Proposta de modelo de negócio para editora de uma IES

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2025-02-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Furlan, Clodoaldo Waldemar
Orientador
Franklin, Marcos Antonio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Furquim, Nelson Roberto
Correia, Vanderli
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Objetivo: Este trabalho teve como objetivo apresentar soluções para o problema atual da Editora Mackenzie, que apresenta dificuldades nas suas vendas. Dessa forma, por meio de propostas a serem implementadas, possibilitando, o fortalecimento da editora no mercado editorial brasileiro. Aplicação: As propostas para solução do problema envolvem a conversão do acervo de livros da Editora Mackenzie em ebooks, prevendo lançamentos simultâneos de livros impressos e no formato digital de ebook, nova modalidade de livros no formato de audiobooks, comercializações de cursos on-line de aperfeiçoamento, de uma plataforma de livros digitais no sistema de streaming; criação de uma plataforma própria para vendas dos livros digitais; ações para internacionalização da editora; lançamento de uma nova coleção de livros voltada para o mercado empresarial e abertura de lojas físicas. Inovação: A inovação está classificada como tecnológica e de processo de maneira incremental. Por intermédio de tecnologias disponíveis no mercado permitirá a comercialização de novo formato digital de audiobooks, ebooks e o lançamento simultâneo dos novos livros no formato impresso e no formato digital; plataformas on-line de streaming e de e-commerce da editora; uso da Inteligência Artificial de conteúdo acadêmico. Complexidade: O gestor e a equipe da Editora Mackenzie, estão abertos com as mudanças necessárias a serem implementadas, a partir das propostas deste trabalho, objetivando-se a solução do problema. Esforços foram empregados também neste trabalho no sentido de facilitação no processo de implementação das propostas. Impacto: O novo modelo de negócio, implicará na diversificação do portifólio dos livros bem como nas formas de venda, isto é, tanto físicas como virtuais. Esse modelo irá requerer conexões com os stakeholders que produzem conteúdos sejam estes, científicos, empresarias e religiosos. Dessa maneira, possibilitará a Editora Mackenzie ser reconhecida no mercado editorial brasileiro e internacional. Método: Para o desenvolvimento deste trabalho foi adotada a metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados, segundo Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que conta com a utilização de técnicas e ferramentas, neste caso, para solução de um problema. A fim de apoiar a construção da solução, foi utilizada abordagem qualitativa, com técnica de entrevistas, análise SWOT, Diagrama Causa e Efeito e o uso do modelo Business Model Canvas.
Descrição
Palavras-chave
inovação , plataformas on-line , ebook , audiobook , vendas
Assuntos Scopus
Citação