O professor do ensino infantil como agente de identificação de sinais do Transtorno do Espectro do Autismo
item.page.type
Dissertação
Date
2025-02-04
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Prado, Ana Elisa Correa Dias do
publication.page.advisor
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Maruyama, Jessica Mayumi
Muitana, Gérson Obede Estêvão
Muitana, Gérson Obede Estêvão
publication.page.program
Ciências do Desenvolvimento Humano
Abstract
Com os avanços da ciência, tecnologia e neurociências, além da implementação de leis, tem se
tornado cada vez mais comum a inclusão de pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro
do Autismo (TEA) em diversos contextos sociais, especialmente nas escolas. Esse aumento tem
gerado uma demanda crescente por professores capacitados, capazes de identificar sinais de
alerta e encaminhar alunos a especialistas na área da saúde. Partindo dessa premissa, o objetivo
deste estudo foi analisar a relevância dos tópicos abordados no material de apoio desenvolvido
para auxiliar professores da educação infantil na identificação de sinais de autismo e na
aplicação de estratégias de manejo comportamental em sala de aula. Para isso, foi realizada uma
coleta de dados por meio de um questionário online, permitindo que os docentes avaliassem os
principais tópicos do material de apoio. A amostra foi composta por 80 professores do ensino
infantil. Os resultados mostraram que os tópicos escolhidos para o material são altamente
relevantes, uma vez que oferecem informações que muitos educadores ainda não tinham acesso,
mas que demonstraram grande interesse em adquirir.
Description
Keywords
Transtorno do Espectro do Autismo , ensino infantil , educação especial , formação de professores , sinais de alerta