Política paulistana de Educação Especial: análise dos estudantes com TEA matriculados nas classes regulares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-08-30
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Souza, Thiago Pereira
Orientador
D'Antino, Maria Eloísa Famá
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Seabra, Alessandra Gotuzo
Tibyriçá, Renata Flores
Becker, Natália
Mecca, Tatiana Pontrelli
Tibyriçá, Renata Flores
Becker, Natália
Mecca, Tatiana Pontrelli
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Esta pesquisa trata de um estudo descritivo, quantitativo e qualitativo, com o objetivo de mapear os dados do público-alvo da Educação Especial, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo; de analisar e discutir os dados dos estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e propor uma ferramenta para a qualificação das informações necessárias para o bom andamento da Política Paulista de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva. A fundamentação teórica aportada se refere à história, à legislação e às pesquisas sobre as políticas públicas na área da Educação Especial, no Brasil e na cidade de São Paulo, além de um estudo aprofundado sobre conceitos, definições e abordagens sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA). A coleta de informações deu-se pelos dados gerenciais que constam no código online (EOL), cedidos para pesquisadores e para a população em geral, por meio do portal de transparência de dados abertos. A partir do mapeamento, realizou-se a análise dos dados, que evidenciou a necessidade da construção de uma nova ferramenta, Business Intelligence (BI), para a gestão da política da Educação Especial, no Município de São Paulo. A ferramenta contribuiu para a consolidação de informações mais robustas sobre o atendimento educacional especializado, sobre a oferta dos serviços de apoio, sobre a acessibilidade necessária para cada estudante e sobre o mapeamento dos atendimentos individualizados, que o sistema EOL não oferece. Por meio dessa ferramenta, foi possível elencar proposições acerca da melhoria contínua da qualidade dos processos, que envolvem a Educação Especial, na cidade de São Paulo.
Descrição
Palavras-chave
Atendimento Educacional Especializado (AEE) , Educação Especial e Inclusiva , Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)