Mulheres e liderança: o acesso aos cargos diretivos nas faculdades de Direito das universidades brasileiras
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-09-01
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Casquer, Caroline Silva
Orientador
Bertolin, Patrícia Tuma Martins
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Hanashiro, Darcy Mitiko Mori
Vieira, Regina Stela Corrêa
Vieira, Regina Stela Corrêa
Programa
Direito Político e Econômico
Resumo
O presente estudo tem como objetivo a análise da situação do acesso das mulheres aos cargos diretivos nas universidades brasileiras. Os procedimentos metodológicos adotados consistem no mapeamento da situação ora delimitada, na análise das universidades classificadas pelo Ranking Universitário Folha – RUF, do período de 2019, na coleta de dados, por meio da plataforma online das mencionadas instituições de ensino superior, referente aos indivíduos que compõem o corpo docente e diretivo, e em demais base de dados para demonstrar o índice quantitativo da ocupação de mulheres em cargos diretivos no âmbito educacional superior. A partir da apuração e dos resultados demonstrados, conclui-se que há uma espécie de segregação vertical, em conjunto com fenômenos sociais e culturais, no decorrer da trajetória profissional de determinados grupos de indivíduos, sobretudo o das mulheres, que impede a ascensão profissional aos altos cargos hierárquicos nas instituições de ensino superior.
Descrição
Palavras-chave
cargos de direção , análise quantitativa , educação superior , discriminação , estereótipos , políticas de educação