Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis por Orientador "Paiano , Ronê"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCCiência da aprendizagem e Deeper Learning: construindo experiências educacionais significativasMatos , Pietra Cipolla de (2023-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A Ciência da Aprendizagem busca compreender os processos pelos quais os alunos aprendem e oferece uma possibilidade de estratégia eficaz para promover uma aprendizagem mais significativa e duradoura enquanto o Deeper Learning busca desenvolver habilidades e conhecimentos complexos nos alunos, ao invés de simplesmente memorizar fatos enfatizando a aplicação prática do conhecimento, a resolução de problemas, a colaboração e a autonomia. Este estudo buscou investigar a aplicação de estratégias de ensino baseadas na Ciência da Aprendizagem e no Deeper Learning para promover uma aprendizagem mais significativa e envolvente para os estudantes. Para se atingir este objetivo o método utilizado foi a realização de consulta ao projeto pedagógico e o plano de ensino da disciplina de ciências da escola, além de livros, artigos científicos e sites sobre a temática. Diante da análise aprofundada realizada ao longo desta pesquisa, percebeu-se que utilizar a Ciência da Aprendizagem como instrumento de investigação dos processos de aprendizagem e o Deeper Learning como uma abordagem educacional para aplicar esse conhecimento científico, apresentam um potencial notável para aprimorar as práticas de ensino nas escolas internacionais. Juntos, oferecem um conjunto de ferramentas valiosas para promover uma educação mais eficiente, envolvente e alinhada às demandas contemporâneas, preparando o estudante e formando-o integralmente. - TCCDesenvolvimento de habilidades socioemocionais nas escolas em crianças com TDAHOliveira , Mariana Almeida de (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As habilidades socioemocionais tem ganhado espaço dentro do contexto escolar desde sua inserção na Base Nascional Comum Curricular que propõe a sua contemplação em todas as escolas desde 2020. Além de ser fundamental o desenvolvimento desta habilidade em todas as pessoas, aquelas com Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) necessitam ainda mais do desenvolvimento desta habilidade pois podem apresentar deficit também nesta habilidade. Adotados a definição de TDAH como sendo um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por níveis de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade e prejuizos sociais e as Habilidades socioemocionais são capacidades que o indivíduo desenvolve para ter comportamentoss adequados dentro do grupo social que está inserido. Em função disto este trabalho teve como objetivo geral compreender a importância do trabalho das Habilidades Socioemocionais para crianças com TDAH. O método utilizado foi e revisão bibliográfica utilizando sites e artigos que tratam da temática das habilidades socioemocionais e do TDAH. Concluiu-se que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é fundamental na base curricular das escolas com o objetivo de contibuir para uma melhor saúde emocional e realização pessoal e profissional, desenvolvendo cidadão mais resilientes e altruístas. As habilidades socioemocionais estão ligadas ao desempeho escolar e ao bem-estar emocional, sendo essencial para lidar com desafios da vida. Programas de intervenção escolar que desenvolvem habilidades socioemocionais são essenciais para crianças com TDAH, ajudando-as a alcançar sucesso acadêmico e social. É crucial criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo para todos os alunos, incluindo aqueles com TDAH, implementando adaptações e estratégias para promover seu melhor - TCCInclusão de todos na escola: (in)possível?Silva , Lara Joyce Martins Silva (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho buscou mostrar as os desafios e as diferentes posições frente a inclusão escolar. Apesar de existirem Leis e documentos que garantem a inclusão de todos na escola, porém diversos fatores têm impedido uma inclusão de sucesso, como a falta de infraestrutura, preparo profissional, representatividade, adaptação, socialização dos indivíduos entre outros. Com base nos referenciais teóricos e práticas do cotidiano escolar foi observado uma distância entre a teoria e prática. Apesar de já termos avançado muito em leis e documentos que amparam os alunos de inclusão, porém a prática não tanto, pois ainda ouvimos e vemos atitudes que negligenciam o direito destes indivíduos. É preciso ter em pauta não o onde é melhor para estas crianças estarem e sim fazer com o que independente onde estejam seja o melhor de qualidade para elas, pensarmos e colocarmos em pratica a escola como uma referência de ambiente ideal, pois se a escola estiver preparada outras ambientes também estarão propícios a estarem - TCCMinha sala tem um aluno com TDAH: e agora o que eu faço?Santos , Camila Agatha de Paiva (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O interesse por este tema de pesquisa surgiu em decorrência da relação da autora com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ao receber um diagnóstico tardio e por perceber na atuação ao longo dos últimos anos que cada escola lida de uma forma diferente com os alunos com TDAH. O TDAH é um Transtorno do Neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção, desorganização e hiperatividade/impulsividade em um nível que cause prejuízos. Em função disto o objetivo deste trabalho foi conhecer as adaptações propostas para crianças com TDAH na escola. Esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica com base em artigos, livros e sites especializados no assunto. As adaptações e sugestões abrangem questões ligadas à sala de aula, ao ambiente, à organização pessoal, ao ensino e às avaliações. Concluiu-se que os professores desempenham um papel importante no encaminhamento de alunos com TDAH, quando observam o comportamento das crianças em sala de aula e percebem que elas se diferenciam em muito de seus colegas ou do que se espera para a faixa etária. A lei 14.254, de 30 de novembro de 2021, vai determinar que as escolas devem dar acesso aos recursos didáticos adequados ao desenvolvimento da aprendizagem para esses alunos. É responsabilidade da escola garantir o pleno desenvolvimento dessas pessoas.