A inteligência artificial moldando a inteligência natural: os impactos da tecnologia e a necessidade de transformações no ensino jurídico

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Tipo
Tese
Data de publicação
2025-04-30
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Puga, Bruna Azzari
Orientador
Moreira, Diogo Rais Rodrigues
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Florêncio, Juliana Abrusio
Nascimento, Carlos Eduardo do
Silveira, Vladmir Oliveira da
Pilau Sobrinho, Líton Lanes
Programa
Direito Político e Econômico
Resumo
A presente tese de doutorado investiga o impacto da inteligência artificial (IA) no ensino jurídico brasileiro, buscando analisar como a educação jurídica deve se adequar às novas perspectivas e desafios impostos por essa tecnologia transformadora. Partindo da premissa de que a IA representa uma ruptura civilizacional, com potencial para remodelar todas as esferas da sociedade, a pesquisa reconhece que o campo jurídico não permanece imune a esse fenômeno, sendo profundamente impactado pela introdução de ferramentas de IA capazes de automatizar atividades analíticas, elaborar peças processuais, prever decisões judiciais e gerenciar dados jurídicos complexos. No entanto, essa nova realidade encontra o ensino jurídico brasileiro ancorado em paradigmas obsoletos, cujo modelo tradicional se mostra insuficiente para a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios impostos pela sociedade contemporânea e pelas tecnologias emergentes. Diante desse cenário, a tese propõe o seguinte problema de pesquisa: como adequar a educação jurídica às novas perspectivas e ao impacto da inteligência artificial no Direito? Para respondê-lo, são analisadas três hipóteses complementares: (i) a obsolescência do ensino jurídico diante da ascensão da IA; (ii) a necessidade de formação de profissionais jurídicos flexíveis, adaptáveis e capazes de atuar em ambientes interdisciplinares e tecnologicamente mediados; e (iii) a possibilidade de preservação dos fundamentos tradicionais do Direito, com a adaptação gradual das tecnologias ao seu serviço. Metodologicamente, a pesquisa adota o método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa, baseada na análise crítica de literatura especializada nacional e internacional. O marco teórico utilizado foi Richard Susskind, no que se refere às transformações da profissão jurídica no contexto tecnológico. Inserindo-se na linha de pesquisa "A Cidadania Modelando o Estado", a tese parte da premissa de que o desenvolvimento de competências digitais e críticas no ensino jurídico é uma condição para o pleno exercício da cidadania em sociedades digitais. O acesso à tecnologia, a capacidade de compreensão crítica de seus impactos e a aptidão para atuar em ambientes jurídicos tecnologicamente mediados constituem novos direitos de cidadania, cuja efetividade depende da transformação da educação jurídica. Em última análise, a presente investigação visa contribuir para a construção de uma matriz teórica e prática de transformação do ensino jurídico brasileiro, apta a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades abertas pela inteligência artificial. Trata-se de defender a ideia de que a sobrevivência e a relevância do Direito, enquanto instrumento de organização social e proteção da dignidade humana, dependerão da capacidade das instituições jurídicas de se reinventarem em um mundo em que as máquinas moldam, cada vez mais intensamente, a inteligência natural.
Descrição
Palavras-chave
inteligência artificial , ensino jurídico , transformação digital , metodologias ativas
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