Da criação à captura de valor em bancos digitais: causas, mecanismos e consequências
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2025-02-20
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Cléber Silva dos
Orientador
Martins, Fellipe Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Popadiuk, Silvio
Moraes, Gustavo Hemínio Salati M. de
Moraes, Gustavo Hemínio Salati M. de
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Com esta pesquisa, explora-se o papel dos bancos digitais no contexto da criação à captura de valor, identificando as causas, mecanismos e consequências envolvidas. O objetivo geral é analisar os mecanismos pelos quais os bancos digitais podem otimizar a criação de valor, a cocriação, a percepção e a captura de valor, aprimorando sua competitividade no mercado de serviços financeiros digitais. Ao investigar o cenário de serviços financeiros digitais, esta pesquisa adota uma metodologia quantitativa, empregando uma abordagem PRISMA para revisão sistemática da literatura, visando compreender as dinâmicas de: i. criação e cocriação de valor; ii. valor percebido e da captura de valor em bancos digitais. A pesquisa quantitativa é realizada com clientes de bancos digitais brasileiros, usando PLS-SEM para análise dos dados coletados através de questionários estruturados. Especificamente, a pesquisa busca analisar as características e relações nos construtos de criação, cocriação, valor percebido e captura de valor em bancos digitais; identificar a jornada do cliente de criação à captura de valor; e fornecer contribuições empíricas sobre a criação de valor, cocriação, valor percebido e captura de valor em bancos digitais. Os resultados demonstram o papel relevante do valor percebido entre a criação até a captura de valor. Esta pesquisa visa, portanto, enriquecer o entendimento teóricoprático sobre como bancos digitais podem efetivamente criar e capturar valor, facilitando a tomada de decisões estratégicas informadas e promovendo a sustentabilidade e o crescimento no setor financeiro digital.
Descrição
Palavras-chave
criação de valor , cocriação de valor , valor percebido , captura de valor , bancos digitais