Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
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Navegando Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) por Orientador "Abascal, Eunice Helena Sguizzardi"
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- DissertaçãoA expansão urbana do município de Andradas/MG entre as décadas de 1950 e 2010Munhoz, Roberto Benzi (2023-08-11)
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O município de Andradas, sul do estado de Minas Gerais, vem sofrendo um acelerado processo de expansão da malha urbana desde os anos de 1970, tendo como principal agente de crescimento a implantação de novos loteamentos, que posteriormente consolidam-se predominantemente com o uso residencial unifamiliar de baixa densidade. Novas áreas urbanizadas avançam em movimento centrífugo em relação ao centro histórico da cidade, ocupando territórios outrora destinados à atividade agrícola. O presente trabalho visa apresentar aspectos da genealogia dessa transformação fundiária e de usos, empregando como metodologia uma análise a partir dos dados do Censo Agropecuário 2017 (IBGE), Imposto Territorial Rural (ITR), legislação municipal, e identificação dos principais agentes públicos e privados responsáveis pelo empreendimento dos referidos loteamentos. Isso permite apreciar os tipos e formas de difusão de loteamentos, e apontar para o esclarecimento das causas e características do processo de ocupação fragmentada da malha urbana do município, entre a década de 1970, data em que se registra uma aceleração da expansão urbana com o início da implantação dos loteamentos planejados, ao final da década de 2010, marco temporal de uma intensa participação dos agentes privados no processo de implantação de novos loteamentos. Para tanto, apresenta-se o processo de formação e transformação da cidade e de seu perfil fundiário, e apontam- se os eventos relevantes que contribuíram para a conformação urbana e social do município, até os dias atuais, indicando as causas que levam o município a apresentar hoje loteamentos espraiados e fragmentários, relativamente à malha consolidada da cidade. - DissertaçãoApropriação de espaços privados de uso público em São Paulo Brascan Century Plaza e o edifício pátio Victor MalzoniNarciso, Isabella Gadotti (2021-02-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O presente trabalho é um registro sobre as formas de apropriação de espaços privados de uso público na cidade de São Paulo. Estudar essa temática mostra-se importante, pois ela muito tem a dizer sobre as relações de troca e de convívio social, assim como pode dar diversas lições de civilidade e de respeito ao próximo. O intuito desta pesquisa, por vez, é explorar os edifícios corporativos – o Brascan Century Plaza e o Edifício Pátio Victor Malzoni - que propõem a sua abertura para a cidade através da arquiteturas de seus andares térreos, criando espaços de uso comum que fazem a integração do domínio público com o privado e iniciam diálogos que englobam diferentes interfaces urbanas. Dessa maneira, entendeu-se que essa configuração do edifício que propõe a abertura do térreo pode contribuir para imprimir novas possibilidades de percepção e de experimentação nas cidades. O andar térreo, nesse sentido, é identificado como sendo o elemento e a ferramenta urbana apropriada para a inserção de espaços de uso comum na cidade, assim como fundamental para promover melhores condições de fruição pública. - TeseArquiteta/Designer : relações projetuais entre a Arquitetura e o design de mobiliário na Casa de Vidro, de Lina Bo BardiDias, Bruno Silva (2018-03-05)
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This dissertation studies the work of Architect Lina Bo Bardi in order to integrate the architectural conception and the Design of furniture, starting from the extremely significant production of Lina in these two fields in Brazil, whose work deserves attention. The hypothesis that guides the thesis is that the design conception present in Lina's work is based on a harmony of language, which is expressed in the integration of furniture design and architectural space. The objective of the research is to verify, to explain and to demonstrate possible relations and similarities between the design of the building and its interiors and furniture. It is worth noting that the Architect designed reference works, such as the São Paulo Museum of Art (MASP) and SESC Pompeia. She also worked directly in the production of furniture, with furniture factories Studio Palma and Pau-Brasil. In order to ascertain the outstanding issues, the option chosen was to study in more depth the project that the Architect designed for her residence in the neighborhood of Morumbi, in São Paulo, which today is occupied by the Institute that bears her name and that of her husband, Pietro Maria Bardi. Created in order to preserve the memory of the legacy left by the couple in the field of arts, design and architecture, the Lina Bo and P.M. Bardi Institute is today visited by tourists, students and researchers from various parts of the world. - DissertaçãoArquitetura contemporânea e a requalificação do sítio consolidado: o conjunto edificado do Campus da Universidade Diego Portales. Santiago do ChileCaires, Carla de Barros (2014-01-31)
Arquitetura e Urbanismo
A presente pesquisa se fundamenta no estudo da intervenção urbana definida por um conjunto de edifícios contemporâneos do Campus da Universidade Diego Portales (UDP), construído no Bairro Universitário de Santiago (BUS), em Santiago do Chile. O conjunto de edifícios, bem como a arquitetura singular de cada um deles, despertam interesse de pesquisa pelo debate suscitado pela condição contemporânea da arquitetura inserida em um sítio consolidado. Cada um dos edifícios de interesse foi projetado por equipes de arquitetosprofessores desta universidade latino-americana. Este fato desperta ainda o interesse de compreender as características dessa arquitetura, considerando a relação entre universalidade e especificidade chilena com a produção arquitetônica atual. No mesmo período da concepção do Campus e seus edifícios (2002/2003) a UDP lançou seu Plano de Infraestrutura, que junto com outras iniciativas públicas tem incentivado, desde então, transformações de uma antiga área urbana. Diante desse contexto, surge o desafio de descobrirmos quais fatores e processos, arquitetônicos e urbanísticos, são responsáveis pela requalificação dessa área, e como a arquitetura comparece e explica essa transformação. A arquitetura chilena desperta interesse não só por apresentar características contemporâneas que vem ao encontro das indagações que este trabalho se propõe responder, envolvendo intervenção em sítio consolidado, mas também para suprir uma lacuna de conhecimento sistêmico no Brasil de práticas contemporâneas, arquitetônicas e urbanísticas, representativas da América Latina. O conjunto de edifícios em questão será analisado conforme várias categorias definidoras da intervenção, como as relacionadas ao bairro (social), ao território urbano (urbanística) e aos edifícios patrimoniais e novos inseridos nesse tecido urbano (arquitetônico). Estes aspectos serão relacionados ao processo de implantação do Plano de Infraestrutura da UDP, às articulações do campus urbano aberto com o território urbano e às relações dos edifícios novos com os edifícios patrimoniais existentes através da analise das características específicas de cada edificação selecionada. Os fatores elencados justificam a importância do tema e Arquitetura contemporânea e a requalificação do sítio consolidado: o conjunto edificado do Campus da UDP 13 Resumo procuram ampliar o universo de pesquisas e estudos sobre o tema. Espera-se que a pesquisa auxilie outros projetos de pesquisa referentes a intervenções em sítios consolidados e que contribua para a área de projeto arquitetônico e urbano, por meio do aprofundamento do conhecimento das obras contemporâneas, das relações entre o projeto arquitetônico e seu entorno, e de arquitetos representativos na América Latina contemporânea. - TeseAtividade varejista e desenvolvimento urbano, uma (tênue) interface: avanços e desafios dos eixos de estruturação da transformação urbana: Plano Diretor Estratégico do município de São Paulo (PDE 2014)Campagner, Larissa Garcia (2016-08-23)
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This doctoral thesis discusses the relationship between the determinants of the location of retail activities in the contemporary metropolis, with emphasis on the city of São Paulo, and Urban Policy. It seeks to clarify the various factors involved for this interaction to occur, based on the question of whether the complex process of retail location and its multiple determinants can be sufficiently defined and induced by urban development instruments listed in the latest Regulatory Framework of the City of São Paulo - The Strategic Master Plan (Law 16.050/14). Specifically on strategic areas defined on this law, the Structuring Axes of Urban Transformation, taken into account the point of view of the retailer entrepreneur on how their businesses are located, facing the different possibilities presented in the urban territory. The objective of this thesis is to outline possibilities for the proposals of Structuring Axes of Urban Transformation, fostering the street retail (trade and services) and mixed-use buildings, expanding this observation to the formation of new centralities (as well as strengthening the existing ones), and to how these processes are part of the urban development. As hypothesis of this work, we start from the point that historically, plans have always mismatched implementation, facing difficulties towards actual conditions for achievements. The same happens with the possible cleavage found between the dynamics of the retail activity in the metropolitan territory and the desired of guiding the implementation of the so-called Structuring Axes of Urban Transformation. As methodological aspects, location theories are explored along with empirical criteria used by the involvement of multiple actors in the decision of outlets and services. An analysis matrix was elaborated from literature review, listing the main components of decision making regarding the retail location and analyzing the ability of different urban instruments to interact with this decision process. Still, testimonials were taken from retail agents, real estate and government representatives, along with new data from a unique market research regarding the demand for retail activities in some of Structuring Axes. Finally, the research discusses the result of observation of the location criteria in parallel with the incentives of urban policy, addressing the main problems and challenges in establishing an effective interface between the two agents analyzed by this work. - TeseBaixios de viaduto: novos olharesCamañes Guillén, Maria Isabel (2021-02-08)
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This research consists in acknowledging the growth of the city through viaducts and bridges, transposing the natural barriers imposed by the territory of the city of São Paulo, as well as analyzing the resulting spaces under these structures, here cal led Underpass Viaducts, recognizing the processes of development and management of initiatives and the interferences generated in the region where road structures were inserted. The city of São Paulo grew, many roads were changed, but the different levels of the city needed to be overcome, resulting in urban interventions responsible for the emergence of viaducts. São Paulo, known as the city of viaducts, currently counts 184 viaducts and bridges, of which 145 are viaducts. The question regar ding the occupation of these residual spaces, under the viaducts of the city of São Paulo arises from the finding that the neighborhoods located in their surroundings, when they receive the infrastructure, after, their meshes are consolidated, develop a process of deterioration. In these places, activities not sanctioned by the public authorities are usually carried out, in addition to providing shelter for a homeless population. This social reality, experienced by large Brazilian cities contributes to the emergence of derelict places, inhibitors of the flow and permanence of the inhabitants of the city. The context in which the thesis is included brings a difficult reality, both for understanding and approaching. This characteristic of the viaduct shallows of São Paulo is very different from those found in European cities. The projects developed for these cities are far different from those implemented in our country. In this inves tigation we seek to understand the possibilities of urbanity in these spaces, unders tanding how successful initiatives are managed, as well as the existing dynamics in the processes. As objective, we try to highlight the potentiality of occupation of these shallows and, from it, recognize this urbanity, through the identification of the main attributes of quality. The analysis should reveal from the attributes, the main urban elements responsible for qualifying these spaces, developing a foundation for the formulation of projects and public policies to contribute to the integration of the highways to the rest of the city. The research was split in three parts, in the first are the methodological procedures used, such as the study of the urban morphology of the city of São Paulo, evaluation of the urbanity of viaduct depths, perception of the population about these areas through a questionnaire, recognition of the potentialities of viaduct shallows, with evaluation of strengths and weaknesses, opportunities and threats, and testimonies of actors who already develop activities in these spaces. In the second part of the research, we have the theoretical processes, with a global approach on urban mobility infras tructures and cases of areas of the referential viaduct shallows, illustrating the most frequent urbanity attributes in these locations and the strategies used to reach them. In the third and final part, there are the case studies, with a sampling of all the viaducts of São Paulo, to recognize the potentialities and the best initiatives for the management of these spaces, exposing strategies of the public authorities and local actors. - DissertaçãoCasas projetadas pelo arquiteto Francisco Petracco: estudos sobre a concepçăo estética e estrutural - 1970-1980Diniz, Angela Costa (2015-05-29)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta dissertação de mestrado apresenta e analisa a produção arquitetônica residencial do arquiteto Francisco M. L. Petracco (1935), no âmbito da arquitetura moderna paulista a partir da década de 1950. A pesquisa listou 290 obras atribuídas ao Arquiteto e formou um banco de dados por meio de fichamento dos projetos residenciais. O trabalho foi organizado em quatro partes, divididas em capítulos: o primeiro apresenta a obra do arquiteto; enfatiza a sua formação acadêmica e procura esclarecer a pertinência do estudo da obra do arquiteto, apresentando suas principais obras; o segundo esclarece o processo de fichamento das residências projetadas pelo arquiteto, a produção de projetos residenciais, procurando distingui-los por tipologias; o terceiro capítulo, no qual a pesquisa busca caracterizar o gesto projetual presente na produção de Petracco; e, por fim, a última parte, formada pelos capítulos seguintes, em que foram analisados os projetos residenciais da Casa Vicente Izzo (1975), e da Casa Samuel Rothenberg (1982), que foram eleitos como estudos de casos, dentre outras casas selecionadas. Ambos os projetos estão situados nas décadas de 1970 e 1980, período de maior produção do arquiteto. - TeseConceito e contexto: três, habitações sociais em Heliópolis entre 2013 e 2017Carvalhaes, Murilo da Costa (2021-02-04)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Contemporary architecture has turned to new philosophical matrixes, moving away from aesthetic objectivity and rigid theoretical bodies. There are no more stable hierarchical elements for a design; everything is a matter of interpretation; the dialogue between what is given and what is conceived; the fusion between the concept and the context of a project. Despite the wide variation in results, the thesis starts from the proposition that the association between the two elements occurs in three basic relationships, called: potentiality, correspondence and confrontation. The disposition of the proposed triad is put to the test by examining the link between the urban tissue and the social housings Jardim São Caetano, Gleba H and Conjunto Habitacional Heliópolis, built in Heliópolis between 2013 and 2017, designed by Ruy Ohtake, Vigliecca and Associados and Biselli and Katchborian respectively. The analytical procedure of the samples consisted of the following steps: identifying the conceptual axis; decompose the whole into parts; breaking down the established links, and; determine which relationships were adopted by the authors. After the application of methodological instruments, it was possible to identify the different scales of values attributed, demonstrating a plural and not dogmatic perspective of conceptual elaboration. The decomposition and confrontation method confirmed the existing cohesion between the theoretical genealogies constructed by the authors and the design strategies adopted, showing the intrinsic relationship between the architect's perspective and the formal condensation of the work. - DissertaçãoCondomínios residenciais horizontais : zona sudeste de Fortaleza (1998-2009)Branco, Áureo Freire Castelo (2013-08-22)
Arquitetura e Urbanismo
Discute o fenômeno dos condomínios horizontais no bairro Sapiranga em Fortaleza, do ponto de vista de sua relação com a Cidade. Apresentando-se como implantação de empreendimentos fechados (condomínios horizontais), discute-se a transformação do ambiente construído que resultam de significativas diferenças quanto às formas de inserção urbana desses complexos residenciais. O objetivo deste trabalho é caracterizar o fenômeno dos condomínios residenciais de casas, identificando causas determinantes para a produção desta tipologia, e realizando uma análise crítica de suas características e de seu significado. Relaciona-se o fenômeno à dinâmica imobiliária da cidade de Fortaleza, e o recorte temporal de 1998 a 2009 se justifica por constituir um momento específico dessa dinâmica imobiliária, em que o bom instante econômico enfrentado pelo País e a disponibilidade de crédito contribuíram para a explosão dos condomínios dessa natureza. A metodologia empregada no trabalho consistiu na observação em campo, com o objetivo de registrar o impacto sobre a percepção do ambiente construído como espaço público no bairro em estudo, em registros obtidos de fotos aéreas sobre a ocorrência de condomínios horizontais fechados e de relatos e entrevistas dos arquitetos projetistas destes condomínios. Assim, esta dissertação entendeu que o fenômeno estudado causa problemas no espaço intraurbano, notadamente a segregação residencial proporcionada, principalmente, pela migração das classes de alta e média renda dos bairros mais antigos de Fortaleza, influenciadas pelo marketing imobiliário, para a área sudeste da Cidade, que até pouco tempo era caracterizada com baixa densidade. - DissertaçãoCondomínios verticais residenciais na cidade de São Paulo (2000-2008): condomínios-clubeSampaio, Giuliana Beatriz Dalfovo do Amaral (2010-02-26)
Arquitetura e Urbanismo
This work analyze the vertical residential condominiums in Sao Paulo, which are receiving the name Condominium-Club , the name given to them by the real estate market for advertising. Some categories have been developed by the marketing consisting of possible attributes of architectural typologies. Among them are the comfort, safety and leisure. The study analyzes the phenomenon of success and dedication of these enterprises in the city of Sao Paulo. The clipping time covers the period from 2000 to 2008, justifying the selection of a form when the market is heated by the supply of credit and capital for construction and real. The central question addressed in this work is the social and collective dimension of the areas of recreation in the form of use, this in such ventures, as well as architectural features and space found, investigating whether recreational areas have actually functions disclosed as attractive for purchase and sale of residential units. The objects selected for analysis are vertical residential condominiums that are presented in the description, chosen in different areas of the city in order to characterize the phenomenon in neighborhoods that have similar conditions for their deployment. These are ventures in land area with between 10,000 and 20,000, with three or more towers, containing area of recreation and use multifamiliar. - DissertaçãoConstruçőes com certificaçőes leed no Brasil: o caso do Eldorado Business TowerSantos, Mariana Feres dos (2012-03-14)
Arquitetura e Urbanismo
O trabalho consiste na análise da certificação LEED, uma das mais utilizadas e reconhecidas no Brasil, através de um estudo de caso do primeiro edifício a receber o mais alto nível da certificação LEED CS na América Latina. A certificação tem sido utilizada como meio de comprovação que um edifício é sustentável e esse trabalho analisa o edifício do ponto de vista arquitetônico, verificando se a certificação garante a este uma arquitetura sustentável. O desenvolvimento do trabalho começa com um breve histórico sobre como o desenvolvimento sustentável entrou para o discurso mundial, explicando alguns dos principais conceitos relacionados ao tema. Em seguida, são mostrados exemplos de arquitetura classificada como sustentável e a definição desta. Para a análise do LEED, é desenvolvido um breve cenário comparativo entre duas outras certificações: o BREEAM, a primeira certificação a ser utilizada e que serviu como base para muitas outras, e o AQUA, outra certificação que vem sendo utilizada no Brasil. Para o estudo de caso do Eldorado Business Tower, é feito um breve histórico do projeto e uma análise do edifício a partir do projeto, do processo de certificação e de observações realizadas em visita feita ao local. - DissertaçãoAs cozinhas dos apartamentos urbanos da cidade de São Paulo de 2000 a 2015. Espaços mínimos e integrados.Silveira, Sandra Regina Escridelli da (2017-03-16)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta dissertação tem por finalidade uma abordagem exploratória a fim de compreender as características espaciais e o uso das cozinhas dos apartamentos paulistanos, em especial as denominadas cozinhas abertas, no recorte de 2000 a 2015. O estudo tem como enfoque a organização dos espaços mínimos das cozinhas nos apartamentos contemporâneos, e a integração das cozinhas abertas ao espaço social da sala de estar em projetos de apartamentos residenciais urbanos, com dois e três dormitórios, lançados pelo mercado imobiliário, no recorte considerado. A pesquisa comporta três partes: primeiramente apresentamos um breve histórico da indústria de eletrodomésticos, a oferta de modernidade, atributos e vantagens que esses produtos oferecem ao consumidor e seu impacto na composição das cozinhas ao agregar design, utilidades, dimensões, capacidade, cores e acabamentos atraentes. A segunda parte aborda a trajetória da cozinha nos projetos de apartamentos, desde o momento de maior verticalização da cidade de São Paulo (anos 1950) até os dias atuais. Finalizando, a terceira parte contempla a análise de projetos de apartamentos residenciais projetados no período de 2000 a 2015, destacando-se as áreas destinadas às suas cozinhas lineares fechadas ou integradas quanto à legislação e normas da construção civil. Nesta parte analisamse também os resultados de um questionário aplicado a moradores em apartamentos paulistanos, procurando investigar as razões da escolha do tipo de cozinha, vantagens e desvantagens da tipologia cozinha aberta ou fechada, e hábitos e costumes culinários envolvidos no uso dessas cozinhas. - DissertaçãoDesafios para implementação de empreendimentos urbanos: o programa de mobilidade de São Paulo de 2012Wieck, Carlos Perondi (2018-03-26)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
The present study seeks to understand and present the main dimensions (factors) that together can influence the implementation of urban mobility projects, such as the bus corridors for the São Paulo Mobility Program (2012). It aims to relate some of the obstacles faced by municipal public administration during the process of implementing urban infrastructure projects, financed by other spheres of government, and how this set of relationships, often unbalanced, impact on the development of these enterprises that are sometimes in fragile and disjointed projects that do not address the complexities of the problems and of the urban territory itself. From the survey and analysis of primary elements of the object in question, a critique is made that addresses such mismatches from several angles, considering as main intervening factors in the process of design and implementation of works and projects, the dimensions related to the specific project, the transfer of resources, and the budget and price, revealing the difficulties of São Paulo municipal administration in proposing, managing, financing and implementing complex projects such as bus corridors. - DissertaçãoDesafios para o desenvolvimento regional : o caso do município de Itaberá estado de São PauloEsteves, Hugo Cardoso (2009-10-23)
Arquitetura e Urbanismo
Este trabalho visa relacionar e analisar criticamente estratégias de regionalização que vem sendo aplicadas com base em políticas públicas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da Região Sudoeste do Estado de São Paulo, especialmente do Município de Itaberá. A partir desses conhecimentos, objetiva-se recomendar estratégias de desenvolvimento para municípios de pequeno porte, cuja economia é ainda fundamentada em base agrícola, mesmo que mediante a presença hoje do agronegócio. Para tanto, a metodologia adotada prevê o estudo de das diversas abordagens que fundamentam a política de gestão regional do Estado de São Paulo, e as necessidades atuais de integração entre os municípios. Objetiva-se compreender como é possível estimular a melhoria da qualidade de vida das populações locais e o desenvolvimento econômico dos municípios que se enquadram nessa categoria, procurando diminuir os impactos ambientais proporcionados por esse desenvolvimento. Tomar-se-á como objeto o Município de Itaberá localizado na região sudoeste do Estado de São Paulo, notadamente uma das regiões menos desenvolvidas do Estado, visão demonstrada a partir de indicadores sociais e econômicos que se mantêm quase sempre abaixo da média estadual. As análises desses indicadores permitirão formar um quadro econômico social do local, das suas vantagens competitivas decorrentes da vocação econômica do local e das suas limitações, causadas, entre outros fatores, pela ocupação territorial fundamentada em latifúndios e no agronegócio, quase sempre mecanizado. A hipótese fundamental é que a integração sócio-econômica dos municípios em escala regional somente é possível por meio da utilização de informações e instrumentos variados, articulados em complexos de ações capazes de desenhar redes de relações sociais e de conhecimentos, levando-se em conta as especificidades locais. A quantidade crescente de informações necessárias à gestão do território nos leva a crer que é possível recomendar estratégias reticulares, e que estas poderão se beneficiar das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), e de sua natureza digital. - DissertaçãoEspaço público e ocupação efêmera: a Virada Cultural como instrumento de requalificação do Centro Histórico de São PauloZarpelon, Larissa Francez (2013-08-16)
Arquitetura e Urbanismo
Este estudo objetivou identificar a eventual potencialidade da ocupação efêmera, por meio de eventos culturais, para transformar o espaço público da região central da cidade de São Paulo. O foco da análise foi o Centro Histórico do município, constituído pelos distritos da Sé e República, e o evento, a Virada Cultural, por ser realizada, desde 2005, prioritariamente na região e propor-se como ferramenta de reapropriação do espaço pelo cidadão. Ao lado de uma discussão conceitual e teórica para traçar um panorama da cidade e do espaço público contemporâneos, a partir de uma perspectiva histórico-econômica e urbanística, bem como da inserção do tema cultura nas políticas urbanas, procedeu-se ao levantamento de informações divulgadas na imprensa sobre a Virada Cultural, para compará-la ao discurso oficial de seus organizadores, por meio de documentos e entrevista coletiva. O estudo revela que eventos culturais de caráter democrático e plural podem se configurar como um dos instrumentos possíveis para o poder público estimular a ocupação e requalificação simbólica do Centro Histórico de São Paulo. - DissertaçãoOs estádios e as metrópoles contemporâneas: a produção arquitetônica no Brasil entre 2010 e 2016Pelakauskas, Thiago Vidal (2019-02-22)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This dissertation addresses the contemporary scenario in which metropolises around the globe compete with each other for the right to host the so-called megaevents – international sports competitions, great spectacles and musical shows etc – and whose purpose is to study the stadiums - a specific typology of edification with the main function to accommodate these events - as well as the relationship of each stadium with the city in which it is inserted. These events are used as inducers of urban interventions called "necessary", as their promoters propagate, since their realization can enhance the symbolic image of the metropolis in the international environment, besides generating an effective movement of capital, activating productive sectors as civil construction, tourism, as well as infrastructural improvements in airports and highways, among others, thus generating supposed "legacies" for the city that hosts the megaevent. Therefore, the main issue is to discusse the impacts of these urban and architectural interventions, trying to identify what their main characteristics would be. Thus, the work is structured in six parts: 1) definition of methodological procedures; 2) the history of soccer in Brazil and the consequent construction of the first stadiums, with emphasis on the Soccer World Cup, in 1950, and the Pan American Games, in 1963, as well as an interlude, between 1964 and 1999, when there was an intensive production of emblematic stadiums; 3) an analysis of the 2007 Pan-American games in Rio de Janeiro, and the São Paulo city bid project for the 2012 Olympic Games; 4) the competition between cities and stadiums built or renovated to host the 2014 FIFA World Cup Brazil, with a more detailed study of the stadiums of S. Corinthians and S. E. Palmeiras in the city of São Paulo; 5) the 2016 Olympic and Paralympic Games in the city of Rio de Janeiro, with internal disputes at the city, observing the dichotomy between projects and buildings; 6) an appendix, containing complementary analyzes of the main stadiums cited in this work. - DissertaçãoA estruturaçăo urbana de Sobral na segunda metade do século xx: a cidade para além do arco formado pelo rio e a ferroviaAragão, Francisco Edilson Ponte (2015-02-10)
Arquitetura e Urbanismo
A cidade de Sobral, situada no noroeste do Ceará desenvolveu-se a partir das fazendas de criatório do gado e do algodão, bem como por um crescente comércio de bases regionais, por todo o século XIX e parte do século XX. A industrialização ocorrida a partir do início desse século, fortalecida a partir da década de 1960, vai provocar mudanças significativas na sua estruturação urbana, num processo de expansão periférica e de segregação urbana. Assim, a cidade se moderniza, embora que marcada pela modernização conservadora, característica principal da modernização do capitalismo brasileiro. Na formação de suas estruturas urbanas, a partir da segunda metade do século XX, a cidade será desenhada como resultante dos embates entre as forças sociais em confronto. Esta dissertação tem como objetivo apresentar a estruturação urbana de Sobral, na segunda metade do século XX, mostrando que os atores responsáveis pela formação do espaço urbano, as elites capitalistas, o Poder Público e a classe trabalhadora têm papeis fundamentais na qualificação destes espaços. Num primeiro momento, o Poder público, a serviço das elites, exclui do processo de modernização a classe trabalhadora, e a ela serão destinados os piores lugares da cidade, os assentamentos precários, as áreas de riscos, os lugares mais longínquos marados pela precarização dos equipamentos urbanos. A participação popular, como fundamento da cidadania, pode alterar os papéis daqueles atores e, nesta nova correlação de forças, construir uma cidade melhor para todos. - TeseFerrovias turísticas no Brasil: relações entre a infraestrutura ferroviária e o territórioD' Agostini, Fernanda Figueiredo (2019-08-19)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
As ferrovias são elementos que ao longo de sua implantação e consolidação impactaram de forma permanente o desenho urbano das cidades brasileiras, pois apresentavam-se como pontos estratégicos de conexão dos territórios, ao mesmo tempo que impulsionavam o desenvolvimento socioeconômico. Com a falta de investimentos e sucateamento das linhas férreas, na atualidade, a privatização tornou-se uma alternativa de manutenção e funcionamento das ferrovias, tornando-as corredores de escoamento de carga e reduzindo o transporte de passageiros ao atendimento dos subúrbios nas grandes metrópoles, o que contribuiu para que os espaços às margens da ferrovia se transformassem em áreas degradadas e vazios urbanos, porém o patrimônio ferroviário e respectivos meios de transporte agregados, os trens, as estações ferroviárias e seu entorno, são recursos capazes de afirmar a situação cultural, com potencial para estimular o turismo em âmbito urbano e regional, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico destes domínios. O tema desta pesquisa são as relações das ferrovias turísticas brasileiras com o território, no recorte temporal de 1990 a 2018. O problema que motivou essa pesquisa tem origem nas diferentes gradações de influência exercida pela presença desta modalidade de transporte no planejamento urbano e regional dos municípios atendidos. Objetivase explicar como a atividade de turismo atrelada à ferrovia pode contribuir ou não para o desenvolvimento local ou regional com base nas definições do Plano Nacional de Turismo e do Plano de Regionalização do Turismo, que institui a atividade turística como RESUMO indutora destes tipos de desenvolvimento; além de analisar as políticas públicas aplicadas ao desenvolvimento territorial e às ferrovias por meio do estabelecimento de indicadores de avaliação. A hipótese que orienta essa pesquisa é que o tipo, o modelo de gestão e as políticas por meio dos quais os municípios integram as ferrovias turísticas ao seu planejamento condicionam os resultados de uma possível articulação ou desarticulação entre a ferrovia e o turismo com os territórios local e regional. Caso não se adotem políticas públicas indutoras de atividades turísticas e ferroviárias, não se apresentarão as condições de incentivo ao desenvolvimento socioeconômico dos municípios, caracterizando-se um obstáculo à configuração territorial por meio de ações integradas. Demonstramse as consequências do encadeamento do turismo a ferrovia, como parte do planejamento e moldagem do território local ou regional, ou ainda, seu total descolamento, nos estudos de caso que evidenciam que as condições e meios dotados pelo planejamento não satisfazem à deflagração de relações socioeconômicas e ambientais favoráveis aos municípios a partir das ferrovias turísticas, visto que as formas de integração possíveis para indução de um desenvolvimento local não são aplicadas. - DissertaçãoFlexibilidade espacial: um princípio revisitado em empreendimentos imobiliários paulistanosMachado, Aline Triñanes (2012-08-23)
Arquitetura e Urbanismo
This dissertation presents the way the São Paulo residencial buildings production from the beginning of 21th century has been reproducing the spatial flexibility, which implicates in designs with free and fluid spatiality, rescuing one of the lecorbusierian principles, dear to the modern architecture, allowing programmatic diversity and space singularities. The concept of flexibility has been retaking in the design of a specific real state niche as a way of rescue a benefic quality to your users, but mainly aggregate market value to your buildings, designed as real state products. Thus, there is a necessity to characterize this phenomenon since its begging, both from the technical, spatial and constructible points of view, as the conformation of the condominiums. The investigation of the phenomenon will be based on survey of the theoretical issues involved, the recent reports on the production of the São Paulo real state vertical residencies and the analysis of the flexible apartments plans from the last decade. - TeseA forma do informe: uma interpretação da morfogênese do território metropolitano da grande Vitória a partir dos padrões e processos de antropizaçãoBorges, Heraldo Ferreira (2018-02-02)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
We live in an urban world. However, this "urban" does not necessarily mean cities, or at least not cities as physical entities clearly limited and differentiated from the surrounding landscape, as it existed until the beginning of the 20th century. Mostly we live in areas, agglomerations or urban regions, scattered and dispersed occupations along great extensions of territory, forming a continuous urban landscape. Contrary to the common sense that these urban continuums are amorphous, this research has as main motivation to contradict this assumption by exploring and identifying its form, that is, what is the form of the inform? The complexity and heterogeneity of the causes of this reality enable different and complementary approaches - from human geography, applied economics, sociology, among others - to their understanding. This work is specifically interested in the morphological and morphogenic approximation of nowadays metropolitan territories. This means that it is an approximation that places emphasis on the morphological dimension of constructed reality, as a complementary explanation, but differentiated from those more economistic or sociological approaches of character. The main objective of this thesis is to understand the morphological formation of contemporary metropolitan territories by identifying, in time and space, the patterns and processes of anthropization through an interpretative and diacronic cartographic reading. These patterns and processes are analyzed on two scales: the scale of the totality, or regional metropolitan, more comprehensive and not restricted to the politicaladministrative limit of the RMGV, when analyzing the most representative element, the route (from its axis); and on the scale of the fragment, or of the more detailed urban fabric covering the elements constituting the fabric: building, lot, street and uses.