Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Lima, Ronaldo Gomes Dultra de"
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- DissertaçãoDesenvolvimento de um modelo estratégico de gestão de riscos de fornecedores na área de compras de uma instituição financeira: estudo de casoKlimak , Douglas (2024-09-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo do Trabalho: O objetivo desta dissertação é propor um modelo de atuação para a área de compras do banco Horizonte na gestão de riscos relacionados aos fornecedores, utilizando a instituição como estudo de caso para aprofundar no tema. Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, incluindo a análise das práticas atuais do banco Horizonte, entrevistas com 11 profissionais da instituição, e a aplicação da teoria da Dependência de Recursos de Pfeffer e Salancik (1978). Foram explorados três construtos principais: Gestão de Riscos de Fornecedores, Seleção de Fornecedores e Contratação de Fornecedores. Resultados: A pesquisa identificou diversas fraquezas na gestão de riscos de fornecedores do banco Horizonte, destacando a necessidade de melhorias na identificação e monitoramento de riscos, critérios de seleção de fornecedores e gestão de relacionamento com fornecedores. Um modelo de atuação foi proposto, dividindo-se em três etapas principais: qualificação, pré-cotação e monitoramento. Implicações Práticas: A implementação do modelo proposto pode otimizar a cadeia de suprimentos do Banco Horizonte, aumentar sua resiliência organizacional e melhorar o desempenho geral, mitigando interrupções na cadeia de suprimentos e reduzindo a vulnerabilidade a riscos diversos. Originalidade e Contribuições: Esta dissertação contribui para a literatura ao focar na gestão de riscos de fornecedores em uma instituição bancária, um tema ainda pouco explorado. A aplicação prática do modelo proposto pode servir como referência para outras instituições financeiras enfrentarem desafios similares. - DissertaçãoMétodos de precificação de serviços: uma abordagem Comparativa entre os métodos de precificação de serviços Contábeis pelo custo e valor de mercadoCruz Neto, Benedito Pinto da (2018-06-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Study Objectives: the pricing of products and services is the most complex task in the organizations independent of the branch of activity in which it has been operating, mainly in an increasingly competitive market, such as the provision of accounting services. Among the existing pricing methods, adopting a method that maximizes results, is a more challenging responsibility for the managers of these organizations, so the objective of the present study is to determine which are the methods most used by accounting organizations, when pricing their services, considering pricing methods at cost and market value. Design / methodology / approach: an exploratory qualitative approach, supported by bibliographic research, was carried out, classified in its control variables, namely, accounting organizations and accounting services, as well as in the following constructs: price and pricing, performance and costs in accounting services, with content analysis of a descriptive nature. For the data collection, 11 semi structured interviews were carried out in accounting organizations and 109 contracts for the provision of accounting services were analyzed. Results: the results show that of the two methods of pricing the accounting services, the most used method is the cost effectively incurred. however, a look at the behavior of the market was alluded to as a complementation procedure to the pricing. This means that there is a recognition by the managers of the accounting organizations that the method by cost must be the most exploited for the formation of prices. Practical implications: accounting organizations can benefit from disclosure of the most widely used pricing method, which will consistently reinforce awareness of sales of more efficient services and cost control of operations. Originality and contributions: pricing methods are addressed in several studies, however, it is often overlooked which method is most used by accounting organizations. The findings of this study shed light on the importance of disclosure of the method of pricing accounting services that are being used the most, thus contributing to the perception by the accounting managers that the most used method may be the one that best rates services of an accounting nature.