Rastros rizomáticos : um estudo curatorial
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Tipo
Tese
Data de publicação
2024-02-22
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Adão, Edson Elidio
Orientador
Rizolli, Marcos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Coutinho, Suzana Ramos
Franco, Laura Ferreira de Rezende
Leite, Thiago Mori
Duarte, Keller Regina Viotto
Franco, Laura Ferreira de Rezende
Leite, Thiago Mori
Duarte, Keller Regina Viotto
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A dimensão de uma poética e artisticidade de professoras-pesquisadoras-artistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie tem uma presença relevante com seus percursos de criação e rastros imagéticos. Isso possibilita um arcabouço teórico e metodológico nas pesquisas contemporâneas e no construto relevante de práxis que reverberam um legado rizomático como produtor de linguagem e tecnologias. Estas, por sua vez (participantes de projetos de pesquisas no campo das visualidades que dialogam com o Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, vinculado ao Centro de Educação, Filosofia e Teologia - CEFT da Universidade Presbiterana Mackenzie, atuando com suas interfaces do ensino-aprendizagem-pesquisa no Mestrado e Doutorado), também têm atuação nos diversos cursos de Graduação da Instituição com obras advindas da pesquisa e relações interpessoais no campo do conhecimento. Apresentada em duas partes: 1ª - uma tese – catálogo; 2ª - projeção exposição - Rastros Rizomáticos: territórios expandidos. A presente tese teve como objetivo resgatar e inventariar o arco temporal de 2003-2023, a trajetória artística e a metodológica de professoras-pesquisadoras-artistas que trabalham na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na Graduação e na Pós-graduação. Procurou-se observar como tal grupo cria latente expressividade artística e atmosfera de aprendizagem com formação crítico-criativa em suas aulas com relação aos seus projetos de pesquisas, dialogando com essas interfaces de relacionamento docente-discente. Foram acompanhadas 8 professoras-artistas-pesquisadores. O método desenvolvido foi de um estudo qualitativo, com a realização de entrevistas com questionário semiestruturado, dividido em dois blocos – questões matriciais e questões segmentadas. O questionário foi elaborado pelo pesquisador, seguido de encontros para coleta de dados de suas vivências com dimensões teóricas, metodológicas e imagéticas. As entrevistas foram respondidas de acordo com adequação das participantes, sendo por e-mail, áudio-transcrição por aplicativo (Inteligência Artificial [Take Blip – Vira texto]) e coleta imagética de suas criações artísticas. Na Construção de Tese-Catálogo foi elaborada uma curadoria-experimental de exposição de obras das professoras-artistas-pesquisadoras que fundamentam o desenho teórico-metodológico crítico-criativo-inventivo. Os processos criativos em pesquisas artísticas contemporâneas, compostas por produções de obras de arte (as quais foram desenvolvidas com as professoras-artistas-pesquisadoras), apresentam muitas conexões, expressividades, camadas, gavetas, peles, arquivos, traços, linhas que desenham e [re]desenham as múltiplas facetas e proposições culturais, pois advêm do construto de um campo artístico interdisciplinar que possibilita um panorama com envergadura de processos, visualidade & tecnologia, com interfaces de uma aprendizagem rizomática aos envolvidos da Graduação e da Pós-Graduação. A Tese-Catálogo é intitulada como “Rastros Rizomáticos: um Estudo Curatorial”, com o eixo curatorial de professoras(es)-artistas-pesquisadoras(es) a partir do conceito Artista-Curador com a Exposição, Rastros Rizomáticos: territórios expandidos.
Descrição
Palavras-chave
curadoria , professores-artistas , interdisciplinaridade