Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
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Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "Carvalho, Sueli Galego de"
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- DissertaçãoAçoes de inclusão de funcionários com deficiência em empresas de diferentes ramos de atividadesOliveira, Elaine Roberta de (2009-01-27)
Psicologia
A inclusão da pessoa com deficiência vem recebendo atenção especial pelas Leis brasileiras. O presente estudo teve como objetivo analisar as ações realizadas pelas empresas na contratação, na inclusão e na qualificação do funcionário com deficiência. Os objetivos específicos foram: identificar quais os tipos de deficiências que as empresas estão incluindo; caracterizar as ações empregadas para a integração das pessoas com deficiência nas empresas e descrever as ações desenvolvidas para a qualificação profissional das pessoas com deficiência. A questão de pesquisa foi: quais as ações que estão sendo realizadas pelas empresas na contratação e na inclusão de funcionários com deficiência? Os dados da pesquisa foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada com cinco gestores de empresas que trabalham com a inclusão e com a qualificação de funcionários com deficiência, localizadas na cidade de São Paulo e Cajamar. Para a sistematização dos dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, chegando-se a 10 categorias que foram estipuladas levando-se em consideração o maior número de respostas semelhantes em relação as categorias levantadas. A análise revelou que inúmeras são as ações de contratação, inclusão e qualificação que as empresas estão desenvolvendo para os funcionários com deficiência. No processo de inclusão as empresas pesquisadas apontaram medidas como: o auxílio de consultorias para encontrar funcionários com deficiência; palestras que visam conscientizar e sensibilizar gestores e equipes de trabalho; aplicação de projetos que buscam aprimorar os conhecimentos dos funcionários com deficiência. O principal objetivo dessas ações é promover aos funcionários com deficiência as mesmas oportunidades de plano de carreira oferecido a todos os funcionários. Entretanto, apesar da realização dessas ações as empresas ainda encontram dificuldades no processo de inclusão do funcionário com deficiência, principalmente no que se refere a escolaridade das pessoas com deficiência. Por fim espera-se, com essa pesquisa, contribuir para o conhecimento das ações desenvolvidas pelas empresas no processo de inclusão, bem como para estimular que novas pesquisas sobre o tema sejam realizadas, propiciando, dessa forma, maior conhecimento sobre a contratação, a inclusão e a qualificação das pessoas com deficiência. - DissertaçãoAtendimento a pessoas com deficiência no ensino superior: estudo do Centro Universitário SenacGonsales, Lia Fernanda Sorrilha (2007-09-05)
Psicologia
The universe of the attendance to the people with deficiency in Superior Education through the experiences of a private ISE is the focus of the present study. The objective is to analyze and to argue of that it forms occurs the attendance the people with deficiency in the scope of the University Center Senac. The employees of the technician-administrative body of the private ISE whose function is of attendance to the public had been the participants of the research. The procedure of collection of data was constituted by the following phases: 1) application of questionnaire in 42 employees to investigate the situation of the University Center Senac in relation to the frequency and the attendance the people with deficiency and to select the sample for participation in the following one; 2) interviews with five employees who had expressed attendance difficulties the people with deficiency in phase 1. The results indicate that the attendance the people with deficiency, whose frequency is raised (88.1%) in the private ISE, presents more difficulties (lack of information on the organization, unfamiliarity of the types of deficiencies, among others) of what the easiness (physical structure of the ISE and personal characteristics). The stories of the participants consider, still, that specific training would inside contribute for the improvement in the attendance the people with deficiency of the private ISE. The analysis of the results sample that the participants are available for the development in order to fulfill its task main that is the attendance, of more efficient form. It is treated, therefore, of a chance so that the private IES can give a jump in quality in relation to the reception of these people providing, thus, possibilities of educational inclusion of this segment of the population. - DissertaçãoAvaliando a satisfação profissional de pessoas com deficiência no ambiente de trabalhoMussi, Giuliano Michel (2012-11-23)
Psicologia
This study aimed to evaluate job satisfaction of people with disabilities in the workplace. Adopting a quantitative approach was adapted an instrument previously validated by Carvalho-Freitas (2007), which sought to identify the level of satisfaction in eight large items (Pay, Working Conditions, Capacity Development, Growth Opportunity Professional, Social Integration in the Institution , the Rights Institution, Balance: work and Life and relevance of their work). The results make it clear that the group with the highest satisfaction was composed of women (66.67%), 33.33% had higher education and, 50% of this total had postgraduate degrees, with a physical disability (83.33% ), performing their professional activities in public and private companies (50%), with service time between 5-10 years (50%), aged 45-60 years (43.50%), with a workload of 8 hours daily (50%). The group with the lowest rate of satisfaction was the group 3 (n = 6), the majority of the sample group was composed of women (66.67%), all physically disabled (100%), aged 30-45 years (50%), working in private institutions (83.33%), with higher education (66.67%), with no course graduate, with tenure ranging between 5-10 years (50%), with a workload that ranges from 6 hours (16.67%) to 8 hours (83.33%). Clearly the need for further research into the topic with the intention of obtaining data that improve the characterization of the satisfaction of professionals with disabilities in the workplace. - DissertaçãoEscola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiênciaFerraz, Rosana Bastos (2007-09-24)
Psicologia
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, é um estudo de caso, realizado em uma escola pública de 5ª a 8ª série da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem como objetivo identificar e analisar as práticas pedagógicas existentes em salas de aulas regulares de ensino (classe comum), assim como, verificar a maneira como é desenvolvido o currículo escolar em relação aos alunos com deficiências. Toma como base a educação especial; a legislação educacional; o currículo; a adaptação curricular e a formação do professor. Adotou como procedimento metodológico a observação em sala de aula e a verificação dos documentos escolares, seguida de descrição e análise dos dados coletados. Pode-se constatar que os professores em sua maioria não utilizam práticas diferentes ou modificam suas práticas, em sala de aula, em função de possibilitar ao aluno com deficiência o desenvolvimento de sua aprendizagem e o acesso ao currículo. Constatou-se também, que o currículo desenvolvido é o mesmo para todos os alunos e que não há, na maioria das vezes, flexibilização de seus diferentes elementos, para atender as especificidades dos alunos com deficiência. Considera-se que a escola procura caminhos para se estruturar e atender os alunos com deficiência apesar das dificuldades apresentadas. E que o processo seria mais rápido se as legislações fossem, efetivamente, cumpridas; houvesse orientações pedagógicas constantes e recursos financeiros suficientes. - DissertaçãoIndicadores da qualidade na educação infantil relacionados à criança com deficiênciaMiranda, Caroline Fagundes Schalch (2010-08-10)
Psicologia
There are numerous changes in recent decades, both in relation to early childhood education as the modality of Special Education in Brazil. Such changeshave been the core of social movements for the right to education for all, from birth, in addition to that undertaken by the family. Education has suffered by the transformations caused by the systematization of new public policies, as well as by the search for quality in early childhood education. The aim of this study is to characterize the view of educators regarding the Quality Indicators in Early Childhood Education (MEC-2009), highlighting the aspects related to children with disabilities. The method was ruled by a qualitative, exploratory technique, using semi-structured interview based on the Indicators of Quality in Early Childhood Education, which contained the words children with disabilities. The research was conducted with 16 teachers, linked to four different educational institutions in the city of São Paulo / SP. The interviews were analyzed and results presented and discussed in four different categories: Participation / Interaction, Special Care, and Accessibility Guidelines for Teachers. From the analysis of categories it became clear that the teachers indicated more hindering than facilitators in relation to the understanding of the proposed indicators. It was also possible to evaluate the instrument proves to be somewhat inchoate as to conceptions in relation to questions directed to children with disabilities. - DissertaçãoInfluência do nível socioeconômico no desempenho funcional de crianças com paralisia cerebralAssis-madeira, Elisângela Andrade (2010-02-03)
Psicologia
O termo Paralisia Cerebral se refere ao grupo de condições crônicas não progressivas da infância, a qual afeta o sistema nervoso central em fase de maturação, acarretando anormalidade na coordenação do movimento. Dentre os fatores de risco que aumentam a probabilidade de déficits no desenvolvimento motor, está o nível socioeconômico da família. Apesar das evidências de que o ambiente possa interferir no desenvolvimento infantil, informações sobre a influência do nível socioeconômico no desempenho das habilidades funcionais e na assistência do cuidador para realizar tarefas da rotina diária da criança com paralisia cerebral não estão bem definidas. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do nível socioeconômico no desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral. Tratou-se de estudo transversal com 49 crianças com paralisia cerebral, idade entre 3 e 8 anos, e seus respectivos cuidadores. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), GMFCS (Sistema de Classificação da Função Motora Grossa), Critério de Classificação Econômica do Brasil e uma ficha de identificação com informações sobre a criança e o cuidador. Os resultados apontaram que crianças com PC grave foram as que mais tiveram influência do NSE. Apesar de essas crianças de NSE baixo terem habilidade de autocuidado significantemente inferior à das crianças de NSE alto, a assistência do cuidador desse mesmo desempenho foi semelhante nas duas classes econômicas. Crianças com comprometimento variado têm desempenho semelhante na habilidade da função social. Entretanto, na assistência do cuidador na função social, as crianças com PC moderada de NSE baixo são mais dependentes do que crianças com NSE alto. Quando se compararam crianças de NSE alto e baixo, independentemente do comprometimento motor, observou-se que crianças com NSE alto e baixo têm habilidade na mobilidade e assistência do cuidador também na mobilidade semelhantes, porém quando se trata do autocuidado e função social tanto da habilidade funcional quanto na assistência do cuidador, as crianças de NSE baixo apresentaram desempenho significativamente inferior às crianças de NSE alto. A função social foi a que melhor demonstrou as diferenças entre crianças com cuidadores de baixa escolaridade e cuidadores de alta escolaridade. Conclui-se que a criança com PC pode sofrer influência do NSE, sobretudo influência direta do cuidador, do qual ela pode tanto receber proteção adequada ou excessiva, quanto conviver com riscos para o seu desenvolvimento. O risco social de pertencer a uma família de classe econômica desfavorecida afeta mais crianças com comprometimento grave, ou seja, crianças com maior risco biológico. Já as famílias de classe econômica alta, quando se trata de crianças com comprometimento grave, parecem ser superprotetoras em relação ao autocuidado, dando ajuda excessiva nas tarefas diárias. Independentemente do comprometimento motor das crianças com PC, famílias de classe econômica alta dão mais oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e a independência nas áreas de autocuidado e função social do que famílias de NSE baixo. A implementação de políticas públicas adequadas de atendimento materno-infantil pode diminuir o papel negativo do NSE e baixa escolaridade no desempenho funcional de crianças com PC. - DissertaçãoO ingresso de pessoa com deficiência na administração pública municipal: um estudo exploratórioRicotta, Luiza Cristina de Azevedo (2007-09-19)
Psicologia
O objetivo desta pesquisa é abordar o Ingresso de Pessoas com Deficiência na Administração Pública Municipal, a partir de um estudo exploratório dos depoimentos de dois funcionários com deficiência da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). A análise de conteúdo resultou em 11 Núcleos Temáticos, que posteriormente foram reagrupados pela semelhança e correlação direta dos temas, oferecendo-nos três grandes categorias principais e norteadoras da pesquisa, sendo elas: Ingresso, Inclusão e Assistencialismo. Dentre as contribuições deste estudo, destacamos duas: a visão crítica dos entrevistados, contrários à prática assistencialista por parte de instituições e pessoas, por entenderem que essa é uma forma de manter a exlusão, o estigma e o preconceito; e a constatação do significado e valor do trabalho na vida destas pessoas, ao proporcionar autonomia, auto-estima, identidade e participação social. - DissertaçãoA inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: o relato das famíliasZuim, Gustavo Matias (2012-02-01)
Psicologia
Este estudo teve como objetivo conhecer os relatos de famílias compostas por pessoas com deficiência que buscam inserção ou já estão inseridas no mercado de trabalho, analisando aspectos ligados à formação da família, vivência das diferenças e preconceitos, o trabalho e as legislações relativas tanto à pessoa com deficiência, como a Lei Orgânica de Assistência Social, quanto à própria inserção dessa pessoa no mercado de trabalho. Para tanto, sete membros de famílias passaram por uma entrevista semi estruturada e utilizando-se de uma análise categorial do que foi informado pelos participantes foi possível observar o quanto é significante o primeiro contato da família com a deficiência, quais os obstáculos que essa família e o próprio deficiente enfrentará nessa busca por um emprego e qual a participação do Estado e como esta é percebida em todo esse processo. - DissertaçãoPercepção da inclusão social na visão da família e educadores de crianças com deficiências múltiplasJones, Andreza Batista (2013-07-29)
Psicologia
The changes in the Brazilian educational system in recent decades have produced positive and negative results in the school inclusive process of pupils with special educational needs. This study aimed to identify the actions of social inclusion as perceived by families and educators of children with multiple disabilities in mainstream schools of a city in Minas Gerais. The participants were family members and teachers of five children with multiple disabilities. A qualitative and descriptive approach was adopted, utilizing semi-structured interviews with family members and teachers, following a script made previously. The research involved observations in the classroom and in recreational moments of children with multiple disabilities at school. After the interviews, the transcript of the statements was made, as well as the categorization of the most significant elements. Thus, two classes of categories were identified, one related to the perception of the family and the other related to the perception of the teachers. Among the categories related to the family we have: contact with colleagues, peer relationships, perception of learning.The categories generated from the perception of teachers are: experience, difficulties, positive and negative aspects, perception of learning, social inclusion. It was possible to verify that the reports of interviews and classroom observations indicated important factors regarding the social inclusion process of children with multiple disabilities, demonstrating incompatibility between the family members statements and the observations performed. In addition, exclusive social aspects were evidenced with some of the students observed. The teacher s statements identified that they do not have experience with disabled children and that there is a need for support in the classroom to meet the special educational needs of these children. The final product of the research led us to some suggestions: Access to the diagnosis of children with disabilities; Reduction of number of students in the classroom; To keep walker beside the children who have it; Insert teachers / educators in the classroom in order to meet the special educational needs of children with disabilities; Availability of specific and differentiated materials for each student included; Encourage and offer updated training courses for teachers; Communication between professionals / educators, for example, the professionals of Specialized Educational Service (A.E.E) should inform the teachers about the materials used and the work that is being developed with the disabled child so that there is continuity of them in the classroom; Communication between professionals of APAE and the educators/ teachers / psychopedagogue of the school that the child attends, To integrate the work developed in each of these locations and monitor the development of the child with disability; Placing students with disabilities in the middle of the classroom, and not isolated, as in the extreme rows, enabling, this way, greater interaction with peers; Give priority to those who wear glasses and have visual problems to sit in the first chair of the row; The teachers should allow greater socialization of children in the classroom; Better accessibility in the schools. - DissertaçãoRelações entre atividade física, indicadores de problemas de comportamento e qualidade de vida familiar na síndrome de Prader-WilliFerreira Junior, Arcenio José (2016-02-03)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A síndrome de Prader Willi (SPW) é uma doença genética parental decorrente da ausência da expressão gênica do cromossomo 15 (q11.2-q13) em uma região controlada pelo imprinting genômico. Alterações físicas, cognitivas e comportamentais, como severa hipotonia neonatal, atraso no desenvolvimento global, deficiência intelectual, deficiência de hormônio de crescimento, problemas de comportamento, hiperfagia e obesidade, colocam as pessoas com a SPW em situação de risco de morte e geram na família um elevado grau de estresse físico e emocional. A atividade física (AF) tem se afirmado como importante instrumento de intervenção no combate de inúmeras patologias e estudos têm demonstrado seus efeitos benéficos na SPW. Não existem dados sintetizados quanto a condições de saúde de pessoas com a SPW no Brasil, nem informações quanto à prática regular de atividade física nessa população. Assim, o objetivo do presente estudo foi o de avaliar o nível de atividade física realizada por uma amostra de 30 pessoas com a SPW e sua possível relação com a saúde física, perfil comportamental e qualidade de vida familiar. Este estudo descritivo transverso estudou 30 pais de pessoas com a SPW, entre 10 meses e 21 anos de idade, ambos os sexos e com diagnóstico citogenético confirmando a SPW. Nas entrevistas foram utilizados os instrumentos: Questionário demográfico, Questionário de exercícios e Histórico médico na Síndrome de Prader- Willi; Breve Monitor de Problemas - BPM (para identificação do perfil comportamental) e WHOQoL (para identificação da qualidade de vida). Os principais resultados apontaram que a condição socioeconômica está associada a maior qualidade de vida dos pais, especialmente no domínio social. Também se mostrou que, quanto menores problemas de comportamento dos filhos, maior a qualidade de vida dos pais, especialmente no domínio social. Além disso, foi possível observar uma associação, onde quanto maior o nível de AF do filho, menor a qualidade de vida dos pais no domínio social. Pode-se levantar a hipótese para este resultado considerando-se à dedicação integral dos pais nos cuidados com os filhos e o tempo dispensado em leválos e acompanhá-los na AF. Podemos concluir sobre a importância de se investir em programas de AF em conjunto, onde pais e filhos participem juntos das atividades. Os resultados reforçam a importância de se considerar a família no tratamento de pessoas com SPW, bem como na prevenção das principais características e sintomas da síndrome. - DissertaçãoSentimentos e vivências profissionais de médicos frente à comunicação do diagnóstico da deficiência do bebê aos pais no momento do nascimentoLuisada, Valquiria (2013-06-20)
Psicologia
Diante da importância do momento da notificação do diagnóstico de uma deficiência aos pais por ocasião do nascimento do bebê e das dificuldades encontradas para esta abordagem pelos profissionais, médicos responsáveis por esta tarefa, o presente estudo teve como objetivo conhecer seus sentimentos e vivências, assim como o preparo que tiveram para esta abordagem. O método foi pautado em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a partir da técnica de entrevista semiestruturada com base nas vivências e experiência profissional relacionada ao tema em questão. A pesquisa foi realizada com 10 médicos, entre Obstetras e Neonatologistas na cidade de São Paulo/SP. As entrevistas foram analisadas e seus resultados apresentados e discutidos em três diferentes categorias: a Notícia da Deficiência, Sentimentos e Preparo Profissional. Com base na análise das categorias, pode-se evidenciar que os médicos apontaram diversas dificuldades em relação a esta tarefa. Foram sinalizadas as abordagens inadequadas e ineficazes, e o despreparo e dificuldades na comunicação das más notícias. Em grande parte estes dificultadores foram associados à falta de preparo acadêmico para estas abordagens. Foram também discutidos os sentimentos gerados nos profissionais, suas vivências e as reações dos pais diante desta notificação. - DissertaçãoSíndrome de Down: desempenho funcional, influência do nível socioeconômico e qualidade de vida de seus cuidadoresNascimento, Ludmila Brasileiro do (2011-08-02)
Psicologia
Descoberta em 1866 por John Langdon Down, a Síndrome de Down (SD) é caracterizada por um erro na distribuição do cromossomo das células. Pessoas com essa síndrome desenvolvem características físicas e mentais específicas. Logo, apresentam o desenvolvimento mais tardio das funções físicas e cognitivas, sendo levadas ao atraso nas aquisições de marcos motores básicos. Alguns fatores podem colocar em risco o desempenho motor dessas crianças; dentre os quais, podemos citar a baixa condição socioeconômica. A SD atinge não somente a criança, mas também toda sua família, que é uma parte fundamental deste processo de desenvolvimento, afetando, principalmente, a qualidade de vida do cuidador familiar principal. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do nível socioeconômico no desempenho funcional de crianças com Síndrome de Down e na qualidade de vida de seus cuidadores. Trata-se de um estudo transversal com 20 cuidadores familiares de crianças com SD em idade entre 2 a 5 anos atendidas no Centro Integrado de Educação Especial CIES na cidade de Teresina-PI. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), Critério de Classificação Econômica do Brasil, Whoqol-Abreviado e uma ficha de identificação com informações sobre a criança e o cuidador. Os resultados revelaram que crianças com nível socioeconômico (NSE) baixo tiveram pior desempenho funcional nas três áreas das habilidades funcionais (autocuidado, mobilidade e função social) quando comparadas com crianças de nível socioeconômico alto. A área que teve a média mais baixa foi a de função social seguida do autocuidado e, por fim, da mobilidade. Com relação à qualidade de vida, encontraram-se menores escores nos quatro domínios dos cuidadores familiares de nível socioeconômico mais baixo, sendo o domínio ambiental o mais afetado. Quando se compararam a qualidade de vida e a habilidade funcional, constatou-se uma correlação moderada entre a área de autocuidado com o domínio ambiental e correlações lineares fracas entre as outras áreas de habilidade funcional com os domínios de qualidade de vida. Conclui-se que o NSE tem influência no desempenho funcional das crianças com SD e na qualidade de vida dos seus cuidadores. Já o desempenho funcional das crianças tem uma relação fraca com a qualidade de vida dos cuidadores. Assim, acredita-se que o atendimento multidisciplinar, palestras educativas para os pais e a implementação de políticas públicas adequadas possam diminuir a influência negativa do NSE no desempenho funcional da criança e na qualidade de vida do cuidador.