Ações de professores para redução de danos no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade no período de isolamento social da Covid-19
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Tipo
TCC
Data de publicação
2023-06-08
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Almeida , Elizangela Primo de
Coelho, Geisa Carina Silva
Coelho, Geisa Carina Silva
Orientador
Souza , Sheila Carla de
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Programa
Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade -TDAH - é um transtorno do
neurodesenvolvimento que impacta o curso do desenvolvimento infantil, com a
manifestação de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, acarretando
prejuízos comportamentais, sociais e de aprendizagem, podendo resultar em
desempenho abaixo da média, faltas e evasão escolar em estudantes de todo o
mundo. Frente a isso, essa pesquisa tem o objetivo de estudar o TDAH e as ações de
professores desse no período de isolamento social da COVID-19. Para isso, usa-se
pesquisa bibliográfica descritiva de análise qualitativa. Os resultados indicam que o
pedagogo é um profissional fundamental para ajudar o aluno com TDAH na eliminação
de barreiras acadêmicas e comportamentais, ajudando-o a desenvolver novas
estratégias sociais e cognitivas que serão úteis não apenas na fase escolar, mas ao
longo da vida. O isolamento social impactou distintas comunidades, inclusive, a
escolar. Portanto, conclui-se que a realização de pesquisas de campo com alunos
com TDAH é urgente. Estudos de campo e intervenções adequadas podem minimizar
os impactos e potencializar o desenvolvimento de pessoas nessas condições.
Descrição
Palavras-chave
TDAH , dificuldades , estratégias , pandemia COVID-19 , ensino-aprendizagem