Perfil funcional da comunicação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em contexto de idioma português e inglês

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2024-08-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Bezerra, Lucas Dias
Orientador
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Assis, Silvana Maria Blascovi de
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda
Programa
Ciências do Desenvolvimento Humano
Resumo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresenta características peculiares de alteração no desenvolvimento infantil. Aspectos comportamentais, sensoriais e de comunicação são os mais necessários para fechamento diagnóstico. A variabilidade sintomática apresentada de sujeito para sujeito faz com que sejam observadas as particularidades de cada indivíduo com TEA. A comunicação é uma das habilidades no desenvolvimento infantil mais esperada; a ausência, atraso e/ou dificuldades em estabelecer linguagem expressiva é um marcador social importante na primeira infância, um dos principais da família na busca por orientações terapêuticas. A forma e o meio de comunicação, a ocupação do espaço comunicativo e a qualidade comunicativa são elementos fundamentais a serem analisados quando comparamos o desenvolvimento infantil esperado para a idade cronológica. OBJETIVO: o objetivo deste estudo é traçar o perfil funcional de comunicação de crianças em contextos de idiomas português e inglês. MÉTODO: foram selecionadas 16 crianças, de 42 a 72 meses de vida, sem parentes e ou convívio com pessoas multilíngues. Foram coletadas as amostras e destas feitas as análises. RESULTADOS: a percepção dos pais frente às dificuldades de comunicação dos seus filhos foram relatadas de forma unânime. Quanto maiores as dificuldades de comunicação, pior o desempenho sociocognitivo. Quanto melhor o desempenho nos testes cognitivos, melhor o desempenho funcional da comunicação dos participantes. DISCUSSÃO: foi demonstrada maior produção comunicativa no idioma português; no entanto, foram verificadas produção e funcionalidade comunicativa no idioma inglês sem diferenças estatísticas significativas quando comparados os dois idiomas. Na produção das classes gramaticais, houve maior produção do idioma português, com maior produção lexical. CONCLUSÃO: as crianças em observação e avaliação neste estudo apresentaram correlação e desempenho satisfatório nos testes propostos. Houve desempenho comunicativo com resultados sem diferenças estatísticas significativas no Perfil Funcional da Comunicação em ambos os idiomas. Serão necessários mais estudos frente à ausência de mais dados literários que possam subsidiar esses resultados.
Descrição
Palavras-chave
autismo infantil , desenvolvimento da linguagem , multilinguismo
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