História e memória organizacional do Instituto Presbiteriano Mackenzie : narrativas de legitimidade na percepção do colaborador interno

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Tipo
Tese
Data de publicação
2024-02-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Bressan, Ricardo
Orientador
Silveira, Isabel Orestes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mendes, Marcel
Rizolli, Marcos
Nassar, Paulo
Budag, Fernanda Elouise
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O Instituto Presbiteriano Mackenzie possui um acervo imagético e textual; são materiais como objetos, jornais, fotografias, documentos e textos cujas narrativas registram os acontecimentos ocorridos ao longo de seus mais de 150 anos. Observa-se neles os registros de um tempo e o panorama de sua história e memória. Esta tese seleciona parte dos elementos contidos nestes materiais que contribuem para a constituição de narrativas e analisa como a Instituição tem utilizado as diferentes linguagens para contar a sua história, na perspectiva dos atributos de utilidade, compatibilidade e transcendência. Interessa investigar se há ou não a identificação do colaborador interno com essas categorias de legitimidade. Para isso, buscou-se por meio de uma metodologia exploratória selecionar parte dos artefatos culturais delimitando uma amostra como os monumentos e arquiteturas, periódicos impressos internos, publicações especiais de eventos comemorativos, pesquisas bibliográficas e outras mídias, mantidas e desenvolvidas pela Instituição ao longo de sua história, pertencentes ao Centro Histórico e Cultural Mackenzie – CHCM. Juntamente com o recorte mencionado na amostra e mantidos pela gestão institucional, somam-se as opiniões dos colaboradores que fizeram o curso: o “Mackenzista”, modalidade autoinstrucional disponível no ambiente virtual de aprendizagem do Mackenzie Academia Corporativa-MAC. Nesse conjunto de materiais foram analisadas três categorias pré-definidas pelas bibliografia especializada de legitimidade nos discursos organizacionais proposta por Halliday (1987), a fim de buscar se há a presença de narrativas de legitimação a partir dos temas utilidade - expressão de vantagens, ajuda e competência como se coloca como um parceiro; compatibilidade - expressão de identificação, semelhança e boas relações , quando se dispõe como a compatriota ou irmã em humanidade; e transcendência - expressão com forças externas, invocação de valores e crenças e fundamentações de ações. Para o exame das opiniões sobre o curso, adota-se uma metodologia de análise com o auxílio de um programa de computador, o Iramuteq. São então processadas estatísticas léxicas, análise de similitude, classificação hierárquica descendente e realizada uma análise de conteúdo categorial. Os resultados das análises do acervo imagético e textual, sobretudo nos discursos institucionais e por meio de seus mitos e rituais revelam a presença de narrativas de legitimidade e ao mesmo tempo, percebe-se, a ausência de micronarrativas organizacionais. Nas análises estatísticas sobre os resultados das opiniões dos participantes do curso o “Mackenzista”, constata-se a presença dos 03(três) temas legitimadores que estão permeados em todas as classes classificadas pelo software utilizado. Em cada classe há vozes de diversas categorias legitimadoras que se contrapõem e, portanto, há um entrelaçamento entre elas em todo o corpus analisado, revelando a identificação do colaborador com a história da Instituição, por meio da trajetória de vida do casal Chamberlain, sendo, portanto, a sua história fonte legitimadora, em que se constata a presença das três categorias de legitimidade; utilidade, compatibilidade e transcendência postulados pelo estudo de Halliday (1987).
Descrição
Palavras-chave
história e memória organizacional , legitimação organizacional , novas narrativas , Mackenzie Academia Corporativa , atributos de legitimidade
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