Ações de professores para redução de danos no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade no período de isolamento social da Covid-19

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Tipo
TCC
Data de publicação
2023-06-08
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Almeida , Elizangela Primo de
Coelho, Geisa Carina Silva
Orientador
Souza , Sheila Carla de
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Programa
Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade -TDAH - é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta o curso do desenvolvimento infantil, com a manifestação de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, acarretando prejuízos comportamentais, sociais e de aprendizagem, podendo resultar em desempenho abaixo da média, faltas e evasão escolar em estudantes de todo o mundo. Frente a isso, essa pesquisa tem o objetivo de estudar o TDAH e as ações de professores desse no período de isolamento social da COVID-19. Para isso, usa-se pesquisa bibliográfica descritiva de análise qualitativa. Os resultados indicam que o pedagogo é um profissional fundamental para ajudar o aluno com TDAH na eliminação de barreiras acadêmicas e comportamentais, ajudando-o a desenvolver novas estratégias sociais e cognitivas que serão úteis não apenas na fase escolar, mas ao longo da vida. O isolamento social impactou distintas comunidades, inclusive, a escolar. Portanto, conclui-se que a realização de pesquisas de campo com alunos com TDAH é urgente. Estudos de campo e intervenções adequadas podem minimizar os impactos e potencializar o desenvolvimento de pessoas nessas condições.
Descrição
Palavras-chave
TDAH , dificuldades , estratégias , pandemia COVID-19 , ensino-aprendizagem
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