Proposta de capitalização dos gastos com propaganda no ativo intangível para a formação de carteira de clientes de empresas de tecnologia

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Tipo
Tese
Data de publicação
2025-02-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Takahashi, Silvio
Orientador
Formigoni, Henrique
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
Poltronieri, Carlos Cristiano
Murcia, Fernando Dal Ri
Nakao, Silvio Hiroshi
Programa
Controladoria e Finanças Empresariais
Resumo
Em paralelo à discussão sobre a utilidade da informação contábil no atual contexto econômico, o emissor das normas de contabilidade internacionais, o International Accounting Standards Board (IASB), tem sido muito questionado sobre determinadas práticas contábeis. O pronunciamento IAS 38, que trata dos ativos intangíveis (equivalente ao CPC 04 no Brasil), está na sua agenda de revisão, uma vez que foi originalmente emitido em 1998, antes da eclosão da economia digital. A partir dos anos 2000, os gastos das empresas com ativos intangíveis superam de forma significativa os gastos com ativos tangíveis, e muitos ativos, até então pouco relevantes, começaram a ganhar importância, tais como marcas, reputação, relacionamento com clientes, dentre outros. Muitos stakeholders têm discutido por décadas a forma de melhor tratar contabilmente os ativos intangíveis, desde sua avaliação até seu reconhecimento e divulgação nas demonstrações contábeis. O objetivo geral do presente trabalho é apresentar uma proposta de capitalização das despesas de propaganda no ativo intangível para a formação da carteira de clientes de empresas de tecnologia. Para atingir tal objetivo, foi utilizada uma metodologia envolvendo pesquisa quantitativa com análise de demonstrações financeiras de empresas classificadas como do setor de tecnologia pela B3 no Brasil do período de 2010 a 2023, bem como uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas com gestores da área contábil e de marketing que corroboram a importância do tema. Com base nos resultados obtidos no estudo, pode-se considerar a hipótese de que os gastos com propaganda são relevantes para a geração de receita de vendas, lucratividade das entidades e valor de mercado das entidades, cabendo uma proposição de revisão do pronunciamento IAS 38/CPC 04 que permita a escolha de uma política contábil de capitalização dos gastos com propaganda. Com isso, espera se que haja uma contribuição para futuras pesquisas acadêmicas sobre o efeito da aplicação de tal política contábil, bem como aprimorar a qualidade dos demonstrativos contábeis, que é um dos instrumentos para tomada de decisões de investimentos e financiamento.
Descrição
Palavras-chave
ativos intangíveis , gastos com propaganda , capitalização de ativos , proposta de revisão do IAS 38 , informação contábil , política contábil de intangíveis
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