Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis
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Navegando Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis por Orientador "Nunes , Élida Jacomini"
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- TCCO autismo e o processo de alfabetização: em uma perspectiva escolarSouza , Carolaine Deodato de; Santo, Rosângela Francisco da Silva Espírito (2022-11-30)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Desde meados da década de 90, as políticas educacionais vêm se modificando com objetivo de garantir o direito à educação inclusiva de qualidade a todos indivíduos, acima de tudo, atender o grupo de pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE). É significativo abordar que nos anos iniciais do Educação Básica, o Fundamental I, o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização é algo que tem causado preocupação em familiares e professores. Refletir sobre esse processo, a partir do ponto de vista de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA) é indispensável, porque as limitações causadas pelo transtorno podem afetar o processo de alfabetização, assim como o desenvolvimento da linguagem e comunicação. Por isso este estudo monográfico, intitulado “O autismo e o processo de alfabetização em uma perspectiva escolar” têm como objetivo pesquisar e analisar o processo de alfabetização de crianças autistas, mapeando os métodos alfabetizadores. Também, foram apresentadas algumas considerações em relação ao processo de alfabetização de crianças com TEA, apontando reflexões e estudos de autores da educação, como Piaget (2007); Saviani (2010); Mortatti (2006); Soares (2012); Serra (2018) entre outros. Para tanto, além do estudo teórico, foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativa do tipo relato de experiência, possibilitando reflexões no âmbito escolar da educação inclusiva. O estudo contou com a participação de duas profissionais da Educação: uma professora da escola de rede privada e outra, da rede pública de São Paulo/SP. Para maior embasamento e compreensão foi apresentado uma breve descrição sobre dois alunos, um com diagnóstico de TEA e outro sem diagnóstico, com a intenção de apresentar o contexto em que o trabalho foi desenvolvido. Por meio do que foi apresentado, espera-se contribuir com importantes reflexões sobre a importância da alfabetização de crianças com TEA, direcionando à melhoria de práticas pedagógicas. Pensando na perspectiva assim como contextualiza Ferreiro, que não existe método único a se aplicado, isso porque cada criança apresenta seu tempo e modo de vida. - TCCOs impactos na alfabetização da pandemia causados pelo CoronavírusSilva , Sandra Marcia da (2022-11-30)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho tem como objetivo estudar os impactos causados pela pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), no que diz respeito ao processo de alfabetização de crianças que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Procuraremos verificar como o processo de alfabetização foi modificado ao longo do tempo, em uma reflexão teórica sobre os conceitos de alfabetização. Temos como objetivo analisar as consequências do isolamento social no processo de alfabetização das crianças que estão iniciando nos primeiros anos do ensino infantil e as perspectivas de professoras alfabetizadoras, no que diz respeito às práticas docentes relacionadas à leitura e à escrita efetivadas durante a pandemia. O caminho metodológico traçado para a realização desta pesquisa foi referencial teórico e bibliográfico nas concepções da alfabetização. O presente estudo apresenta abordagens de investigação de campo, em caráter ilustrativo, com coleta informal, onde verificou-se aspectos pertinentes que demonstram as consequências da pandemia no desenvolvimento das crianças, uma vez que essa é uma fase fundamental para as intervenções pedagógicas, interação social e estímulos, os quais, no processo de alfabetização, foram totalmente prejudicados sem a presença do professor como mediador, importante nos anos iniciais da aprendizagem.