Formação de professores e juventudes: reflexões sobre o desenvolvimento profissional da docência
Tipo
Tese
Data de publicação
2024-08-08
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Barros, Lucian da Silva
Orientador
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos
Souza Neto, João Clemente de
Moço, Ana Silvia Aparício
Garcia, Paulo Sérgio
Souza Neto, João Clemente de
Moço, Ana Silvia Aparício
Garcia, Paulo Sérgio
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A formação de professores compreende um processo complexo e contínuo, realizado
durante toda a trajetória docente. Formar professores capacitados para atender as
diversas demandas da educação na atualidade, nas diferentes modalidades de
ensino, mostra-se como um desafio para as instituições, políticas públicas e para os
próprios professores. Deste modo, pensar a formação de professores enquanto um
desenvolvimento profissional docente, pode abrir janelas para a reflexão e ação,
propondo novos caminhos de atuação e engajamento profissional. O presente estudo
visa compreender o desenvolvimento profissional da docência de professores que
atuam em cursos de formação de jovens aprendizes em instituições no estado de São
Paulo/Brasil. O campo de pesquisa escolhido para esta investigação refere-se ao
lócus da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em especial, ao que diz respeito
a formação do jovem aprendiz. A lei 10.097/200, conhecida como a Lei da
Aprendizagem Profissional, garante ao jovem de 14 a 24 anos o ingresso no mundo
do trabalho de maneira formal e uma formação educacional que auxilie em sua
permanência no trabalho. Fica a cargo de diversas instituições educacionais ou
sociais, organizar, implementar e executar os cursos de formação profissional
oferecidos aos jovens, seguindo as diretrizes propostas pela lei. Compreende-se a
juventude como uma experiência psicossocial, produzida por meio da intersecção
entre condições sociais, culturais, psicológicas, históricas e econômicas, que
perpassam o sujeito jovem. Não existem experiências únicas e iguais para todos os
sujeitos, desta forma, a ideia de juventudes, no plural, auxilia na compreensão de
como subjetivamente cada jovem vive tal experiência. A partir de uma pesquisa
qualitativa, o estudo aqui apresentado propõe-se a investigar os professores que
atuam nesta formação, tendo como instrumentos de coleta de dados, um questionário
on-line e uma entrevista em profundidade, buscando compreender as trajetórias
acadêmicas, os processos de formação e os aspectos envolvidos no desenvolvimento
profissional da docência a partir da atuação junto as juventudes na EPT. A pesquisa
contou com a participação de 477 professores que responderam ao questionário online.
A partir deste questionário foi realizado o levantamento do perfil dos professores
que atuam nesta formação profissional. Foram ainda selecionados 6 professores que
participaram da etapa de entrevistas individuais. Após a análise das entrevistas,
atrelada ao questionário respondido, foi possível estabelecer reflexões a respeito do
processo de desenvolvimento profissional destes professores, principalmente
referentes ao aprendizado da docência e a ampliação de sua base de conhecimento
para o ensino, tendo como alicerce suas vivências junto aos jovens no curso de
formação de aprendizes. Os resultados apontaram para um desenvolvimento
profissional docente em evolução, pautado na atuação prática aliada as reflexões
constantes, aos estudos e formações realizadas, as trocas com outros os pares no
ambiente educacional e na relação cotidiana e próxima com as juventudes. O
desenvolvimento profissional da docência, mostra-se também relacionado as
possibilidades de construção dos projetos de vida dos professores.
Descrição
Palavras-chave
formação de professores , desenvolvimento profissional da docência , jovem aprendiz , juventudes , educação profissional e tecnológica , aprendizagem da docência , projeto de vida do professor