Modelo de tomada de decisão para o uso de professores dos anos iniciais do ensino fundamental na identificação de sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade compatíveis com TDAH

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Tipo
Tese
Data de publicação
2024-03-27
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gomes, Andréia dos Santos Felisbino
Orientador
Carreiro, Renato Rodrigues
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Seabra, Alessandra Gotuzo
Campos, Ana Paula Soares de
Carvalho, Ana Lúcia Novais
Siqueira, Alisson Rogério Caetano de
Programa
Ciências do Desenvolvimento Humano
Resumo
O aprendizado acadêmico demanda do aluno diversos repertórios sociocomportamentais e habilidades cognitivas compatíveis com as exigências das atividades escolares e sociais no contexto escolar, portanto o professor precisa conhecer os sinais indicativos de transtornos do neurodesenvolvimento e os instrumentos adequados que lhe permitam identificar sinais destas condições e fazer encaminhamentos adequados. O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. O estudo foi do tipo transversal, desenhado em 3 fases. Amostra: seguiu critérios de seleção não probabilísticos, participaram 60 professores de Ensino Fundamental – Anos Iniciais que lecionam em salas de aula de 2º e 4º anos, alunos indicados por eles com suspeita de TDAH e seus responsáveis. Participaram 41 alunos do grupo com queixas compatíveis com TDAH e 25 do grupo controle sem indicadores de TDAH. Instrumentos: Checklist dos sintomas de TDAH baseado no DSM 5, Teste Wasi para verificação da inteligência, TAVIS-4 e TAC para verificação de habilidades atencionais e BPM para verificação de problemas emocionais e comportamentais (internalizantes, externalizantes e problemas de atenção). O objetivo geral deste trabalho foi de analisar os resultados da implementação de um modelo de identificação e intervenção para alunos com queixas compatíveis com TDAH matriculados no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a partir da implementação de recursos Big Data e protocolos de rastreio para reconhecimento de indicadores de TDAH nos alunos. O objetivo da fase 1 é apresentar e discutir o fluxo de processos para identificação das queixas compatíveis com TDAH, que possa ser utilizado de maneira autônoma pelas escolas. Para cumprir este objetivo os professores e gestores receberam treinamento para identificação das queixas de TDAH, para o uso de uma plataforma online para preenchimento de inventários sobre sinais do TDAH. Após os professores responderem o checklist para o TDAH, 41 alunos identificados passaram para a Fase 2 cujo objetivo foi de comparar o desempenho neuropsicológico na avaliação da atenção, entre eles e o grupo controle (n=25) formado por alunos sem queixas de TDAH, após os resultados da avaliação neuropsicológica destes alunos, 18 receberam a intervenção em sala de aula, dando início à fase 3 na qual o objetivo foi de descrever e analisar a frequência de implementação do programa de intervenção em sala de aula, bem como avaliar os seus efeitos/resultados. Resultados: Na Fase 1 foi feita a análise de comparação de médias utilizando-se o teste t para amostra independentes nos grupos TDAH e controle. Na fase 2 das 41 alunos identificadas com queixas de TDAH por seus professores, dos quais 18 foram indicadas para receber intervenção. Na fase 3, os alunos receberam a intervenção em sala de aula. Verificou-se que antes da intervenção esse grupo possuía um valor médio de 55,6 pontos no Checklist para o TDAH e após a intervenção realizada na fase 3 esse valor reduziu para 48,9 pontos. Das 17 crianças 15 tiveram redução nos relatos de queixas. Conclusão: Todas as fases da pesquisa foram importantes visto que houve diminuição das queixas e sintomas de TDAH nas crianças com o transtorno.
Descrição
Palavras-chave
TDAH , aprendizagem , intervenção , sala de aula , cognição
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