Documentos e históricos acadêmicos na era digital

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2024-08-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Morais, Vitor Correia
Orientador
Silva, Adilson Aderito da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Cappellozza, Alexandre
Fiel, Claudio Quirino
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Objetivo: A proposta envolve a transformação digital da Coordenadoria de Gerenciamento e Atendimento Acadêmico com a implantação de novas tecnologias de gerenciamento e soluções de inteligência artificial nos processos de atendimento. Tem por objetivos, proporcionar uma gestão eficiente e satisfatória no acompanhamento de alunos, criar valor à comunidade acadêmica e elevar a competitividade da IES no mercado educacional. Aplicação: A proposta de implantação do processo digital para emissão de documentos e intervenção dos históricos escolares, além de atender às exigências do Decreto nº 10.278 e às diretrizes da Portaria nº 360 do Ministério da Educação, também permitirá a diminuição do tempo de espera, ganhos de tempo com deslocamentos, o uso assertivo e estratégico dos dados coletados com vistas à melhoria contínua do nível de satisfação dos discentes de graduação com os serviços prestados pelo Setor de Atendimento ao Aluno. Inovação: A implantação da proposta representa uma inovação no processo de atendimento da Coordenadoria de Gerenciamento e Atendimento Acadêmico da IES, estando embasada em novas tecnologias de plataformas digitais e soluções para emissão, gestão e assinaturas digitais de documentos. Complexidade: A complexidade do processo envolve a interação com os colaboradores e setores da universidade, como a área de tecnologia, setor de documentação, setor de colação de grau e setor de diploma. Além disso, são necessárias intervenções de cunho político para obter as aprovações necessárias para aquisição dos recursos não disponíveis e articulações internas para preparar as equipes quanto aos recursos a serem desenvolvidos durante a implementação desse novo processo de atendimento na universidade. Impacto: A implementação da proposta trará mudanças significativas nos processos internos do Setor de Atendimento ao Aluno. Isso inclui facilidade de acesso, redução de erros de registro, maior eficiência e transparência no processo acadêmico, com celeridade nas consultas às informações acadêmicas e obtenção de documentos. Além disso, a proposta introduzirá novos patamares de excelência na oferta dos serviços de atendimento e acompanhamento dos alunos, proporcionados pela transformação tecnológica da Era Digital. Método: O projeto seguiu a abordagem metodológica para elaboração de trabalhos práticos e aplicados em Administração e Contabilidade proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez, (2017), que consiste, em linhas gerais, no entendimento da oportunidade, diagnóstico, proposta de solução, plano de ação, intervenção e avaliação.
Descrição
Palavras-chave
inovação de processos , transformação digital , histórico digital , criação de valor , atendimento acadêmico ao aluno
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