Formação de professores e a neurociência aplicada à Educação Infantil
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Tipo
TCC
Data de publicação
2022-12-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos , Leticia Maria dos
Orientador
Souza , Sheila Carla de
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Programa
Resumo
Os estudos das neurociências no campo da educação são uma alternativa para
pensar em práticas pedagógicas na contemporaneidade. Este artigo se propõe a
refletir sobre as contribuições das neurociências para os processos de ensinoaprendizagem aplicada à prática do professor da Educação Infantil. Para isso, o
procedimento metodológico adotado foi pesquisa bibliográfica de natureza descritiva,
realizada por meio de seleção e leitura de artigos científicos indexados nas bases
dados Scielo, Pubmed e Google Acadêmico e, também, livros relacionados ao
assunto investigado. Os critérios de seleção foram publicações realizadas entre os
anos de 1999-2022, com cruzamento das palavras-chave Neurociência x Educação;
Neurociência x Educação Infantil; neurociência x formação de professores; funções
executivas; neurociência x pratica pedagógica. Os principais resultados de pesquisa
indicam que a neurociência aplicada à educação fornece suporte teórico para a ação
do professor, porque entender como o cérebro funciona permite uma melhor
compreensão da aprendizagem e, como resultado, melhora a didática em sala.
Implicitamente, aponta-se a necessidade que as estruturas dos cursos de formação
de professores intensificassem os estudos e aplicabilidade das neurociências à
educação infantil. Por fim, reflete-se que as teorias pedagógicas que ligam a
neurociência a educação não devem ser apenas um tema de discussão proposto aos
alunos durante sua formação acadêmica, mas que podem ser estendidos ao longo do
curso, pois contribui para a formulação de condutas e orientações pedagógicas que
embasam os processos de ensino-aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
neurociência , ensino-aprendizagem , educação infantil , formação de professores