Ansiedade matemática – percepções de professores de matemática de uma escola particular
Arquivos
Tipo
TCC
Data de publicação
2023-06-16
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Oliveira , Ana Clara Freitas
Orientador
Vieira , Marili Moreira da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O presente trabalho procura investigar as relações entre a ansiedade matemática e a afetividade
por meio de uma pesquisa com professoras de matemática de uma escola particular. A pesquisa
se detém a uma escola particular da zona sul de São Paulo que tem notoriedade na região devido
a promoção de um ensino de matemática efetivo a partir de um método próprio e de um material
didático produzido na escola. É uma analisa qualitativa em que por meio de conversas e da
aplicação de um questionário buscou-se compreender a relação entre cognição e afetividade e
as influências da escola e dos pais. Para mobilizar estes fatores, utilizamos a teoria de
desenvolvimento de Henri Wallon associada a teoria de aprendizagem significativa de David
Ausubel. O questionário foi aplicado entre os 4 professores de matemática com o objetivo de
compreender se as análises percebidas durante as aulas eram corroboradas pelos docentes, além
da análise do material didático. Pode-se observar a forma como o ensino de matemática se
desenvolve e o material didático afetam a ansiedade matemática dos estudantes em diferentes
graus.
Descrição
Palavras-chave
ansiedade matemática , ensino de matemática , aprendizagem significativa