Caracterização e análise comparativa dos perfis atencionais em adultos com sintomas de TDAH e TEA a partir de uma perspectiva dimensional

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Tipo
Tese
Data de publicação
2024-11-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Mayara Miyahara Moraes
Orientador
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Paes, Izabella Trinta
Cruz, Camila Rodrigues
Nunes, Carla Cantiere
Programa
Ciências do Desenvolvimento Humano
Resumo
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento são complexos em função de sua variabilidade sintomatológica cujos sintomas se iniciam na infância, e em sua maioria, perduram até a vida adulta. O Transtorno do espectro autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) fazem parte do grupo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento e por sua vez compartilham alguns déficits, dentre eles estão a falta de atenção, distração, impulsividade e hiperatividade. Esses dois transtornos têm apresentado condições comórbidas altas, sendo, atualmente, o caso de 70% das crianças com TEA também poderem apresentar sintomas relacionados ao quadro de TDAH. É importante que possamos analisar esses transtornos de forma dimensional, justamente por conta da sua complexidade e variabilidade de apresentação sintomatológica. Este trabalho tem como objetivo geral caracterizar o perfil atencional e comparar o desempenho de adultos em função da presença de sintomas de TDAH e sintomas característicos do TEA. Como objetivos específicos serão avaliados os perfis atencionais assim como os tipos de atenção (atenção voluntária, automática e temporal), de modo a estabelecer, não somente as semelhanças e diferenças entre os perfis atencionais, mas compará-los e analisá-los a partir de uma perspectiva dimensional. Caracterizar o perfil atencional e comparar o desempenho de adultos em função da presença sintomas de TDAH e sintomas característicos do TEA, e discutir o espectro atencional em função de uma abordagem dimensional do TDAH e TEA. Esta é uma pesquisa de caráter transversal, exploratória, consistindo na investigação e análise de dados da coleta com uma amostra de conveniência de 120 participantes adultos na faixa etária de (18 – 59) de idade, coletada em São Paulo e em São Luiz, os testes computadorizados foram utilizados para avaliação da orientação voluntária, automática e temporal da atenção, além do Teste de desempenho contínuo de Conners (CPT II) e aplicação de questionários de rastreio nos participantes em função dos sintomas de TEA avaliados pelo Quociente do Espectro do Autismo – Adultos (QA) 16+ anos e o dos sintomas de TDAH pela Adult Self-Report Scale 18 – (ASRS). Para o primeiro objetivo, nós realizamos análises descritivas de todas as variáveis (média, desvio-padrão, valores mínimos e máximos). Para o segundo e terceiros objetivos diversos caminhos foram testados, incluindo análises de cluster e análises de perfis latentes em que a decisão final foi manter a análise de perfis latentes utilizando como indicadores as variáveis do AQ e do ARSR. A análise de classes latentes identificou dois perfis: um associado ao TDAH e outro a habilidades sociais e atenção variável. A análise de clusters, por sua vez, encontrou dois grupos: um com bom desempenho em atenção e funções executivas e outro com dificuldades nesses aspectos. A análise EGA, por fim, revelou dois agrupamentos: um com relação complexa entre TDAH e habilidades sociais e outro com melhora em atenção sustentada e declínio na vigilância. revelou diferentes perfis de atenção, sugerindo uma complexa interação entre TDAH, habilidades sociais e desempenho em tarefas de atenção fornecendo indicadores importantes para compreender a heterogeneidade e dimensionalidade do TDAH e o impacto na vida dos indivíduos.
Descrição
Palavras-chave
Perfil neuropsicológico do TDAH , Espectro da atenção. , Perfil neuropsicológico do TEA
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