Mulheres brasileiras com deficiência física na educação : trajetórias e experiências

Tipo
Dissertação
Data de publicação
2024-02-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Russo, Raquel de Assis
Orientador
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Paiero, Denise Cristine
Bettini, Lucia Helena Polleti
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta dissertação objetiva, a partir das experiências e trajetórias de uma mulher com deficiência física, trazer o seu percurso trilhado para mostrar as barreiras atitudinais vivenciadas na educação básica até a superior na cidade de São Paulo. O intuito é ampliar as discussões sobre a temática para incitar reflexões sobre o acesso e permanência de estudantes com deficiência nas instituições de ensino, sob as lentes interdisciplinares trabalhadas no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Para tanto, realizou-se levantamento do estado da arte em bancos de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; sites da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd; no recorte temporal da história do presente. A questão da inclusão de pessoas com deficiência na educação foi estudada por meio de sete entrevistas com mulheres com deficiência física, estudantes e não, pela metodologia e base teórica da história cultural, história oral e de si, categoria de análise de gênero e de conteúdo. O foco norteador das perguntas girou em torno das complexas barreiras atitudinais presentes no processo de inclusão dessas pessoas na educação no Brasil.
Descrição
Palavras-chave
mulher com deficiência física , educação , barreiras atitudinais
Assuntos Scopus
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