Ansiedade matemática – percepções de professores de matemática de uma escola particular
item.page.type
TCC
Date
2023-06-16
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Oliveira , Ana Clara Freitas
publication.page.advisor
Vieira , Marili Moreira da Silva
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
publication.page.program
Abstract
O presente trabalho procura investigar as relações entre a ansiedade matemática e a afetividade
por meio de uma pesquisa com professoras de matemática de uma escola particular. A pesquisa
se detém a uma escola particular da zona sul de São Paulo que tem notoriedade na região devido
a promoção de um ensino de matemática efetivo a partir de um método próprio e de um material
didático produzido na escola. É uma analisa qualitativa em que por meio de conversas e da
aplicação de um questionário buscou-se compreender a relação entre cognição e afetividade e
as influências da escola e dos pais. Para mobilizar estes fatores, utilizamos a teoria de
desenvolvimento de Henri Wallon associada a teoria de aprendizagem significativa de David
Ausubel. O questionário foi aplicado entre os 4 professores de matemática com o objetivo de
compreender se as análises percebidas durante as aulas eram corroboradas pelos docentes, além
da análise do material didático. Pode-se observar a forma como o ensino de matemática se
desenvolve e o material didático afetam a ansiedade matemática dos estudantes em diferentes
graus.
Description
Keywords
ansiedade matemática , ensino de matemática , aprendizagem significativa