Ansiedade matemática – percepções de professores de matemática de uma escola particular

Imagem de Miniatura
Tipo
TCC
Data de publicação
2023-06-16
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Oliveira , Ana Clara Freitas
Orientador
Vieira , Marili Moreira da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O presente trabalho procura investigar as relações entre a ansiedade matemática e a afetividade por meio de uma pesquisa com professoras de matemática de uma escola particular. A pesquisa se detém a uma escola particular da zona sul de São Paulo que tem notoriedade na região devido a promoção de um ensino de matemática efetivo a partir de um método próprio e de um material didático produzido na escola. É uma analisa qualitativa em que por meio de conversas e da aplicação de um questionário buscou-se compreender a relação entre cognição e afetividade e as influências da escola e dos pais. Para mobilizar estes fatores, utilizamos a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon associada a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. O questionário foi aplicado entre os 4 professores de matemática com o objetivo de compreender se as análises percebidas durante as aulas eram corroboradas pelos docentes, além da análise do material didático. Pode-se observar a forma como o ensino de matemática se desenvolve e o material didático afetam a ansiedade matemática dos estudantes em diferentes graus.
Descrição
Palavras-chave
ansiedade matemática , ensino de matemática , aprendizagem significativa
Assuntos Scopus
Citação