Adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: autopercepção do acompanhamento parental das rotinas escolares no ambiente familiar
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2024-02-28
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cabral, Patrícia Moraes
Orientador
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Rodriguez, Juliana Dalla Martha
Rodriguez
Rodriguez, Juliana Dalla Martha
Rodriguez
Programa
Ciências do Desenvolvimento Humano
Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) pode levar a impactos negativos
no desempenho escolar e maiores riscos para a ocorrência de problemas emocionais e
comportamentais. As dificuldades, assim como os sintomas de desatenção e/ou
hiperatividade-impulsividade, podem ser agravadas ou atenuadas dependendo da
parentalidade exercida pelos pais ou cuidadores. Por exemplo, o engajamento parental em
atividades escolares, como monitoramento e estimulação adequada, contribui para o
desenvolvimento de habilidades acadêmicas nas crianças e adolescentes com TDAH. Estudos
anteriores exploraram tanto a percepção de pais ou cuidadores sobre impactos do TDAH para
eles próprios ou para as crianças e adolescentes com TDAH, quanto a autopercepção dos
adolescentes com TDAH sobre suas dificuldades. Contudo, existem poucos estudos que
exploram a percepção de adolescentes com TDAH sobre o suporte parental que eles recebem
em relação à rotina escolar. Diante disto, o presente estudo visou explorar a percepção de
adolescentes com TDAH sobre o acompanhamento parental de rotinas escolares no ambiente
familiar e sua associação com o nível de conhecimento dos pais sobre o transtorno e
problemas emocionais e comportamentais dos adolescentes. O estudo adotou um desenho
transversal e exploratório. Participaram do estudo 24 adolescentes com TDAH e seus
pais/cuidadores responsáveis, divididos de acordo com a faixa etária: Grupo 1: 12
adolescentes de 11 a 14 anos; e Grupo 2: 12 adolescentes de 15 a 17 anos. Os participantes
foram recrutados através de mídias digitais, como Instagram e Facebook, seguindo critérios
de conveniência. Os instrumentos de coleta de dados foram: Questionário de Capacidades e
Dificuldades/Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ); Questionário de Conhecimento
e Opinião Parental sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade; Questionário de
Verificação de Acompanhamento Escolar; Questionário de caracterização sociodemográfica
da amostra; e Formulário de Classificação socioeconômica. Os resultados evidenciaram que
há concordância entre a percepção dos pais e adolescentes sobre suas capacidades e
dificuldades está bem alinhada, e há um aumento na convergência com os adolescentes mais
velhos. O baixo monitoramento dos pais favorece o desenvolvimento de problemas
relacionados à saúde mental dos adolescentes com TDAH, apesar de o nível de conhecimento
dos pais acerca do TDAH não estar relacionado com a forma de auxílio oferecida por eles. Os
dados apresentados confirmam a necessidade do envolvimento parental no contexto
acadêmico dos adolescentes.
Descrição
Palavras-chave
TDAH , adolescentes , acompanhamento parental , avaliação , rotina escolar