)
Psicologia
A presente pesquisa teve por objetivo identificar e discutir elementos necessários à atuação competente de professores, de 1ª à 4ª séries, que tenham alunos com deficiência física, mental, sensorial ou múltipla em situação de inclusão na Rede Municipal de Ensino de Rio Claro. O referencial teórico utilizado envolveu pesquisa bibliográfica e documental e abrange definições e terminologias sobre pessoas e alunos com deficiência, a importância da inclusão escolar, atuação de professores e da formação continuada no âmbito educacional. A pesquisa de campo realizada seguiu os princípios da abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista de grupo focal, envolvendo oito professoras que expressaram suas opiniões a respeito da acessibilidade na escola e na sala de aula, dos recursos didáticos, bem como da formação e atuação do professor. Os itens selecionados foram classificados em categorias que passaram a compor núcleos temáticos, onde houve o agrupamento dos depoimentos das participantes, contribuindo para a visualização dos elementos necessários para favorecer a melhoria das condições de inclusão escolar, em especial a atuação do professor. O conjunto dos elementos identificados e discutidos remete de maneira significativa para efetivo relacionamento dos alunos com deficiência entre os colegas de classe e o professor, favorecendo o acesso ao conhecimento e o respeito à singularidade e à diversidade dos mesmos. Além disso, há a necessidade de adaptações curriculares e recursos didáticos pertinentes à realização de atividades em sala de aula. Legislação e Orientações Didáticas foram temas sugeridos para os cursos de formação continuada, como também trocas de experiências em Horários Pedagógicos Coletivos na escola. A pesquisa atingiu plenamente o objetivo proposto e seu conteúdo aponta para possíveis contribuições na atuação do professor frente à inclusão escolar. - DissertaçãoEsporte adaptado de alto rendimento praticado por pessoas com deficiência: relatos de atletas paraolímpicosTeodoro, Célia Maria (2007-03-19)
Psicologia
O presente estudo tem como objetivo identificar, descrever e analisar as condições dificultadoras ou facilitadoras encontradas na prática de atividades esportivas por pessoas com deficiência física e visual que se tornaram atletas de alto rendimento. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, constando da aplicação de entrevista semiestruturada com cinco atletas paraolímpicos, residentes na cidade de São Paulo. A análise dos dados constatou que a reabilitação é um meio que favorece o ingresso no esporte adaptado impulsionando as pessoas com deficiências para o esporte de alto rendimento. Entretanto, a partir do momento em que iniciam no esporte, desde as aulas de educação física escolar até conseguirem convocação para as paraolimpíadas, enfrentam dificuldades com transporte adaptado, locais apropriados para treinar, preconceito, problemas financeiros, falta de preparo de profissionais, entre outros. Com relação às facilidades encontradas para se chegar a uma paraolimpíada todos relatam que não existem, porém nos depoimentos há algumas evidências de situações que favorecem a prática de atividades esportivas, tais como apoio familiar, incentivo financeiro oferecido pelo governo, entre outros. Os dados mostraram que apesar das dificuldades para a prática do esporte adaptado serem muito maiores do que as facilidades apontadas pelos atletas são possíveis de superá-las. Porém, há a necessidade de divulgação do esporte de alto rendimento para toda a sociedade e também um maior interesse dos nossos governantes no cumprimento de leis que possam beneficiar pessoas com deficiência que praticam esportes e aquelas que queiram praticá-los. - DissertaçãoInclusão social e escolar de pessoas com deficiência visual: estudo sobre a importância do brinquedo e do brincarSiaulys, Mara Olimpia de Campos (2006-03-14)
Psicologia
This research seeks to verify the importance of toys and playing for the development and inclusion of children with visual impairment. The researcher´s involvement in the field of visual impairment began with the birth of her youngest child, who is congenitally blind, and continued with voluntary work and eventually the founding of Laramara Brazilian Association for Assistance to People with Visual. In educating her daughter, she used playing and toys, which encourage interaction and promote learning. Her preoccupation with her daughter s education motivated her to seek special education training at the University of São Paulo and to later work in the field. She developed playing activities and special toys and sought to share these ideas with families, introducing similar strategies at Laramara. She is a follower of Vygotsky s social-historical and cultural ideas, which emphasize social interaction and cultural instruments among them toys as determining factors for children s development. To respond to children s needs, she created special toys currently a total of 109 that are accessible to all Brazilian children through the publication Brincar para Todos (Playing for All), which shows how to construct and use them. The issues researched are: what is the role of playing and of specialized toys for the learning, development and inclusion of people with visual impairment? The goals were to verify the importance of specialized toys for the development of youths who used them in their infancy and to learn how families viewed playing as a mediating tool in their children s development. The methods used were qualitative ethnographic research, participative observation, in-depth interviewing, video documentation and document analysis. Five young men and women who participated in the researcher´s work when they were very young and who continue receiving services at the organization were interviewed. Also included in the research were five mothers of young children who are involved in toy and play-related projects at Laramara. The results show that the youths value the playing and the specialized toys for their learning and for their mainstream educational and social inclusion. Parents highlight the importance of the openness of the institutional area and its stimulating atmosphere as well as the specialized toys and playing activities, which are essential for the development and social inclusion of their children. - DissertaçãoPossíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebralSilva, Lívia Joelma Almeida de Lima e (2007-08-07)
Psicologia
Trata-se de um estudo de caráter qualitativo cujo objetivo foi identificar e analisar criticamente possíveis influências da situação de inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral (PC) no seu processo de habilitação/reabilitação fisioterapêutica. Foi realizada pesquisa teórica, bibliográfica e documental, e pesquisa de campo. Participaram do estudo seis fisioterapeutas da cidade de Salvador-BA que atendiam crianças com paralisia cerebral entre 4 e 11 anos de idade e que freqüentavam escolas regulares. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas focalizando a visão do profissional acerca da possível relação existente entre reabilitação fisioterapêutica e a inclusão escolar dos seus pacientes. Comprovou-se que a inclusão escolar possui influências positivas consideráveis na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. Ficou evidenciado que os fisioterapeutas consideram a inclusão escolar um processo relevante e reconhecem os benefícios que o ambiente escolar comum e a convivência com crianças sem deficiência podem trazer para as crianças com PC. Além disso, pôde-se constatar que o fato de o paciente com PC freqüentar escola regular influencia a elaboração e o desenvolvimento do plano de tratamento habilitador/reabilitador que o fisioterapeuta traçará para a criança. - DissertaçãoSala de recursos como apoio especializado a alunos com necessidades educacionais especiais: estudo em escolas estaduaisSilva, Rosana Sebastião da (2009-12-13)
Psicologia
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar os tipos de apoios prestados na Sala de Recursos a alunos com necessidades educacionais especiais e a seus professores das classes comuns. Foi realizada em escolas públicas estaduais da Região da Diretoria de Ensino de Caieiras, na Grande São Paulo. Participaram da pesquisa 7 (sete) professores das Salas de Recursos das áreas das deficiências: Mental, Auditiva e Visual e 3 (três) professores de 1ª à 4ª série das classes comuns, que contam em suas turmas regulares com alunos com necessidades educacionais especiais e recebem apoio educacional especializado da Sala de Recursos. A pesquisa envolveu 10% (dez por cento) dos professores em um universo de trinta e três, lotadas em 8 (oito) escolas localizadas nos municípios de Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e foram realizadas entrevistas com os professores contendo questões abertas e fechadas, tendo como núcleos temáticos: as ações desenvolvidas pela professora da Sala de Recursos com vistas à inclusão dos alunos em classes comuns; as atividades específicas para o atendimento das necessidades educacionais especiais; orientações das Salas de Recurso para professoras das classes comuns e a auto-avaliação dos professores das Salas de Recursos quanto ao atendimento especializado. A pesquisa teórica baseou-se em renomados autores e em documentos oficiais de âmbito estadual, nacional e internacional. A análise interpretativa dos depoimentos dos entrevistados levou a algumas conclusões. Espera-se que o resultado da pesquisa possa contribuir para um possível redirecionamento das dinâmicas de trabalho do atendimento educacional das Salas de Recursos na rede pública de ensino no Estado de São Paulo. - DissertaçãoO trabalho de pessoas com deficiência em empresas privadasBergamo Junior, Adilson (2009-12-09)
Psicologia
Este estudo teve como objetivo descrever e analisar criticamente aspectos envolvidos no recrutamento, seleção e contratação para o trabalho de pessoas com deficiência em empresas privadas. Buscou-se identificar e descrever as práticas adotadas em empresas privadas para colocação de pessoas com deficiência nos respectivos setores de trabalho, bem como conhecer e analisar a posição de empresas privadas em relação à lei que determinou porcentagem para contratação de pessoas com deficiência. Adotando a abordagem qualitativa, o procedimento metodológico utilizado foi a entrevista semi-estruturada com roteiro previamente elaborado. Participaram 5 (cinco) empresas privadas, de diferentes setores da economia, situadas na cidade de São Paulo com mais de 100 funcionários e que empregam pessoas com deficiência. Foram entrevistados os responsáveis pelos Departamentos de Recursos Humanos das empresas. Para análise crítica dos depoimentos dos participantes foram definidas quatro categorias: colaboradores com deficiência contratados; recrutamento, seleção e contratação; acessibilidade e lei de cotas. Os resultados obtidos corroboram dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego que demonstram que a contratação para o trabalho de pessoas com deficiência tornou-se significativa após a fiscalização do cumprimento da "lei de cotas". As empresas consideram excessivo o percentual de pessoas com deficiência exigido pela referida lei. Quanto à qualificação dos funcionários, quatro empresas exigem o ensino médio completo, sendo que nenhuma delas possui pessoas com deficiência intelectual em seus quadros de funcionários. Ficou evidenciada a necessidade de novos estudos sobre o tema para obtenção de outros dados sobre o trabalho das pessoas com deficiência em empresas privadas e a importância do trabalho na inclusão social dessas pessoas.