Ansiedade matemática – percepções de professores de matemática de uma escola particular

Thumbnail Image
item.page.type
TCC
Date
2023-06-16
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Oliveira , Ana Clara Freitas
publication.page.advisor
Vieira , Marili Moreira da Silva
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
publication.page.program
Abstract
O presente trabalho procura investigar as relações entre a ansiedade matemática e a afetividade por meio de uma pesquisa com professoras de matemática de uma escola particular. A pesquisa se detém a uma escola particular da zona sul de São Paulo que tem notoriedade na região devido a promoção de um ensino de matemática efetivo a partir de um método próprio e de um material didático produzido na escola. É uma analisa qualitativa em que por meio de conversas e da aplicação de um questionário buscou-se compreender a relação entre cognição e afetividade e as influências da escola e dos pais. Para mobilizar estes fatores, utilizamos a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon associada a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. O questionário foi aplicado entre os 4 professores de matemática com o objetivo de compreender se as análises percebidas durante as aulas eram corroboradas pelos docentes, além da análise do material didático. Pode-se observar a forma como o ensino de matemática se desenvolve e o material didático afetam a ansiedade matemática dos estudantes em diferentes graus.
Description
Keywords
ansiedade matemática , ensino de matemática , aprendizagem significativa
item.page.scopussubject
Citation