Minha sala tem um aluno com TDAH: e agora o que eu faço?

Imagem de Miniatura
Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos , Camila Agatha de Paiva
Orientador
Paiano , Ronê
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O interesse por este tema de pesquisa surgiu em decorrência da relação da autora com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ao receber um diagnóstico tardio e por perceber na atuação ao longo dos últimos anos que cada escola lida de uma forma diferente com os alunos com TDAH. O TDAH é um Transtorno do Neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção, desorganização e hiperatividade/impulsividade em um nível que cause prejuízos. Em função disto o objetivo deste trabalho foi conhecer as adaptações propostas para crianças com TDAH na escola. Esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica com base em artigos, livros e sites especializados no assunto. As adaptações e sugestões abrangem questões ligadas à sala de aula, ao ambiente, à organização pessoal, ao ensino e às avaliações. Concluiu-se que os professores desempenham um papel importante no encaminhamento de alunos com TDAH, quando observam o comportamento das crianças em sala de aula e percebem que elas se diferenciam em muito de seus colegas ou do que se espera para a faixa etária. A lei 14.254, de 30 de novembro de 2021, vai determinar que as escolas devem dar acesso aos recursos didáticos adequados ao desenvolvimento da aprendizagem para esses alunos. É responsabilidade da escola garantir o pleno desenvolvimento dessas pessoas.
Descrição
Palavras-chave
hiperatividade , atenção , escola
Assuntos Scopus
Citação