Projeto Vila Cuore: a percepção de si e do outro por meio da gastronomia
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2025-02-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Brancher, Monica Gutierrez Estevez
Orientador
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Souza Neto, João Clemente de
Mello, Paulo Cezar Barbosa
Mello, Paulo Cezar Barbosa
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A dissertação teve como objetivo investigar o impacto do curso de técnicas gastronômicas,
oferecido na Vila Cuore, na vida de seus participantes. Essa formação foi promovida pela
Associação Aliança de Misericórdia na região periférica de São Paulo, no Parque de Taipas. O
curso foi desenvolvido com o propósito de capacitar jovens e adultos para o mercado de
trabalho na área de gastronomia. O estudo se concentrou na análise das transformações
culturais, sociais e econômicas vivenciadas por ex-alunos que participaram do curso entre 2018
e 2020. Para isso, utilizou-se uma abordagem metodológica que combina pesquisa
bibliográfica, análise documental e entrevistas baseadas na história oral, permitindo a coleta e
interpretação das narrativas dos participantes. A estrutura do trabalho foi organizada em três
etapas: inicialmente, apresentou-se a Vila Cuore e a Associação Aliança de Misericórdia; em
seguida, discutiu-se a relação entre o ser humano e o alimento, destacando a relevância da
capacitação profissional na área de gastronomia; e, por fim, analisou-se o impacto do curso na
vida dos participantes, com ênfase no desenvolvimento de habilidades técnicas, no incentivo ao
empreendedorismo, nas oportunidades profissionais, no crescimento econômico e nos
benefícios emocionais e psicológicos. O texto exaltou a importância das narrativas como
instrumento para a valorização das histórias pessoais, de empoderamento e de busca de
propósito de vida. A prática da escuta ativa no processo envolveu prestar atenção plena e
empática às histórias e experiencias dos alunos, criando um ambiente de confiança e respeito
mútuo. O relato de si possibilitou aos alunos rememorarem suas experiências na Vila Cuore e
perceberem o que construíram a partir daquele momento. Este trabalho buscou contribuir para
o entendimento da gastronomia social como uma ferramenta transformadora, evidenciando a
importância de projetos sociais de qualidade que ofereçam formação profissional e promovam
inclusão social e econômica. Os resultados indicaram que o curso exerceu um impacto
significativo na vida dos participantes, favorecendo não apenas o desenvolvimento de
competências técnicas e empreendedoras, mas também o crescimento pessoal e emocional dos
alunos.
Descrição
Palavras-chave
gastronomia social , inclusão social , capacitação profissional , história oral , educação