Quadro a Quadro: Stop Motion como potência inventiva na formação docente

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data de publicação
2024-08-27
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Godoy, Marcio Esdras de
Orientador
Martins, Mirian Celeste
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Martins, Nara Silva Marcondes
Pilan, Hânia Cecília
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Guedes, Ângelo Dimitre Gomes
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente tese, de caráter interdisciplinar, que agrega a arte da animação e a educação na formação docente, explora o stop motion desde sua origem, passando por sua história, destacando novas tecnologias e tendências contemporâneas. Também apresenta aspectos da linguagem e oferece um roteiro de desenvolvimento para execução de um filme em stop motion. A metodologia adotada é a pesquisa- ação de natureza artográfica, que busca a inserção da arte nos cursos de Pedagogia e a implementação efetiva de tecnologias em sala de aula. A pesquisa de campo investiga como a tecnologia contribui para a democratização e o fortalecimento dos processos criativos, propondo experiências práticas e estéticas em dois cursos voltados para educadores e futuros docentes, unindo a produção de animações curtas como prática pedagógica de forma lúdica. Uma entrevista com uma reconhecida pesquisadora e professora amplia e aprofunda o tema. Os resultados mostram que o stop motion, apesar dos desafios, não só amplia as possibilidades de ensino, mas também proporciona uma forma tangível de atuação pedagógica inovadora quando incluído na formação inicial ou continuada.
Descrição
Palavras-chave
Stop Motion , formação docente , design de animação , fotografia , interdisciplinaridade
Assuntos Scopus
Citação