Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
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Navegando Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024) por Orientador "Becker, Natália"
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- DissertaçãoAdaptação transcultural do instrumento de capacitação parental para comunicação e manejo de comportamentos disruptivos de crianças com Transtorno do Espectro AutistaMussaque, Antónia João (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Familiares e cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) enfrentam uma série de dificuldades no cuidado, tratamento e desenvolvimento da autonomia de suas crianças. Dentre as dificuldades, as mais apontadas por familiares ou cuidadores de crianças com TEA, constam os comportamentos desafiadores, a dificuldade de se comunicar e interagir com os outros. Estes e outras questões são fatores que impedem o desenvolvimento de habilidades sociais necessárias na interação social e familiar. Estudos apontam ainda que os comportamentos desafiadores e os déficits na comunicação criam dificuldades de aprendizagem e reintegração social da criança ao mesmo tempo que afetam significativamente a vida dos familiares em termos emocionais e econômicos. Sabe-se que a saúde, o bem estar de crianças atípicas depende em grande parte do cuidado e intervenção por parte dos que cuidam, visto que alguns serão eternamente dependentes do cuidado de terceiros. Para que este cuidado se efetive e seja qualitativo, familiares e cuidadores precisam de ferramentas certas e significativas que atendam as demandas comportamentais relativas à condição TEA. Assim, para lidar com estas e outras questões comportamentais da criança com TEA é necessário buscar maior compreensão, agregar habilidades de manejar os comportamentos e ensinar habilidades funcionais requeridas no processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento em todas as áreas da criança. A capacitação parental baseada nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada, do inglês Applied Behavior Analysis (ABA), é um programa baseado em evidências que pode ser útil na redução dos comportamentos desafiadores na aprendizagem de habilidades funcionais importantes na interação com os pares, socialização, comunicação verbal ou não verbal e de forma geral contribuir para o desenvolvimento e autonomia da criança com TEA. Neste processo, os familiares se constituem em agentes promotores da generalização, integração e do desenvolvimento da criança com TEA. Esta pesquisa tem por objetivo realizar adaptação transcultural para o contexto angolano, tendo como modelo o programa brasileiro de capacitação familiar para comunicação e manejo de comportamento disruptivo em indivíduos com TEA e por intermédio da análise do público alvo e dos juízes especialistas verificar a qualidade e a aplicabilidade da adaptação para a capacitação de familiares ou cuidadores de crianças com TEA em Angola. - DissertaçãoAtendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Ensino Paulistana : características do professor, práticas pedagógicas e relações com a autoeficácia docentePerez, Joice Pereira (2024-02-28)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
De acordo com o censo escolar do INEP, desde o ano de 2004 o número de estudantes público da Educação Especial matriculados na rede regular de ensino vem superando o número de matrículas nas Escolas Especializadas, trazendo novos desafios à Educação Especial Inclusiva para a garantia de permanência e aprendizagem dos estudantes. A compreensão das práticas e estratégias de ensino utilizadas pelos professores, suas lacunas e barreiras pode contribuir para fomentar políticas públicas que promovam a qualificação do atendimento a este público. Este estudo tem como objetivo caracterizar o Atendimento Educacional Especializado (AEE), descrevendo o perfil acadêmico dos professores, suas práticas pedagógicas, barreiras que dificultam o trabalho, senso de autoeficácia para práticas inclusivas e suas relações com perfil dos estudantes público do AEE. Estudo quantitativo, transversal, exploratório e correlacional. A amostra contou com 61 professores designados nas Salas de Recursos Multifuncional do Atendimento Educacional Especializado, das unidades educacionais do ensino fundamental da Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá, da Rede Municipal da cidade de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico (perfil de formação dos professores e caracterização dos estudantes público do AEE) e a Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas. Foram realizadas análises descritivas de frequências e análises inferenciais de correlação de Pearson, utilizando-se alpha < 0,05 para significância. Os resultados mostraram maior senso de autoeficácia em professores com mais formações, maior tempo de experiência no magistério e maior idade, corroborando com achados de estudos internacionais. A colaboração e articulação entre os professores, evidenciou correlações positivas para autoeficácia docente, sugerindo novas configurações ao AEE que superem a modalidade em contraturno. O perfil dos estudantes evidenciou a maioria com TEA e melhor autoeficácia dos professores junto aos estudantes com maior idade e maior frequência a sala de recursos multifuncionais. Foram identificadas barreiras para a inclusão, como a falta de recursos humanos, de especialização pedagógica e presença de barreiras atitudinais da equipe, as quais apresentaram correlações negativas com a autoeficácia docente. Este estudo descreve e evidencia aspectos que necessitam de atenção nas políticas públicas educacionais voltadas para a inclusão, para que possam atuar em uma melhor qualificação do trabalho docente realizado no AEE.