Um olhar sobre a educação integral: sobrevoando a perspectiva de estudantes

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2025-02-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Vaz, Maria Cecília Carlini Macedo
Orientador
Souza Neto, João Clemente
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Maria da Graça Nicoletti , Mizukami
Alves, Adriana de Carvalho
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O presente estudo se localiza na linha de pesquisa “Formação do Educador para a Interdisciplinaridade” e tem como objetivo apresentar reflexões acerca da educação integral na perspectiva dos estudantes, a partir das minhas observações e trajetória pessoal na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Sua base se define metodologicamente como uma pesquisa bibliográfica apoiada em obras de autores referenciais, legislações, dissertações e teses, somada à pesquisa com utilização do recurso de memória e autoestudo. Considerando, assim, o presente trabalho como um estudo apoiado em metodologia mista de pesquisa. Para o estudo bibliográfico procedeu-se a difícil e cuidadosa seleção, seguida de leitura e análise de autores relevantes, com o intuito de observar e apresentar uma perspectiva da educação integral na prática efetivada no cotidiano da escola. Somado ao conceito de educação integral, alicerçada em obras fundantes desse ideário, algumas anteriores à formalização do termo “educação integral”. É possível perceber que a preocupação com a integralidade do currículo aparece em diferentes tempos da história da educação brasileira como um caminho a ser pavimentado como possível alicerce para igualdade de direitos educacionais. Este aporte teórico apresentará subsídios para a diferenciação entre a ideia de educação integral e a ampliação do tempo de permanência no ambiente escolar. Os princípios de integralidade do currículo e da integralidade do conhecimento. Trata-se de destacar a educação integral como ferramenta de um projeto de sociedade no qual a educação é instrumento de transformação.
Descrição
Palavras-chave
educação integral , perspectiva dos estudantes , estudantes forasteiros , interdisciplinaridade , autoestudo , democracia
Assuntos Scopus
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