Localização no programa minha casa minha vida: o processo de tomada de decisão e escolha locacional pela iniciativa privada

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Tipo
Tese
Data de publicação
2024-02-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cunha, Anna Paula
Orientador
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Caldana Junior, Valter Luis
Campos Neto, Cândido Malta
Royer, Luciana de Oliveira
Zioni, Silvana Maria
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
No processo de execução de um empreendimento habitacional, a primeira grande decisão tomada pelo promotor é a localização. A partir da localização ou da definição do terreno é que se iniciam as atividades de projeto e as análises de viabilidade econômica e financeira. Assumindo a habitação social como um produto do mercado imobiliário, a pesquisa procura entender e explicar o processo de sua localização tanto para conceber instrumentos de política urbana mais eficazes, quanto para operar programas habitacionais mais efetivos, colaborando dessa maneira para a construção de cidades mais justas e mais humanas. Os resultados quantitativos de produção habitacional obtidos no MCMV são expressivos em nível internacional. Entre 2009 e 2020, foram aplicados mais de R$ 553 bilhões em investimentos e foi contratada a produção de mais de 6,1 milhões de unidades habitacionais. Entretanto, parece permanecer a necessidade de melhor articular esse alcance massivo, realizado em proporções inéditas, com aspectos qualitativos que remetem à democratização das cidades. A pesquisa ousa colaborar nessa crítica com um olhar geral e distante pela perspectiva da temática localização. O MCMV suporta e garante materialidade ao percurso da pesquisa, que foi dividido em três momentos. No primeiro momento, a localização da habitação social é caracterizada por meio de evidências quantitativas (síntese de base de informações sobre empreendimentos), territoriais (mapas de localização esquemáticos e de densidade), normativas (relações com a legislação urbanística) e qualitativas (declarações de agentes que atuam no mercado de incorporações imobiliárias). O segundo momento, por meio da consolidação da análise das evidências, procura explicar o processo de tomada de decisões sobre a localização da habitação social pela iniciativa privada como consequência de um modelo de negócios que busca lucros e ganhos na produção habitacional pela quantidade e pela padronização. O terceiro momento questiona as limitações da abordagem racional inerente aos modelos de negócio e identifica outros três processos que influenciam a decisão de localização de empreendimentos habitacionais: os comportamentos viesados, o reconhecimento das “zonas vocacionadas” para moradia dos pobres e a tradição patrimonialista.
Descrição
Palavras-chave
habitação social , produção habitacional , mercado imobiliário , MCMV , modelo de negócios
Assuntos Scopus
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