Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
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Navegando Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024) por Orientador "Osório, Ana Alexandra Caldas"
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- DissertaçãoImpactos da depressão pós-parto no desenvolvimento psicomotor de bebês brasileiros durante a pandemia de Covid-19Guadagnin, Simone Moraes de Ávila (2024-02-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Evidências científicas robustas demonstram que exposição a elevados níveis de estresse nos primeiros anos de vida aumenta significativamente o risco de desfechos desfavoráveis no desenvolvimento infantil . Um dos fatores associados com a elevação do estresse infantil diz respeito a problemas de saúde mental materna no período pós natal, os quais geram diminuição de disponibilidade dos materna para interação espontânea, menor sensibilidade e responsividade aos sinais da criança, e d e reduções do nível de estimulação ambiental oferecido. Eventos adversos como a pandemia de C OVID 19 carregam o potencial de elevar os níveis deste impacto. Pesquisas recentes apontam para desempenhos inferiores nas habilidades cognitivas e autorregulatórias de bebês que vivenciaram seus primeiros meses e anos de desenvolvimento durante a pandemia de COVID 19. Até onde temos conhecimento, estudos quantitativos que digam respeito à população brasileira neste contexto ainda não foram publicados. O presente estudo te ve como objetivo investigar o impacto da depressão pós parto durante a pandemia de COVID 19 no desenvolvimento de bebês brasileiros, caracterizando os índices de sintomas compatíveis com Depressão Pós Parto durante a pandemia em uma amostra de mulheres puérperas residentes no Brasil, e o risco para problemas de desenvolvimento em seus bebês após a pandemia. Bem como, analisar o papel potencial da depressão pós parto como preditor de risco para problemas de desenvolvimento infantil. Est e estudo utilizou dados coletados online de uma pesquisa mais alargada realizada durante a pandemia de COVID 19 sobre os seus impactos na saúde mental e experiências de puérperas até seis meses pós parto (julho de 2020 a fevereiro de 2021). Posteriormente foram col etados os dados sobre o desenvolvimento infantil na perspectiva materna (outubro de 2022 a maio de 2023). A amostra foi composta por 64 mulheres puérperas, entre 24 e 44 anos , majoritariamente brancas 75%75%)), casadas 81.3%)81.3%), com escolaridade de nível superior ( 90.6%), e provenientes da região sudeste do Brasil (67.2 %)%). No período da avaliação do desenvolvimento (pós pandemia), seus bebês encontravam se na faixa etária entre 27 e 40 meses, sendo 34 meninos ( e 29 meninas ( As mães foram contatadas via e mail, sendo apresentado o estudo e solicitado o consentimento. Foram utilizados os seguintes questionários: Questionário sociodemográfico e clínico, Escala de Depressão Pós Natal de Edimburgo (EPDS), Ages & Stages Questionnaire 3ª ed. (ASQ 3) e Ages & St ages Questionnaire Socioemotional (ASQ SE), adaptados para formato online por meio da plataforma Qualtrics. Os resultados do estudo revelaram que 43,8% das puérperas apresenta ram sintomas potencialmente clínicos de d epressão p ós p arto durante a pandemia de COVID 19 . Quanto ao desenvolvimento dos bebês após a pandemia, um maior risco de problemas de desenvolvimento foi registrado nos domínios Motor Fino e Pessoal Social com 29.7% dos casos . Por sua vez, os domínios Comunicação, Motor a Amplo e Resolução de Problemas revelaram risco em aproximadamente 11% dos casos. Também ao nível socioemocional os resultados “ Para que bebês se convertam em adultos saudáveis e independentes, dependem totalmente de que lhes seja dado um bom princípio: amor é o nome desse vínculo.” (D.W. mostraram que mostraram que 88.7% dos bebês 88.7% dos bebês foram percebidos pela mãe como tendo umforam percebidos pela mãe como tendo um desenvolvimento dentro de desenvolvimento dentro de esperado.esperado. OOs resultados s resultados também também indicaram que níveis mais elevados de sintomas de indicaram que níveis mais elevados de sintomas de ddepressão epressão ppósós--pparto durante arto durante a pandemia foram preditores estatisticamente significativos de maior a pandemia foram preditores estatisticamente significativos de maior risco de problemas de risco de problemas de desenvolvimento no domínio Resolução de Problemasdesenvolvimento no domínio Resolução de Problemas. Cont. Contudo, udo, os sintomas de depressão maternaos sintomas de depressão materna não não demonstrdemonstraramaram ser preditorser preditoreses significativsignificativosos de risco para problemas de desenvolvimento nos domínios de risco para problemas de desenvolvimento nos domínios Comunicação, Motor AmploComunicação, Motor Amplo, Motor Fino, Motor Fino e Pessoale Pessoal--Social. Social. Por fimPor fim, ter irmãos foi um preditor , ter irmãos foi um preditor marginalmente significativomarginalmente significativo, , popossível fator de proteçãossível fator de proteção,, para para menor risco de problemas de menor risco de problemas de desenvolvimento desenvolvimento nno domínio Motor Finoo domínio Motor Fino.. Em suma, os resultados de nosso estudo demonstraram que Em suma, os resultados de nosso estudo demonstraram que a pandemia de COVIDa pandemia de COVID--1919 teve um teve um impacto negativo significativo na saúde mental de puérperas impacto negativo significativo na saúde mental de puérperas no Brasilno Brasil, podendo este cenário ser ainda , podendo este cenário ser ainda mais alarmantemais alarmante , especialmente se atentarmos para o fato de que nossa amostra apresent, especialmente se atentarmos para o fato de que nossa amostra apresentou,ou, majoritariamentemajoritariamente,, as as características sociodemográficas etnia branca, níveis de escolaridade superior, características sociodemográficas etnia branca, níveis de escolaridade superior, etnia branca, proveniente da região sudeste, e condição socioeconômica etnia branca, proveniente da região sudeste, e condição socioeconômica possivelmente mais elevadapossivelmente mais elevada, , que que não representam a totalidade da população brasileiranão representam a totalidade da população brasileira.. Além disso, a saúde mental materna durante Além disso, a saúde mental materna durante a pandemia, especificamente os sintomas de depressão pósa pandemia, especificamente os sintomas de depressão pós--parto, tiveram também impacto negativo no parto, tiveram também impacto negativo no risco de desenvolvimento de áreas específicas do funcionamento dos bebês.risco de desenvolvimento de áreas específicas do funcionamento dos bebês. Esta pesquisaEsta pesquisa alcança sua relevância na medida em que evidencia um índice altamente significativo alcança sua relevância na medida em que evidencia um índice altamente significativo da prevalência de DPP durante a pandemia de COVIDda prevalência de DPP durante a pandemia de COVID--19 no Brasil, alertando para a necessidade de 19 no Brasil, alertando para a necessidade de prioridade para prioridade para políticas públicas políticas públicas com amplitude, profundidade e endereçadascom amplitude, profundidade e endereçadas a saúde mental de a saúde mental de mulheres puérperas, especialmente em situações de crise sanitária. mulheres puérperas, especialmente em situações de crise sanitária. Por outro lado, foco principal desta Por outro lado, foco principal desta pesquisa, o estudo pesquisa, o estudo contribui para a literatura ncontribui para a literatura no campoo campo do desenvolvimento infantil, do desenvolvimento infantil, revelando os índices revelando os índices de desede desenvolvimento infantil logo após a pandemia, trazendo luz aos impactos desta crise sanitária no nvolvimento infantil logo após a pandemia, trazendo luz aos impactos desta crise sanitária no desenvolvimento infantil. Mostrandodesenvolvimento infantil. Mostrando--se as crianças especialmente vítimas no tocante ao seu processo se as crianças especialmente vítimas no tocante ao seu processo de desenvolvimento. Fato que solicita de desenvolvimento. Fato que solicita imediatimediataa ação, no que tange a elaboração e prática deação, no que tange a elaboração e prática de programas programas de de rastreio, rastreio, avaliação e intervenção precoce para os bebêsavaliação e intervenção precoce para os bebês, crianças possivelmente afetadas,, crianças possivelmente afetadas, a fim de a fim de mitigar osmitigar os efeitosefeitos em seuem seu desenvolvimentodesenvolvimento e, consequentemente, e, consequentemente, em toda suaem toda sua vida futura.vida futura. - DissertaçãoManual de orientação parental para uso do aplicativo Guesswhat em crianças pré-escolares com Transtorno do Especto AutistaBertozzi, Marinella Gambogi (2024-09-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como principal tratamento a terapia baseada na Análise do Comportamento Aplicada. A literatura aponta que extensas cargas horárias apontam melhores resultados, porém os custos envolvendo os tratamentos se mostram como uma barreira para que alguns indivíduos possam acessá-los. A Intervenção Mediada por Pais se mostra como uma possibilidade promissora de manutenção da carga horária de terapias, porém com redução de custos. Dessa forma, a criança se mantém em tratamento direto com o terapeuta e algumas horas seriam dedicadas a orientação dos pais, para que estes pudessem intervir cotidianamente com seus filhos como terapeutas coadjuvantes do processo. De forma a viabilizar mais recursos para possíveis atividades e formas de ensino que possam promover melhor engajamento e vinculação dos pais com seus filhos, o aplicativo GuessWhat® mostra-se como uma possibilidade, uma vez que pode contribuir com o ensino de emoções para crianças com TEA. Este estudo teve como objetivo desenvolver um manual de padronização do uso do aplicativo e avaliar a satisfação e aplicabilidade do GuessWhat® com pais de crianças com autismo (n=5) com idades entre 6 e 9 anos. Como métodos, foram utilizados questionários, uma medida de inteligência e rastreio de sinais de autismo, além de dois componentes que compõe uma ferramenta amplamente utilizada para treino de pais, o Behavioral Skills Training. Os resultados apontaram necessidade de maiores ajustes no aplicativo, satisfação com o manual de padronização da aplicação e possibilidade de auxílio do treino de pais para melhor aproveitamento do aplicativo em pesquisas futuras. - DissertaçãoO uso de vídeomodelação no ensino de comportamento altruísta para crianças com TEARocha, Renata Aparecida de Oliveira (2024-10-24)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Crianças com TEA apresentam déficits significativos no que se refere aos comportamentos sociais. O conhecimento sobre esse tema pode nos ajudar a caracterizar melhor a natureza das dificuldades em suas interações com os outros e contribuir para o desenvolvimento de estratégias de intervenção. Mais concretamente, torna-se necessário estudar indicadores de eficácia e efetividade de intervenções na manutenção e generalização dos comportamentos pró sociais. Uma modalidade de intervenção que vem se mostrando capaz de gerar melhorias comportamentais no TEA é a videomodelação. Os objetivos deste estudo foram: (1) Verificar se a intervenção com videomodelação é eficaz no ensino de habilidades que envolvem o comportamento altruísta de crianças pequenas com TEA; (2) Comparar resultados de tipos diferentes de intervenção (videomodelação x instrução direta); (3) Testar as associações entre o desempenho nas tarefas e: a) o nível de desenvolvimento cognitivo das crianças e b) o nível de sintomas de TEA. A amostra foi composta por 27 crianças pré-escolares, todas com diagnóstico de TEA, recrutadas em clínicas especializadas em atendimento de crianças com desenvolvimento atípico no Estado de São Paulo. A amostra foi dividida em dois grupos (grupo experimental e grupo controle ativo), pareados por idade e nível da capacidade cognitiva. As crianças que colaboraram no estudo tinham entre 3 anos e 6 meses e 6 anos e 6 meses. Ambos os grupos foram avaliados com testes de funcionamento cognitivo, social e comportamental: a) ICA - Inventário de Comportamentos Autísticos; b) SON-R 2 ½ - 7 – Teste Não-verbal de inteligência e c) Tarefas de Comportamento Altruísta. Para fins estatísticos, os dados foram analisados por meio do software Jamovi (versão 2.5.3.0). Testes-t para amostras independentes revelaram a ausência de diferenças entre idade, nível de sintomas e QI entre o grupo experimental e o grupo controle ativo. Como esperado, houve uma melhoria significativa no desempenho das crianças do grupo experimental ao longo do tempo. No que se refere a taxa de melhoria comparando as estratégias de ensino, no grupo experimental foi de 111% e no grupo controle ativo de 45%, porém não foi observado um efeito de interação (grupo x tempo) estatisticamente significativo. Por fim, não foram encontradas correspondência entre o nível de sintomas e o desempenho nas tarefas de comportamento altruísta na linha de base e verificou se que quanto maior o QI, melhor o desempenho das crianças nas tarefas de comportamento altruístas.