Localização no programa minha casa minha vida: o processo de tomada de decisão e escolha locacional pela iniciativa privada
Tipo
Tese
Data de publicação
2024-02-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cunha, Anna Paula
Orientador
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Caldana Junior, Valter Luis
Campos Neto, Cândido Malta
Royer, Luciana de Oliveira
Zioni, Silvana Maria
Campos Neto, Cândido Malta
Royer, Luciana de Oliveira
Zioni, Silvana Maria
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
No processo de execução de um empreendimento habitacional, a primeira grande decisão tomada
pelo promotor é a localização. A partir da localização ou da definição do terreno é que se iniciam as
atividades de projeto e as análises de viabilidade econômica e financeira. Assumindo a habitação social
como um produto do mercado imobiliário, a pesquisa procura entender e explicar o processo de sua
localização tanto para conceber instrumentos de política urbana mais eficazes, quanto para operar
programas habitacionais mais efetivos, colaborando dessa maneira para a construção de cidades mais
justas e mais humanas. Os resultados quantitativos de produção habitacional obtidos no MCMV são
expressivos em nível internacional. Entre 2009 e 2020, foram aplicados mais de R$ 553 bilhões em
investimentos e foi contratada a produção de mais de 6,1 milhões de unidades habitacionais.
Entretanto, parece permanecer a necessidade de melhor articular esse alcance massivo, realizado em
proporções inéditas, com aspectos qualitativos que remetem à democratização das cidades. A
pesquisa ousa colaborar nessa crítica com um olhar geral e distante pela perspectiva da temática
localização. O MCMV suporta e garante materialidade ao percurso da pesquisa, que foi dividido em
três momentos. No primeiro momento, a localização da habitação social é caracterizada por meio de
evidências quantitativas (síntese de base de informações sobre empreendimentos), territoriais (mapas
de localização esquemáticos e de densidade), normativas (relações com a legislação urbanística) e
qualitativas (declarações de agentes que atuam no mercado de incorporações imobiliárias). O segundo
momento, por meio da consolidação da análise das evidências, procura explicar o processo de tomada
de decisões sobre a localização da habitação social pela iniciativa privada como consequência de um
modelo de negócios que busca lucros e ganhos na produção habitacional pela quantidade e pela
padronização. O terceiro momento questiona as limitações da abordagem racional inerente aos
modelos de negócio e identifica outros três processos que influenciam a decisão de localização de
empreendimentos habitacionais: os comportamentos viesados, o reconhecimento das “zonas
vocacionadas” para moradia dos pobres e a tradição patrimonialista.
Descrição
Palavras-chave
habitação social , produção habitacional , mercado imobiliário , MCMV , modelo de negócios