Os estudos da didática na formação inicial de professores
Arquivos
Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gouvêa , Jéssica Dare Vasconcelos
Baracat, Isabella Coutinho Pagliaci
Baracat, Isabella Coutinho Pagliaci
Orientador
Lopes , Maria Elisa Pereira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O presente trabalho discute o estudo da didática na formação inicial de professores
nos cursos de pedagogia. Pretende-se investigar o tempo destinado a este
componente curricular e estabelecer relações entre a carga horária referida ao
componente curricular e os resultados encontrados no Enade, a partir de critérios
pré-estabelecidos. Para isso, organizamos o texto em temas destinados a
compreensão do que é a Didática, de como essa compreensão de organiza ao
longo da história para discutirmos o estudo da Didática na formação de professores.
Descrevemos os procedimentos metodológicos escolhidos e, por fim, apresentamos
os dados obtidos quanto aos estudos da didática nas Universidades com nota cinco
no Enade. Por meio deste estudo, podemos inferir a importância fundamental que o
estudo da didática possibilita na qualidade da formação inicial de professores, a qual
impactará o processo de ensino-aprendizagem de estudantes do ensino básico.
Descrição
Palavras-chave
didática , formação de professores , pedagogia